» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo Moderno muda regras do evento combinado

10/01/2013 14h21
CBPM


Agora, pentatletas darão quatro voltas de 800m e farão cinco acertos em cada uma delas, totalizando 3.200m e 20 acertos. Antes, eram três voltas de 1000m e 15 acertos no total

O Pentatlo Moderno mundial mostra mais uma vez que tem muito fôlego para continuar se modernizando. Três anos depois de promover uma de suas principais mudanças, com a adoção do evento combinado de tiro e corrida, em 2009, a modalidade faz uma nova alteração, deixando as disputas da última prova ainda mais emocionante. A partir de agora, para completar o percurso o pentatleta terá que dar quatro voltas de 800m e fazer quatro séries de cinco acertos no alvo, totalizando 3.200 metros e 20 acertos (tendo 50s para atingir os cinco alvos em cada série). Antes, eram três voltas de 1.000m e 15 acertos no total (1min10s em cada série).

A mudança já será introduzida nas competições de 2013 e foram estimuladas pelo sucesso do formato combinado entre o público e a mídia internacional especializada atestado nos Jogos Olímpicos de Londres.

“As federações internacionais de Pentatlo Moderno demonstraram estar sintonizadas com as demandas da exigente mídia esportiva na busca por abrilhantar ainda mais as disputas olímpicas. Com relevante agilidade, aprovaram por ampla maioria ampliar a duração do evento combinado para quatro voltas no circuito. A Assembleia da UIPM acredita que, com esta decisão, tornará o Pentatlo Moderno ainda mais atrativo para o público e para a mídia”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

O evento combinado de tiro e corrida já tinha sido motivo de elogios no início do ciclo olímpico passado. Pouco tempo depois, ele foi turbinado pelo uso da tecnologia a laser nas pistolas, que desde então não exige que o pentatleta carregue o artefato com “chumbinho”, munição usada até então. A nova tecnologia, empregada nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura, em 2010, foi a grande vedete do Pentatlo Moderno em Londres.

Nas arenas do Greenwich Park, onde aconteceram as últimas disputas da modalidade nos Jogos, o público vibrou com as ultrapassagens ocorridas durante o combinado, que ao seu final define os campeões da competição. Para isso, o pentatleta que somar o maior número de pontos nas três primeiras provas (esgrima, natação e hipismo) tem o privilégio de ser o primeiro a largar no combinado. Para ele se tornar campeão, precisa preservar esta diferença conquistada. As saídas dos demais pentatletas são definidas de acordo com as diferenças do total de pontos entre eles.

“Assim, um bom atirador que reúna boa velocidade na corrida em relação aos demais pode superar os que largaram na sua frente e se sagrar o campeão da competição. Para isso, ele precisa cruzar a linha de chegada em primeiro, após cumprir o percurso do evento combinado, que agora consiste em acertar o alvo com o feixe de laser por cinco vezes e correr 800m em cada uma das quatro séries”, observa Helio.

SAIBA MAIS

Priscila Oliveira se torna tricampeã Brasileira
Ele tem a missão de revelar novos pentatletas
Brasil conquista 28 medalhas no Pan/Sul-Americano
Rio volta a sediar etapa da Copa do Mundo em 2013

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro