» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatletas brasileiros chegam a Cali 2021

Delegação formada por quatro competidores desembarcou neste domingo, 28, na Colômbia; disputa do Pentatlo Moderno nos Jogos começa quarta, 1

29/11/2021 22h23
Odenir Fonseca

Os quatro pentatletas brasileiros que vão participar da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, Cali 2021, chegaram neste domingo, 28, à Colômbia. Ana Clara Bezerra, 15, Marcela Mello, 17, Matheus Nobre, 20, e Matheus Romanelli, 19, farão parte da disputa do Pentatlo Moderno, que começa na quarta-feira, 1. Com eles, o evento do esporte nos Jogos terá 46 competidores (23 de cada evento gênero).

Todos os quatro pentatletas brasileiros foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a revelação e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Ana Clara é da versão pernambucana do projeto, realizado em Recife, e os outros três da edição carioca.

Os quatro conseguiram fazer com que o Brasil atingisse a cota máxima de pentatletas por país em Cali 2021 (2 por gênero). Eles garantiram as vagas na seletiva da modalidade para os Jogos, que aconteceu em agosto, em Oaxtepec, no México.

“A gente fez a melhor preparação possível, com uma ótima seletiva. A equipe está super motivada e faremos o máximo para representar bem nosso país”, conta Fábio Corrêa, coordenador-técnico da CBPM no Rio, que acompanha nossa delegação em Cali 2021, juntamente com Erick Nascimento, técnico de hipismo do PentaJovem-Rio.

As provas do Pentatlo Moderno em Cali 2021 vão acontecer até o último dia dos Jogos, no domingo, 5. Além das disputas individuais feminina e masculina, o torneio também terá o revezamento misto, tradicional em eventos da modalidade.

Todas as provas (natação, esgrima, hipismo e laser-run) vão acontecer no Clube Campestre de Cali. Até as disputas, nossa delegação fará treino de reconhecimento da arena, além de descansar muito.

“Minha expectativa em Cali e de que os atletas façam uma boa prova. Eles estão preparados para isso e entendem o que é participar pela primeira vez do Time Brasil. Medalhas serão consequência de uma boa prova”, destaca Fábio.

Pentatleta no Tiro Esportivo

Além de Ana Clara, Marcela, Matheus Nobre e Matheus Romanelli, o Pentatlo Moderno tem um quinto atleta em Cali 2021. Maria Eduarda Costa, 15, também participa do torneio na Colômbia, mas pelo Tiro Esportivo.

A paulista, que hoje treina no Rio, se garantiu nos Jogos ao participar da seletiva do Tiro Esportivo, que aconteceu em março, em São Salvador, capital de El Salvador. Ela encarou a disputa individual feminina, na categoria, pistola de ar, no sábado, 27.

No evento, Maria Eduarda ficou em 16º, dentre os 18 competidores presentes. Apenas as oito primeiras avançaram até a final, que também aconteceu no mesmo dia.

Assim como os quatro representantes do Pentatlo Moderno em Cali 2021, Maria Eduarda também foi revelada no PentaJovem. Ela também faz parte do Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania, assim como Marcela, Matheus Nobre e Matheus Romanelli.

Matheus Nobre e Matheus Romanelli ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE).

DELEGAÇÃO

Feminino
Ana Clara Bezerra: 15 anos
Marcela Mello: 17 anos

Masculino
Matheus Nobre: 20 anos
Matheus Romanelli: 19 anos

PROGRAMAÇÃO

1 de dezembro (quarta-feira): Ranqueamento da esgrima feminino e masculino
2 de dezembro (quinta-feira): Natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run feminino
3 de dezembro (sexta-feira): Natação, esgrima bônus e hipismo e laser-run masculino
4 de dezembro (sábado): Ranqueamento da esgrima do revezamento misto
5 de dezembro (domingo): Natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run do revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro