» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Rio receberá Brasileiro de Pentatlo em dezembro

23/11/2017 17h01
CBPM


Competição acontecerá em instalações bem próximas das que sediaram os eventos da modalidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016; a piscina que será usada na natação será a mesma

Pouco mais de um ano depois de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro volta a receber uma importante competição de Pentatlo Moderno. Desta vez, pentatletas de todo o país vão se reunir na capital fluminense para a edição de 2017 do Campeonato Brasileiro da modalidade que reúne esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). No dia 9 de dezembro, cerca de 80 deles estarão em Deodoro, na Zona Oeste da cidade, para o principal evento nacional do esporte.

Os locais que serão usados são bem próximos das mesmas arenas que serviram de casa do Pentatlo Moderno em Rio 2016; a piscina, inclusive, é a mesma. Tudo dentro do Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), que herdou o Centro Nacional de Pentatlo Moderno, construído pelo Ministério do Esporte para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

“Deodoro já se consolidou como uma referência não só para o Rio como para todo o país quando o assunto é Pentatlo Moderno. Ter nossa principal competição do ano por lá é mais um motivo para comemorarmos as instalações herdadas há exatos 10 anos”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Além do CMVM, que sediará a esgrima, a natação e o laser-run, a competição também tem o apoio da Primeira Divisão do Exército e do Regimento Andrade Neves, aonde vai acontecer o hipismo.

Cochabamba 2018 é logo ali

Dos cerca de 80 competidores que estarão no Brasileiro de Pentatlo Moderno deste ano há atletas de Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Resende (RJ), Santos (SP) e São Paulo (SP). Alguns foram revelados pelo PentaJovem, projeto que a CBPM mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. A caçula da delegação é a paulistana Luísa Rosa, de apenas seis anos, e a mais experiente a paraibana radicada em Pernambuco Larissa Lellys, de 35.

“Esperamos ter uma competição bastante disputada, já que muitos atletas que vão participar das disputas estarão, na semana seguinte, no evento-teste para os Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018”, Helio enfatiza.

O evento-teste na Colômbia acontecerá de 13 a 18 de dezembro, e oito pentatletas que estarão no Rio também vão participar do torneio no país vizinho, que servirá de Sul-Americano Sênior e Júnior de Pentatlo Moderno deste ano. Os oito vão aproveitar a competição na capital fluminense para um aperfeiçoamento mais do que especial para a disputa em Cochabamba.

“O ano de 2017 foi bem desafiador porque passamos a contar com menos recursos para manter nossas atividades. Por isso, a realização do Brasileiro em ‘casa’ nos traz uma expectativa ainda maior, já que esperamos mais do que nunca fazer um grande evento”, diz Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

BRASILEIRO DE PENTATLO MODERNO DE 2017

Data: 9 de dezembro (sábado), a partir das 7h
Locais: Clube Militar da Vila Militar (CMVM) e Regimento Andrade Neves, à Estrada São Pedro de Alcântara, 2020, Magalhães Bastos
Entrada franca

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro