» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Revezamentos encerram Campeonato Mundial

14/09/2011 19h37
CBPM

Três disputas são realizadas nos últimos dias da competição, aberta na quinta-feira passada, dia 8, na Rússia. O Brasil esteve representado em duas delas

Após os confrontos individuais feminino e masculino, o Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno de 2011 reservou seus últimos dias para a realização das provas de revezamento características da modalidade olímpica. Dos 175 pentatletas que participaram das disputas iniciais desde a abertura do torneio na última quinta-feira, dia 8, 132 voltaram para competir nos ‘relays’ misto, feminino e masculino. O Brasil esteve presente em dois deles.

O último, encerrando o torneio, aconteceu nesta quarta-feira, dia 14. Reunindo 14 equipes, cada uma com três atletas, o revezamento masculino, assim como todo o Mundial deste ano, teve as provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida disputadas no Complexo Esportivo Olímpico Nacional, o “Olimpiysky”.

A equipe brasileira, formada por Luis Magno, Wagner Romão e William Muinhos, encarou uma dura batalha, ficando com o 13º lugar, ao somar 5.736 pontos. Os húngaros Robert Kasza (5º na disputa individual), Adam Marosi (3º) e Peter Tibolya (10º) ficaram com o ouro (6.536 pontos). Os sul-coreanos Choon-Huan Lee (22º), Jin-Woo Hong (9º) e Woojin Hwang (7º) com a prata (6.492) e os ucranianos Pavlo Kirpulyanskyy (3º), Pavlo Tymoshchenko (30º) e Oleksander Mordasov (28º) com o bronze (6.456).

Na primeira prova desta quarta, na Rússia, o trio brasileiro conseguiu 26 vitórias na esgrima, a 14ª melhor luta dentre todas, conquistando 652 pontos. Na natação, fez o 11º tempo, 2min54s80 (1.244). No hipismo, foi a 11ª apresentação mais bem pontuada (1.020), saltando os obstáculos em cima do cavalo em 179s2. No evento combinado, foi o 13º a completar a prova. Fez os disparos de tiro alternados com a corrida em 21min35s59, o suficiente para conquistar 2.820 pontos.

Dois dias antes do revezamento masculino, na segunda-feira, 12, Felipe Nascimento e Priscila Oliveira encararam o ‘relay’ misto. Ao lado de outras 19 duplas, os pernambucanos estiveram no desafio como um dos sete países do continente americano na disputa. Ao lado de grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial, ficaram em 19º, somando 4.604 pontos.

O pódio do revezamento misto foi encabeçado pelos ucranianos Dmytro Kirpulyanskyy (20º na disputa individual) e Victoria Tereshuk, que recebia seu segundo ouro, já que no sábado tinha se tornado a campeã feminina de Moscou 2011. Eles fizeram 6.212 pontos. Os russos Evdokia Gretchichnikova (4º) e Serguei Karyakin (13º) ficaram com o segundo lugar (6.148) e os lituanos Laura Asadauskaite (3º) e Justinas Kinderis (33º) com o terceiro (6.096).

Na disputa, Priscila e Felipe venceram 22 duelos com a espada, a 17ª melhor luta na esgrima do dia, somando 628 pontos. Na natação, fizeram o 15º tempo, ao nadar em 2min0175 (1.300). Na equitação, foram a 18ª melhor apresentação, em 105s7 (260). No combinado, atiraram e correram em 15min16s, o 17º tempo da prova (2.416).

Brasileira em sétimo

Dentre os três revezamentos do Campeonato Mundial de Moscou, o Brasil só ficou de fora do feminino, já que, na Rússia, estávamos representados por duas atletas e cada equipe na disputa é formada por três nomes. Sem o time brasileiro, 13 países estiveram no ‘relay’ para as mulheres, nesta terça-feira, dia 13.

As húngaras Adrienn Toth (28ª na disputa individual), Sarolta Kovács (2ª) e Leila Gyenesei (17ª) levaram a melhor ao conquistar a medalha de ouro depois de somarem 5.726 pontos. As alemãs Lena Schoneborn (5ª), Eva Trautmann (12ª) e Annika Schleu (9ª) ficaram com a prata (5.620) e as ucranianas Victoria Tereshuk (1ª), Ganna Buriak (35º) e Nataliia Levchenko (15º) com o bronze.

Depois de sete dias de disputas, o Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno de 2011 coroou a anfitriã Rússia com o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Os donos da casa subiram no pódio cinco vezes, duas para receber um ouro e outras três para pegarem uma prata. A Hungria ficou com o segundo lugar com dois ouros, uma prata e três bronzes e a Ucrânia com o terceiro ao ganhar dois ouros e dois bronzes.

Fora do ‘pódio’ do quadro geral, a Alemanha aparece em quarto com um ouro e duas pratas. A Coreia do Sul é a quinta com uma prata e a Lituânia a sexta com dois bronzes.

Dos seis brasileiros em Moscou, a principal atleta do Pentatlo Moderno Brasileiro no momento, Yane Marques, provou mais um vez porque está levando seu nome e o do país à marcas inéditas na história da modalidade. A pernambucana ficou em sétimo lugar na final feminina, na cola de seis grandes pentatletas. Dentre elas, a atual campeã olímpica, a alemã Lena Schoneborn, a medalha de prata na Final da Copa do Mundo deste ano, a lituana Laura Asadauskaite, e a medalha de bronze em Pequim, a ucraniana Victoria Tereshuk.

Após o Mundial da Rússia, os pentatletas que estiveram na Rússia já se preparam para a principal disputa do ano: os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Daqui a exato um mês, no México, estaremos representados por Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino, e Luis Magno e Wagner Romão, no masculino.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro