» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Semifinal masculina do Mundial teve brasileiro

11/05/2012 09h16
CBPM


Em Roma, Danilo Fagundes se despediu da competição em 26º em sua bateria, disputando diretamente com 34 pentatletas. Nas três qualificações, foram 106 competidores de 40 países

Nesta sexta-feira, o Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno de 2012, em Roma, teve seu segundo dia de disputas individuais. O dia na Itália foi dedicado à semifinal masculina, que teve a presença de 106 pentatletas de 40 países. O Brasil estava representado por Danilo Fagundes, atual campeão Brasileiro e número um do ranking nacional.

O carioca não conseguiu se garantir na final de domingo, ao somar 4.320 pontos e ficar em 26º na qualificação do Grupo B. Para avançar até a próxima etapa do torneio, o pentatleta deveria ficar entre os 12 primeiros. Foi a estreia de Danilo Fagundes no Mundial Sênior da modalidade.

Das quatro modalidades disputadas na competição (o hipismo só entra na final), o brasileiro obteve um excelente desempenho no evento combinado de tiro e corrida. Terminou as três séries de cinco acertos de tiro, intercaladas com os três mil metros de corrida, no sétimo melhor tempo de sua bateria (10min49s63). Conquistou 2.404 pontos pelo feito.

Ainda no Hipódromo Tor di Quinto, na arena montada para a esgrima, Danilo venceu 12 duelos na luta com a espada. Foi o 29º melhor desempenho de seu grupo, lhe garantindo 4.320 pontos.

Na natação, disputada no Clube Aquaniene, construído em 2009 especialmente para o Mundial de Esportes Aquáticos daquele ano, fez o 29º tempo. Nadou os 200 metros estilo livre em 2min13s29, somando 1.204 pontos.

Dentre os 36 finalistas da disputa individual masculina do Mundial deste ano, a maior falta será o ucraniano Pavlo Tymoshchenko. O número cinco do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) se despediu da competição ao ficar no 30º lugar do Grupo B, depois de somar 4.136 pontos.

Na atual temporada, o pentatleta foi vice-campeão da primeira etapa da Copa do Mundo, em março, nos Estados Unidos. Na mesma etapa da competição no ano passado, também nos Estados Unidos, foi ouro e na terceira qualificação, na Hungria, foi prata.

Mas a maior surpresa desta sexta-feira foi o desempenho do chileno Esteban Bustos. O sul-americano de 19 anos terminou o dia no segundo lugar do Grupo C com 4.624 pontos. No evento combinado, fez o quarto melhor tempo dentre todos os 106 competidores (10min18s13).

Brasil na final feminina

Neste sábado, o Brasil volta às arenas do Clube Aquaniene e do Hipódromo Tor di Quinto para a final feminina do Mundial de Roma. Nesta quinta, Yane Marques garantiu uma das 36 vagas para a grande disputa entre as mulheres na Itália. A pernambucana liderou sua qualificação e teve o sétimo melhor desempenho entre todas as 77 competidoras da disputa.

Yane vai competir com nomes de peso de 18 países, dentre eles a alemã Lena Schoneborn, atual campeã olímpica, número um do ranking mundial e ouro na primeira etapa da Copa do Mundo deste ano, nos Estados Unidos. As campeãs das outras etapas da Copa também vão ser adversárias da brasileira neste sábado: a bielorussa Anastasiya Prokopenko (quarta etapa, na Rússia) e as francesas Amelie Caze (terceira etapa, na Hungria) e Elodie Clouvel (segunda etapa, no Brasil).

Do TOP 10 do ranking mundial, uma das grandes ausências na final – para grande surpresa – é da número três, a ucraniana Victoria Tereshuk. A atual campeã mundial não conseguiu se classificar na semifinal de ontem. A oitava melhor do mundo, a alemã Eva Trautmann, também surpreendeu a todos ao não se garantir na grande disputa deste sábado.

De todo o continente americano, além de Yane, também estarão a canadense Melanie Mccann e a norte-americana Michelle Kelly. Além dos três lugares no pódio do Mundial Sênior, também estarão em jogo, neste sábado, três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres.

Yane já está garantida na competição da Inglaterra por ter sido a melhor sul-americana dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro passado, no México.

SAIBA MAIS

Com folga, Yane Marques vai para final do Mundial de Roma
Brasil terá três representantes no Mundial de Roma
Pentatlo Moderno tem vagas em aberto para Londres 2012
Brasil é o melhor sul-americano no Norceca de 2012

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro