» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo Moderno brasileiro é prata em Guadalajara

27/06/2011 11h37
CBPM

Danilo Fagundes e William Muinhos ficam com o segundo lugar no revezamento do Campeonato Norceca, evento-teste do Pan do México

Há quatro anos, o maior nome do Pentatlo Moderno brasileiro, Yane Marques subia no lugar mais alto do pódio para a modalidade em um Pan-Americano. A pernambucana conquistava ali a medalha de ouro na competição ao lado da torcida, no Rio de Janeiro. Hoje, é Danilo Fagundes e William Muinhos quem coloca o Brasil novamente no pódio das Américas. Os atletas conquistaram neste domingo, 26 de junho, a medalha de prata no revezamento masculino do Campeonato Norceca, evento-teste da categoria para o Pan de Guadalajara.

O torneio é oficial para países das Américas do Norte e Central e como é preparativo para os Jogos do México, reuniu também atletas sul-americanos. No ‘relay’, os brasileiros competiram com outras oito duplas. Ficaram atrás somente dos cubanos Abel Alvarez, 6º colocado na disputa individual de sábado, e Yaniel Velazquez (20º). O bronze ficou com os mexicanos Abraham Camacho, ouro um dia antes, e Alvaro Sandoval (3º).

O pódio para os brasileiros veio um dia depois de uma acirrada disputa individual, onde William ficou em 15º e Danilo em 29º. Na vida e no esporte, nada como um dia após o outro.

“No sábado eu estava muito concentrado e não fiquei relaxado na competição. Já no domingo, fiquei mais tranqüilo, me sentindo muito melhor e bem mais confiante. Era uma nova disputa e com menos pressão”, revela Muinhos.

Tanto o jovem de 17 anos quanto seu colega de treino, 23, foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de dois anos em Recife e no Rio de Janeiro para a formação de novos nomes na modalidade. Na disputa de domingo, a cada prova, os cariocas melhoravam suas marcas, somando ao final do dia 5.844 pontos.

Na esgrima, fizeram o sexto melhor desempenho, conquistando 740 deles. Nos 200 metros livre da natação, melhoraram de marca, fazendo o quinto melhor tempo (1.356). No hipismo, o desempenho dos brasileiros foi ainda melhor, com a terceira mais bem sucedida apresentação (1.180).

Na última prova do dia, o evento combinado de tiro e corrida, William e Danilo chegaram em primeiro lugar, somando 2.568 pontos e garantindo a medalha de prata para o Brasil.

“É um momento único em nossas vidas. Ali em cima do pódio, em uma competição internacional, passaram em nossas cabeças todas as horas de treinamento e dedicação ao Pentatlo Moderno. Vimos que eles não foram em vão”, conta Muinhos.

O revezamento masculino contou ainda com duplas dos Estados Unidos (5º), República Dominicana (6º), Venezuela, Guatemala (7º) e Argentina (9º).

No Pan do México, a equipe feminina brasileira do Pentatlo Moderno será formada por Yane Marques e sua conterrânea Priscila Oliveira. As duas atletas fazem parte do centro de treinamento da CBPM em Recife, o Salesiano/Powerade-PE, e integram a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Já no masculino, os atletas Luis Magno (CDE-RJ) e Wagner Romão (CDE-RJ) são os que vão usar o uniforme verde e amarelo em outubro em Guadalajara.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro