» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Stephany Saraiva é destaque no site da UIPM

Federação internacional entrevistou brasileira, relembrando o prêmio de fair play que ela ganhou em 2017

13/08/2020 17h46
Odenir Fonseca

Stephany Saraiva

A brasileira Stephany Saraiva, de 25 anos, foi destaque no site da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Em entrevista concedida à entidade máxima da modalidade olímpica que une natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida), a carioca foi lembrada pelo prêmio de fair play que conquistou em 2017.

Na época, Stephany foi homenageada pela UIPM e pelo Comitê Internacional para o Fair Play por uma postura de jogo limpo na edição de 2016 do Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno, que aconteceu na Argentina. Na ocasião, durante a prova de esgrima, o juiz deu a vitória de um dos duelos da luta com a espada para a brasileira. Ela, no entanto, tinha certeza de que não havia tocado com a espada em sua adversária e alertou ao juiz, que voltou atrás e a luta seguiu.

Revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade, Stephany é a atual vice-campeã Brasileira.

Brasileira foi homenageada pelo Comitê Internacional para o Fair Play em 2017

Como se mantém em forma durante a pandemia?

Os últimos meses foram muito difíceis para todos. Para mim, como atleta, precisei mudar todos os meus treinos porque os clubes estavam fechados. Todo o treinamento que preciso fazer em casa, como esgrima, precisei me adaptar. Faço exercícios para simular natação e para corrida tive que passar a acordar bem cedo.

Há algum projeto no Brasil para pessoas afetadas pela pandemia, como compras para idosos e distribuição de máscaras? Você participou de algum?

Basicamente tudo que faço em casa, minhas aulas para a universidade, é online e não temos ideia de quando voltará ao normal. Mas o mais importante agora é que ajudemos uns aos outros.

A gente tem muita gente precisando. Tem gente sem dinheiro porque não está trabalhando e essas pessoas precisam de comida e basicamente de coisas para viver. Eu e minha família procuramos sempre ajudar quem precisa, temos que ajudar.

Na situação atual, você experimentou algum tipo de ato de fair play?

Na minha opinião, todos que estão lutando contra a covid-19 merecem um prêmio fair play porque estamos lutando pela vida.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro