» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Priscila Oliveira é prata no Pan-Americano

13/07/2013 15h07
CBPM


Em Santo Domingo, na República Dominicana, pernambucana subiu no pódio depois de competir com 32 pentatletas de 10 países; a outra brasileira na disputa, Brenna Lima, foi a 24ª

Teve brasileira no pódio do Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno, que está sendo disputado desde esta sexta-feira, 12, em Santo Domingo, na República Dominicana. Priscila Oliveira conquistou a medalha de prata da competição depois de somar 5.244 pontos. A outra brasileira no evento, Brenna Lima, foi a 24ª (3.408) dentre as 33 pentatletas dos 10 países que estiverem representados (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Cuba , Estados Unidos, Guatemala, México, República Dominicana e Venezuela). O ouro foi para a cubana Leidis Laura Moya (5.328) e o bronze para a canadense Melanie McCann (5.160).

Tanto Priscila quanto Brenna fazem parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife. Por causa dos recentes resultados positivos conquistados nas arenas da modalidade, as duas fazem parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Priscila ainda é Terceiro Sargento do Exército pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Em Santo Domingo, Brenna, de 17 anos de idade, encarou a disputa sênior do Pan-Americano como um grande desafio, já que oficialmente é da categoria Jovem A (para atletas de 17 e 18 anos).

Por causa de problemas técnicos na competição, as pentatletas realizaram as provas de esgrima, natação e hipismo ontem e só conseguiram iniciar a última prova, o evento combinado de tiro e corrida, hoje. As disputas aconteceram no Complexo Aquático e Pabellón de Esgrima (esgrima e natação), que fica no Centro Olímpico do país, usado nos Jogos Pan-Americanos de 2003 na cidade, e no Centro Equestre de Palmarejo (hipismo e combinado).

A prata de Priscila conquistada hoje remete ao feito histórico alcançado por Samantha Harvey no Pan de Santo Domingo, há exatos 10 anos. Nas mesmas instalações pelas quais Priscila passou neste sábado, a ex-pentatleta conquistou também a prata, que representa hoje a primeira medalha brasileira feminina do Pentatlo Moderno nos Jogos Pan-Americanos.

Prata veio da regularidade

Para se tornar a vice-campeã Pan-Americana neste sábado, Priscila começou o dia na 4ª colocação depois de somar 1.164 pontos na esgrima. No duelo com a espada, Brenna foi a 18ª (996).

Na natação, Priscila cravou o 2º melhor tempo do dia, 2min17s50, garantindo 1.152 pontos. Brenna fez o 26º, 2min35s94 (932).

Brenna não passou pela prova de hipismo. Já Priscila, fez a7ª melhor apresentação nos saltos com o cavalo, somando 1.172 pontos.

No evento combinado, Priscila cravou a 3ª marca da disputa, 14min21s, garantindo 1.756 pontos. Brenna foi a 12ª da prova alternada, terminando as quatro séries de cinco acertos de tiro intercaladas com 800 metros de corrida em 15min30s (1.480).

Enquanto neste sábado, as mulheres encerravam a disputa feminina do Campeonato Pan-Americano de Santo Domingo, os homens iniciavam a sua. Os competidores passaram pelas provas de esgrima, natação, hipismo e parte do combinado. O resultado final da disputa entre eles será conhecido neste domingo, depois que todos passarem pela última prova. Na disputa, o Brasil está representado por Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento e Luis Magno.

O último dia de competições na República Dominicana também será dedicado ao revezamento misto. A dupla brasileira será formada pelo Enrico e pela Brenna.

Além do Pan-Americano, as provas em Santo Domingo também são válidas para o Campeonato Norceca (Américas do Norte, Central e do Caribe). Nesta disputa, a cubana Leidis Laura Moya levou o ouro, a canadense Melanie McCann a prata e sua conterrânea Donna Vakalis o bronze (4.880).

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro