» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo tem vagas em aberto para Londres 2012

01/05/2012 11h00
CBPM

Das nove qualificações para as Olimpíadas definidas pela entidade que rege a modalidade internacionalmente, sete delas já aconteceram. Mundial Sênior da semana que vem é a próxima

A pouco mais de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos de 2012, a briga para conseguir a tão sonhada vaga olímpica esquenta. O momento é de reta final na definição dos nomes dos cerca de 10 mil competidores das 29 modalidades que estarão em Londres a partir de 27 de julho. No Pentatlo Moderno, dos 72 atletas que vão para a terra da rainha (36 em cada gênero), 31 deles ainda são desconhecidos – 15 no masculino e 16 no feminino.

As seletivas da modalidade para a competição na Inglaterra estão acontecendo há cerca de um ano, desde o Campeonato Asiático/Oceânico, onde foram classificados 12 pentatletas (seis em cada gênero). Foi a primeira das nove qualificações definidas pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) para os Jogos na capital inglesa.

Atualmente, sete delas já aconteceram, restando o Campeonato Mundial, que começa na próxima segunda-feira, dia 7, na Itália – com seis vagas em disputa (três em cada gênero) -, e o ranking olímpico que será definido em 1º de junho, revelando os últimos qualificados.

Além do Campeonato Asiático/Oceânico, os outros torneios continentais de 2011 distribuíram vagas para as Olimpíadas. São eles: Campeonato Africano (2 vagas), Europeu (16 vagas) e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (8 vagas). A Final da Copa do Mundo e o Mundial de Moscou também serviram de qualificação, com dois e um atletas classificados, respectivamente.

E no meio desses 41 pentatletas garantidos em Londres há uma brasileira. Yane Marques carimbou seu passaporte depois de ter sido a melhor sul-americana no Pan de Guadalajara, em outubro, no México. Será a segunda Olimpíada da pernambucana, que ficou em 18º em Pequim 2008.

A esperança da grande maioria dos pentatletas que ainda não se classificou para o torneio na Europa está depositada no ranking que está sendo formado para as últimas vagas. Nele, são consideradas as competições internacionais do último ano. As demais só são levadas em conta se realizarem edição ‘open’, podendo receber atletas estrangeiros.

É o caso do Campeonato Norceca deste ano, realizado no mês passado, na Guatemala. A competição é destinada para países das Américas do Norte e Central, mas teve a participação de sul-americanos e um australiano. Os pentatletas que participaram do torneio somaram pontos no ranking olímpico.

Dentre as outras competições que são consideradas pra o ranking olímpico estão: todas as etapas da Copa do Mundo e a Final, o Campeonato Mundial e o Campeão dos Campeões de 2011.

SAIBA MAIS

Brasil é o melhor sul-americano no Norceca de 2012
Rio de Janeiro na rota da Copa do Mundo até 2016

Estados Unidos dão largada rumo a Londres 2012

Temporada de 2012 tem Copa do Mundo no Rio


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro