» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Revezamento masculino encerra Mundial de Taiwan

27/08/2013 14h32
CBPM


Após sete dias de disputas, torneio chega ao fim nesta terça, 27, com evento entre os homens; trio brasileiro formado por Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos fica em 15º

Depois de sete dias de intensas disputas em Taiwan, o Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno chegou ao fim nesta terça-feira, 27. O último dia do torneio foi dedicado ao revezamento misto, que reuniu 51 pentatletas em Kaoshiung, segunda maior cidade do país asiático. Os competidores foram divididos em trios, reunindo 17 países. O Brasil esteve representado por Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos, que ficaram em 15º depois de somar 5.304 pontos.

Assim como nos outros dias, todas as disputas de hoje aconteceram no Fengshan Stadium. Os três brasileiros que estiveram no evento masculino em Taiwan são fruto do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a formação de novos nomes na modalidade. Por causa dos recentes bons resultados conquistados na modalidade, eles fazem parte do projeto Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O pódio do revezamento masculino foi encabeçado pelos húngaros Adam Marosi, Bence Demeter e Robert Kasza, que somaram 6.148 pontos. Os chineses Fulao Chen, Jianli Guo e Zhaohong Cai ficaram com a prata (6.118) e os russos Aleksander Lesun, Dmitry Lukach e Ilia Frolov com o bronze (6.094).

Os brasileiros começaram o revezamento em 17º após conquistarem 560 pontos na luta com a espada da esgrima. Na natação, fizeram a 14ª marca, que lhes rendeu 1.220 pontos. No hipismo, o trio fez a 12ª melhor apresentação (1.000) e no evento combinado de tiro a laser e corrida o 15º tempo (2.524).

Tradicional nas disputas do Pentatlo Moderno, os revezamentos aconteceram nos três últimos dias do Mundial de Taiwan, depois dos eventos individuais. Ontem, 26, as mulheres encararam o revezamento feminino, que reuniu 14 trios, sem a participação de brasileiras. As ucranianas Ganna Buriak, Iryna Khokhlova e Victoria Tereshuk ficaram com o ouro depois de somarem 5.532 pontos. As húngaras Leila Gyenesei, Zsofia Foldhazi e Sarolta Kovacs foram as medalhistas de prata (5.384) e as russas Alise Fakhrutdinova, Donata Rimsaite e Liudmila Kukushkina de bronze (5.368).

No domingo, 25, aconteceu o revezamento misto com duplas de 20 países. Os brasileiros Danilo Fagundes e Simone Lima participaram e ficaram em 19º. Os franceses Elodie Clouvel e Valentin Belaud foram os campeões, os letões Elena Rublevska e Deniss Cerkovskis os vice-campões e Iryna Khokhlova e Pavlo Tymoshchenko os medalhistas de bronze.

Yane conquista prata inédita

Com 149 pentatletas de 29 países, o Mundial de Pentatlo Moderno de Taiwan vai ficar na história para a comunidade internacional da modalidade e nós brasileiros. Imagens como o tufão que se aproximou da ilha asiática, as mudanças na programação do torneio e o inédito vice-campeonato conquistado por Yane Marques vão ser lembradas por muito tempo. A prata da pernambucana, inclusive, foi a única medalha de um país do continente americano na competição.

O Mundial de Taiwan também reforçou a hegemonia de algumas potências do Pentatlo Moderno. No quadro geral de medalhas, França e Lituânia dividem o primeiro lugar com dois ouros conquistados por cada. A Lituânia, à propósito, conquistou as duas principais medalhas do torneio: os ouros nas disputas individuais feminina e masculina, com a atual campeã olímpica Laura Asadauskaite e o atual vice-campeão da Final da Copa do Mundo Justinas Kinderis, respectivamente.

Hungria e Inglaterra vêm logo depois no quadro de medalhas do Mundial com um ouro e uma prata cada. Ucrânia está em quinto com um ouro e dois bronzes e China em sexto com duas pratas. Em sétimo, a Rússia foi a que mais conquistou medalhas na competição. Foram uma prata e quatro bronzes, dentre eles o terceiro lugar individual no feminino de Donata Rimsaite, que ficou na cola de Yane no sábado.

Graças à prata da pernambucana, o Brasil ficou em oitavo no quadro de medalhas, juntamente com a Letônia, que também conquistou um vice-campeonato; no caso deles, no revezamento misto de domingo. Corei do Sul fecha a relação com o décimo lugar, graças ao bronze da disputa masculina por equipes no sábado.

No Mundial de Taiwan, o Brasil também foi representado por Priscila Oliveira e Simone Lima. O próximo desafio delas e dos demais pentatletas do país é o Campeonato Brasileiro, que será realizado no início de outubro.

Brasileiros no Mundial de Taiwan

FEMININO: 69 competidoras
Yane Marques – Prata (6º em 2010 e 2012)
Priscila Oliveira – 43º (53ª em 2012)
Simone Lima – 62ª (Estreia internacional)

MASCULINO: 80 pentatletas
Danilo Fagundes – 46º (74º em 2012)
Felipe Nascimento – 55º (100º em 2011)
William Muinhos – 57º (91º em 2011)

VEJA TAMBÉM

Yane Marques conquista prata no Mundial de Taiwan
Bronze de Yane Marques em Londres completa 1 ano
Após bronze em Londres 2012, Yane mira Rio 2016

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro