» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Tóquio: Definidas datas e sedes da qualificação

Etapas e final da Copa do Mundo do ano que vem vão valer pontos para o ranking olímpico que está sendo formado para definir as últimas vagas da modalidade para os Jogos Olímpicos

13/05/2020 13h24
CBPM

Danilo Fagundes e William Muinhos no Mundial de 2019

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) divulgou as datas e as sedes das etapas e da final da Copa do Mundo do ano que vem. As cidades que iriam realizar as qualificações desse ano, que foram canceladas por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), vão receber as disputas em 2021.

Na temporada da Copa do Mundo deste ano, apenas a primeira etapa foi realizada, no fim de fevereiro e início de março, no Cairo, Egito. Com isso, ao invés de quatro, o calendário do ano que vem terá três etapas, além da grande final.

Além disso, as provas do ano que vem vão valer pontos para o ranking olímpico que está sendo formado desde o ano passado para definir as últimas vagas da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para julho e agosto de 2021.

De acordo com o novo calendário, a primeira etapa acontecerá em março, em Budapeste, na Hungria. A segunda e a terceira serão realizadas em Sofia, na Bulgária, em abril; e a grande final em maio, em Seul, na Coreia do Sul.

“Continuamos a experimentar um período de intensa interrupção em nossas vidas cotidianas devido à pandemia da covid-19, e o calendário esportivo foi devastado pelas restrições de viagem e pelo distanciamento social. Nesta situação muito difícil, estou satisfeito por podermos oferecer hoje à nossa comunidade alguma clareza nas datas das competições da qualificação olímpica em 2021”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

MUNDIAIS EM ABERTO

Além do circuito da Copa do Mundo do ano que vem, a UIPM confirmou a realização do Mundial de 2021 em junho, em Minsk, na Bielorrússia, junto com o Mundial de Laser-run. O torneio valerá seis vagas (três em cada gênero) para os Jogos de Tóquio, além de pontos para o ranking olímpico.

O Mundial desse ano, que estava previsto para acontecer neste mês na China, ainda está em aberto. Uma das possibilidades é sua realização em Cancún, no México, no segundo semestre.

Também continuam em aberto o Congresso bianual da entidade, que está marcado para novembro, em Xiamen, na China, assim como os mundiais Júnior, previsto para setembro na Polônia, e o Sub-19 e Sub-17 (outubro, na Hungria). A UIPM espera divulgar uma definição sobre as competições em junho e julho.

“Por enquanto, peço a todos que façam tudo o que puderem para se manterem seguros, saudáveis e cuidarem de seus entes queridos, para que possamos emergir mais fortes como uma sociedade esportiva global dessa terrível crise”, pediu Schormann.

‘TEMPORADA INESQUECÍVEL’

Já o Mundial de Biatlo e Triatlo, que iria acontecer em agosto, na Alemanha, foi transferido para agosto do ano que vem, ainda no país europeu.

“Para nossos atletas, treinadores e federações nacionais, espero que agora vocês possam começar a planejar com antecedência – e esperemos momentos mais felizes e saborear a perspectiva de uma temporada inesquecível em 2021, culminando nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, desejou o presidente da UIPM.

Com o adiamento das Olimpíadas do Japão e da qualificação do Pentatlo Moderno para o torneio, a UIPM terá até o dia 5 de julho de 2021 para definir os 72 pentatletas que vão competir nos Jogos.

Até o momento, o Brasil tem um representante confirmado no torneio. Trata-se carioca Ieda Guimarães, de 19 anos, que conseguiu sua vaga ao ser a melhor sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

As provas da modalidade nos Jogos vão acontecer no Musashino Forest Sport Plaza (esgrima tradicional) e no Estádio de Tóquio (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run). Será a primeira vez em uma Olimpíada que os cinco esportes da modalidade serão realizados em uma única arena.

COPA DO MUNDO DE 2021

1ª etapa: 24 a 28 de março, em Budapeste (Hungria)
2ª etapa: 7 a 11 de abril, em Sofia (Bulgária)
3ª etapa: 15 a 18 de abril, em Sofia (Bulgária)
Final: 13 a 16 de maio, em Seul (Coreia do Sul)

MUNDIAIS DE 2021

Sênior: 7 a 13 de junho, em Minsk, na Bielorrússia
Biatlo e Triatlo: 25 a 29 de agosto, em Weiden, na Alemanha


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro