» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo muda calendário da Copa do Mundo

Etapas restantes do torneio, assim como a grande final, que iriam acontecer de março a maio, serão remarcadas para maio e junho

16/03/2020 20h18
CBPM

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) anunciou, neste domingo, mudanças no calendário da Copa do Mundo da modalidade olímpica por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As próximas etapas da qualificação do torneio, que estavam marcadas para acontecer de março a maio, serão reagendadas para maio e junho.

Até o momento, apenas a primeira etapa da Copa foi realizada, no fim de fevereiro e inicio de março, no Cairo, Egito. Os locais dos próximos eventos da competição foram mantidos para Sofia, na Bulgária (segunda e terceira etapas), Budapeste, na Hungria (quarta etapa), e Seul, na Coreia do Sul (final).

“Espero que o adiamento da temporada da Copa do Mundo dê a toda comunidade global alguma garantia de que estamos fazendo todo o possível para proteger a saúde e a integridade do processo de qualificação para a Olimpíada de Tóquio”, reforçou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

As alterações no calendário da Copa do Mundo foram possíveis após o Comitê Olímpico Internacional (COI) permitir a extensão da qualificação do Pentatlo Moderno até 30 de junho. Antes, todos os eventos da modalidade para os Jogos deveriam acabar um mês antes, em 31 de maio.

“Sou grato aos comitês organizadores locais e às federações da Bulgária, Hungria e Coreia, que mantiveram contato estreito conosco o tempo todo sobre a situação em seus países. Também mantemos uma comunicação constante com o Departamento de Esportes do COI e agradecemos sua ajuda na avaliação das várias opções”, o presidente da UIPM destacou.

MUNDIAL MANTIDO EM MAIO

A alteração do calendário da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno não impactou na data de realização do Mundial do esporte. Após o anúncio da transferência da sede de Xiamen, na China, para Cancún, no México, também por causa do coronavírus, a UIPM não viu a necessidade de alteração no calendário.

Sendo assim, a competição está mantida para acontecer de 25 a 31 de maio, agora no México. As novas datas do restante do circuito da Copa do Mundo ainda serão divulgadas.

“Nas próximas semanas, continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas, ouvindo atentamente os conselhos das autoridades de saúde relevantes e monitorando as orientações de viagem emitidas pelos vários governos, sempre lembrando nossa responsabilidade de salvaguardar a saúde de nossos atletas e da comunidade da UIPM em geral”, acrescentou Schormann.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro