» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Turquia realiza Campeonato Mundial Jovem A

16/08/2011 18h40
CBPM

Competição vai acontecer a partir desta quinta-feira em Istanbul e receberá mais de 100 nomes de 26 países

Um país que se divide entre a Europa e a Ásia será o ponto de encontro de cerca de 140 nomes do Pentatlo Moderno mundial a partir desta quinta-feira, 18 de agosto. Todos eles vão participar do Campeonato Mundial Jovem A da categoria, que acontece até domingo, 21, na Turquia. A competição é para atletas das categorias de base da modalidade que têm 17 ou 18 anos. Para o esporte de origem ainda na Antiguidade, será um encontro com o passado na antes Constantinopla e atual Istanbul.

Na Eurásia, o Brasil estará bem representado por um trio que vem despontando no esporte nacional: Amanda Turute e William Muinhos, do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) do Rio de Janeiro, e Felipe Nascimento, do CT de Pernambuco. Todos os três foram revelados pelo PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há mais de dois anos na capital fluminense e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade.

A delegação verde e amarela está levando o atual melhor do mundo Jovem A. O carioca William Muinhos assumiu o topo da categoria no início de julho, com 98 pontos. Aos 18 anos, já representa o país em competições de categorias superiores da sua, como a júnior e a sênior. Em junho, participou do Pré-Pan, o Campeonato Norceca (Américas do Norte e Central) deste ano em Guadalajara. No México, foi medalha de prata no revezamento misto masculino com o colega de treinamento Danilo Fagundes.

“Integrar a delegação brasileira de Pentatlo Moderno é a realização de um sonho de criança. Eu que comecei apenas na natação pensando nisso, chego hoje competindo em um esporte dinâmico com cinco modalidades”, revela Muinhos, que no Mundial de 2010, na Suécia, foi o 52º na classificação geral masculina.

Na Turquia, o carioca e os demais jovens atletas vão passar pela esgrima, natação e o evento combinado de tiro e corrida (a categoria não tem hipismo) no Complexo Esportivo Sinan Erdem. No primeiro dia de disputas, quinta-feira, os homens encaram os duelos com espada e todos passam pelos 200 metros livre na piscina. Na sexta, é a vez das mulheres na esgrima e de ambos passarem pela prova alternada. Na despedida da Turquia, no domingo, será a vez dos revezamentos mistos com três atletas e com dois (um de cada gênero).

Para muitos desses jovens atletas, a competição em Istanbul trará uma novidade: a arma a laser usada para fazer os disparos de tiro.

É o caso de Amanda Turute, 16ª no ranking mundial Jovem A. Em seu primeiro Mundial da categoria e a segunda competição internacional fora do país, a atleta de 17 anos usará o aparato pela primeira vez, já que não esteve nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura no ano passado, quando a tecnologia foi adotada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

“Estou com boas expectativas, mesmo sabendo que é uma competição de alto nível. Estou focada na melhora dos meus resultados pessoais. As condições climáticas da Turquia nesta época serão boas para a gente, já que são quase as mesmas que as daqui do Brasil”, diz Amanda.

A jovem acredita ainda que competir no exterior lhe proporciona, sobretudo, uma bagagem cultural que o atleta pode levar para toda sua vida esportiva. Concordando com Turute, Felipe Nascimento vê que “fora de casa sempre dá para aprender coisas novas”.

Em 2010, na Suécia, o pernambucano de 18 anos foi o 81º geral. Um ano depois, suas marcas são bem melhores. No Sul-Americano deste ano, em junho no Rio de Janeiro, foi medalha de prata Jovem A e atualmente é o 16º no ranking mundial da categoria.

“Estou mais confiante, mais preparado e mais experiente do que o mundial do ano passado. Por isso espero ter um desempenho bem melhor agora”, diz, confiante.

A agenda do atleta para o segundo semestre de 2011 está cheia. Assim como William, vai participar do Campeonato Mundial Sênior, em setembro, na Rússia, e do Mundial Júnior, em novembro, na Argentina.

“É muito gratificante representar o meu país numa competição internacional, além do mais fazendo o que mais gosto, que é praticar esportes. Muitos jovens sonham em um dia poder estar onde estou, assim como eu já sonhei um dia. Tenho muitos sonhos ainda para conquistar no esporte e é nessas horas que bato no peito e digo: eu sou brasileiro e não desisto nunca!”, declara.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro