Modalidades

  • PENTATLO MODERNO

    PENTATLO MODERNO

    Esgrima

    Os pentatletas se enfrentam numa série de duelos com a espada. Todos enfrentam todos. Cada combate dura 1 minuto ou o tempo necessário para que o adversário seja atingido. A vitória em um combate se dá quando ocorre um contato em qualquer parte do corpo do adversário. Se durante 1min não se dá nenhum contato, ambos os pentatletas assumem a derrota. Realizar um jogo perigoso, sair dos limites da pista ou dar as costas ao adversário levam à perda de pontos.

    Em 2015 foi adicionado às finais o seguinte evento: Fencing Bonus Round (Rodada Bônus da Esgrima). Trata-se de uma nova rodada da prova de luta com a espada, onde, após a classificação da esgrima tradicional, os competidores voltam ao duelo, com o último colocado enfrentando o penúltimo e assim sucessivamente até o primeiro até então. Cada vitória conquistada dá um ponto extra ao ganhador de cada combate.

    Natação

    Os pentatletas nadam 200 metros livre contra o relógio. Só o tempo importa. Quanto mais rápido, mais pontos receberá. Quando os atletas completam a prova em 2min30s, 200 pontos são adicionados à sua pontuação geral na competição. Cada 1s mais rápido ou mais lento corresponde a mais ou menos 2 pontos no total.

    Hipismo

    Montando em um cavalo desconhecido, o cavaleiro deve percorrer um trajeto de 350 a 450m, com 12 obstáculos de no máximo 1,2m, sendo um duplo e um triplo, totalizando 15 esforços. O percurso menor deve ser concluído em um minuto e o maior em 1min17s.

    Os cavalos são apresentados aos técnicos e atletas antes da competição em um teste de saltos, porém o pentatleta somente conhece seu cavalo após o sorteio que ocorre antes do início do aquecimento.

    O melhor colocado nas duas provas anteriores é o primeiro a sortear seu cavalo e assim sucessivamente. O cavaleiro dispõe de somente 20min para familiarizar-se com o animal durante o aquecimento. Duas quedas levam à interrupção do percurso.

    Corrida e Tiro a Laser (Laser Run)

    O percurso é de 3.200 metros em qualquer tipo de superfície e com um desnível máximo de 50 metros. A largada segue a ordem da classificação após as três provas anteriores. O melhor colocado larga primeiro e o segundo em seguida, de acordo com a diferença de pontos entre eles transformada em segundos. É a largada tipo "HANDICAP". Ou seja, uma diferença de 20 pontos implicará em um intervalo de 20 segundos entre os atletas.

    Logo após a largada, os competidores dão a primeira parada para o tiro, tendo que atingir 5 vezes o alvo. Depois, a cada 800 metros percorridos, fará novamente os disparos, até completar 4 séries.

    Os acertos em cada série devem ser feitos num intervalo de 50s. O alvo fica a 10m de distância e com visibilidade para o público, que fica sabendo do resultado de cada atleta imediatamente, já que uma luz verde aparece quando o objetivo for concretizado. Os atletas atiram na posição de pé, com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio.

  • TETRATLO UIPM

    TETRATLO UIPM

    É o último passo antes da prática do Pentatlo Moderno. É composto de 4 das 5 modalidades da modalidade: natação, esgrima, tiro e corrida. Todos os 4 eventos acontecem em um mesmo dia.

  • TRIATLO UIPM

    TRIATLO UIPM

    Em 2014, o Triatlo Moderno passou a ser modalidade oficial da UIPM, sendo parte do Biathle-Triathle World Tour. O Triatlo UIPM ocorre em um circuito fechado de tiro-natação-corrida.

  • BIATLO UIPM

    BIATLO UIPM

    O Biatlo UIPM é um sub-esporte do Pentatlo Moderno inventado para criar oportunidades para treinar tanto a Corrida quanto a Natação em condições reais. Acontece na sequência Corrida- Natação-Corrida, com transições contínuas.

  • LASER-RUN

    LASER-RUN

    Laser-Run combina corrida e tiro de modo rápido e dinâmico. É formado por 4 rounds de tiro de pistola laser a 10m de distância e corrida de 800m, 4 vezes. Os atletas precisam acertar o alvo 5 vezes antes de correrem.