» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Rio volta a sediar etapa da Copa do Mundo em 2013

11/09/2012 09h00
CBPM


Por causa do sucesso da realização da segunda qualificação da competição em 2012, federação internacional decide incluir a cidade novamente no calendário do torneio

O Rio de Janeiro entrou de vez na rota do Pentatlo Moderno internacional. A federação internacional da modalidade acaba de divulgar que a cidade foi escolhida para sediar a segunda etapa da competição em 2013. A decisão foi tomada pela entidade por causa do sucesso da realização da segunda qualificação da competição neste ano, em março na capital fluminense. Com a notícia, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) inicia o próximo ciclo olímpico, que chega ao seu auge nos Jogos Rio 2016.

A competição vai acontecer de 20 a 24 de março no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. No local, a Confederação Brasileira (CBPM) mantém a edição carioca do PentaJovem, projeto que existe há mais de três anos para a formação de novos atletas na modalidade.

O presidente da Confederação Brasileira, Helio Meirelles, conta que as negociações para que o Brasil permanecesse como organizador de uma etapa da Copa do Mundo em 2013 começaram ainda na edição carioca do torneio deste ano.

“Os dirigentes da UIPM ficaram mais uma vez impressionados com a qualidade da prova organizada pelos quadros técnicos e administrativos da CBPM. Só que desta vez o desafio foi maior, pois nós encaramos um recorde de participação de atletas estrangeiros, considerando-se as competições classificatórias para os Jogos de Londres”, destaca Helio.

Ao conquistar o direito de sediar uma das etapas da Copa do Mundo em 2013, o Rio de Janeiro confirma presença na estreia do novo formato da competição. A partir do ano que vem, além das disputas individuais feminina e masculina, o torneio também contará com o revezamento misto.

O evento já faz parte de várias outras competições da modalidade, como os mundiais sênior e júnior. Nele, atletas de diferentes gêneros formam equipes para enfrentar a esgrima, a natação, o hipismo e o evento combinado de tiro e corrida.

Com a inclusão do revezamento misto na Copa do Mundo, a UIPM quer acelerar as ações para que ele também seja incluído nas Olimpíadas do Rio, em 2016. A decisão iria aumentar em 50% o número de medalhas disputadas no Pentatlo Moderno nos jogos.

“A CBPM saiu na frente e foi o primeiro comitê organizador de copas do Mundo do calendário de 2013 a confirmar a realização da prova de relay, somando-se ao esforço da UIPM para sensibilizar o COI, responsável pela decisão final sobre o pleito em Congresso de 2013”, enfatiza Helio, apontando a capacidade da CBPM no gerenciamento de provas de revezamento. “Em 2010, por ocasião do Campeonato Pan-Americano, em Deodoro, oferecemos aos atletas a possibilidade de participar em um mesmo dia de três opções de relay: misto, masculino e feminino. Um feito inusitado no cenário internacional”, recorda-se Helio.

A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno em 2013 começa com a primeira etapa em Palm Springs, nos Estados Unidos, de 21 a 24 de fevereiro. Depois da edição carioca, realizará a terceira qualificação em Chengdu, na China, de 17 a 21 de abril. A quarta e última etapa acontecerá de 9 a 12 de maio, em Budapeste, na Hungria. A final do torneio será realizada em Moscou, na Rússia, nos dias 1º e 2 de junho.

Com a etapa de 2013, o Brasil já terá participado do circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno quatro vezes. Além da qualificação de 2012, a cidade já sediou a final da competição em 2009 e a segunda etapa de 2004, sempre no Rio de Janeiro.

SAIBA MAIS

Rio de Janeiro na rota da Copa do Mundo até 2016
Brasileiros na última disputa do Mundial Júnior
Projeto PentaJovem: Formando outras Yanes
Pentatlo Moderno é incluído nos Jogos Sul-Americanos

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro