» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Rio de Janeiro na rota da Copa do Mundo até 2016

22/03/2012 17h35
CBPM


Na capital fluminense, entidade máxima da modalidade anuncia intenção de trazer etapas da competição para a cidade em 2013 e 2014 e a final do torneio em 2015

O Rio de Janeiro definitivamente já recebe os olhares de modalidades olímpicas que já estão se preparando para os Jogos de 2016. O Pentatlo Moderno é um delas. Durante a Segunda Etapa da Copa do Mundo da modalidade, disputada no último fim de semana, na cidade, a União Internacional que rege a categoria, a UIPM, anunciou que pretende trazer a competição de volta à capital fluminense pelo menos uma vez ao ano em 2013, 2014 e 2015.

A notícia reflete o ótimo momento do Pentatlo Moderno brasileiro mundo afora e, principalmente, se relaciona à preparação da cidade para as Olimpíadas de 2016, coincidindo com a estratégia do Ministério do Esporte de apoiar a realização de competições internacionais no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste da cidade. A pretensão da UIPM é de que nos próximos dois anos, a capital fluminense receba uma das quatro etapas da competição anuais e que em 2015 seja palco da grande final do torneio.

“Os dirigentes da UIPM constataram a competência do Comitê Organizador Brasileiro para lidar com o tsunami de atletas estrangeiros que invadiu o Rio em busca de pontuação que os levassem para os Jogos de Londres”, comemora Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), se referindo ao sucesso da Copa do Mundo realizada há poucos dias no Rio.

Em ano olímpico, e com quase a metade das vagas do Pentatlo Moderno para os Jogos da Inglaterra em aberto, a etapa carioca da competição teve uma grande adesão de pentatletas. A cidade foi responsável por realizar a qualificação do torneio logo depois dos Estados Unidos, que abriu a temporada da modalidade em 2012, com a primeira etapa, uma semana antes.

O Brasil esteve representado por 23 atletas, quase o máximo permitido pelo regulamento (24). Os Estados Unidos decidiram ter 21 representantes em sua edição do torneio e receberam 156 estrangeiros. “Uma competição internacional como uma etapa da Copa do Mundo tem um forte impacto na preparação dos atletas brasileiros, inclusive aqueles com maiores chances de representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016”, assinala o presidente da CBPM.

Na Copa do Rio, atletas de 38 países estiveram na capital fluminense. Os que estão com a vaga olímpica garantida – 31 dos 41 já classificados – puderam se aperfeiçoar diante dos melhores do mundo. Quem ainda está de olho em carimbar o passaporte para a terra da rainha, veio atrás de preciosos pontos para o ranking mundial, onde muitas vagas conhecerão seus donos em junho.

Nomes como o do bicampeão olímpico, o russo Andrei Moiseev (Atenas 2004 e Pequim 2008), e da atual campeã olímpica, a alemã Lena Schoneborn, competiram no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), no Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), em Deodoro.

“Foram quase 160 atletas visitantes, um recorde para uma edição de Copa do Mundo. Some-se a isso a qualidade técnica da competição abrangendo arbitragem, equipamentos, apuração, premiação entre outros. No final, o entusiasmo dos dirigentes da UIPM era tal, a ponto de insistirem para que o Brasil permanecesse no calendário internacional da modalidade até 2016”, destaca Helio.

No início do mês, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, disse ver com bons olhos o Rio estar no circuito mundial do Pentatlo Moderno. Para ele, a experiência de sediar competições da modalidade vai auxiliar a preparação da cidade para 2016.

“Além do aprendizado profissional que os envolvidos na organização terão, e que ajuda a construir uma base sólida de pessoas capacitadas para os Jogos Olímpicos, uma competição deste porte também contribui para a disseminação da modalidade no Brasil e a consolidação da cultura esportiva em nosso país”, ressaltou Nuzman.

O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, também elogiou o as iniciativas da CBPM de incluir a cidade na rota do Pentatlo Moderno mundial. Ele ainda citou outros torneios recentes da modalidade que passaram pela cidade, como o Campeonato Sul-Americano de 2007 e 2011, o Pan-Americano da categoria em 2010 e os Jogos Mundiais Militares de 2011. Todos eles realizados na Cidade Maravilhosa.

Para Leyser, estas competições são reflexos do esforço do governo federal, junto com entidades esportivas e de outras esferas governamentais de fortalecer cada vez mais o esporte brasileiro.

“A CBPM tem colaborado decisivamente com essa política, ao conquistar para o país a sede de diversas competições internacionais do Pentatlo Moderno. A Copa é parte do plano de tornar o Brasil uma referência mundial”, pontuou o secretário.

Com a Segunda Etapa da Copa do Mundo de 2012, o Brasil entrou pela terceira vez no circuito da competição. Em 2004, a capital fluminense também sediou a segunda etapa do torneio naquele ano e em 2009 foi palco da grande final.

Agora, a competição segue para Budapeste, na Hungria, onde realiza a terceira etapa, de 12 a 15 de abril. Menos de uma semana depois, desembarca em Rustov, na Rússia, para a quarta qualificação, de 19 a 22 de abril. A finalíssima acontece nos dias 26 e 27 de maio, em Chengdu, na China.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro