» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

O Projeto Penta Jovem Rio de Janeiro leva atletas e profissionais para a sala de aula

Uso dos GPS e seu aplicativo como ferramenta positiva nos treinamentos

11/05/2023 12h07
Ana

RIO DE JANEIRO

Uso dos GPS e seu aplicativo como ferramenta positiva nos treinamentos

O Projeto Penta Jovem Rio de Janeiro leva atletas e profissionais para a sala de aula da Universidade Castelo Branco no Centro de Treinamento do projeto em Realengo/RJ, para explicar e o uso da tecnologia/ciência em resultados estatísticos no desempenho do atleta. Com esta percepção, o Coordenador Técnico – Fábio Corrêa, ministrou em sala de aula para os jovens e atletas praticantes da modalidade, o uso dos GPS’s através dos aplicativos desenvolvido pelas empresas e de que maneira estas ferramentas estão a favor do treinamento qualificado. Segundo Fábio, estas ferramentas apresentam dados dos mais simples aos mais complexos e com isso os profissionais conseguem obter informações dos seus atletas quanto a recuperação de treino, avaliando as condições físicas para o próximo treinamento, respeitar as cadências e os ritmos pré-estabelecidos nas planilhas, é de suma importância para que a semana seja produtiva, ele nos conta que usa há muitos anos esta ferramenta.

      

Estes aparelhos fornecem desde contagem de passos, distância percorrida, altimetria, minutos de intensidade, calorias queimadas, até controle do sono e descanso, zonas, % e alertas de frequência cardíaca, VO2 Máx, hidratação, treinos intervalados e contínuos.

Na sabatina com os alunos, Fábio Corrêa de uma forma simples explicou a Fisiologia do Exercício, a importância da assiduidade nos treinos, construindo “tijolo a tijolo”, tudo no tempo certo para um melhor rendimento, respeitando a adaptação do corpo e as condições exigidas, muitas vezes desrespeitadas pelo atleta podendo acarretar lesões ou até um “overtraining” (perda de condicionamento, dores musculares persistentes, sensação de fadiga, etc…).

“A fisiologia do exercício é o estudo da adaptação aguda e crônica da ampla gama de condições aperfeiçoadas pelo exercício físico. É uma área do conhecimento científico que estuda como o organismo se adapta fisiologicamente ao estresse agudo do exercício físico e ao estresse crônico do treinamento físico” e também importante para melhor avaliação e elaboração de programas de exercícios físicos para os diversos fins como: emagrecimento, estética, performance, saúde e/ou reabilitação.

 

Durante a palestra, foi comentado sobre a formação das veias arteríolas e capilares que leva anos para o seu desenvolvimento, aporte maior de sangue e de nutrientes para os músculos pois, estes músculos recebendo mais oxigênio e nutrientes, geram mais energia, tudo apresentado de forma simples para compreensão dos atletas na proposta da aula.

Um outro tema abordado pelo Professor Fábio foi a importância do sono, do descanso, da alimentação, da hidratação. O atleta precisa e deve ter o compromisso e a responsabilidade de fazer a sua parte no processo e não transferir responsabilidades, sem culpar profissionais e/ou metodologia proposta sem a dedicação que deve ser de 110%.

Segundo nos informa o Coordenador PJRio, alguns atletas fornecem total ou parcialmente os dados aferidos nos equipamentos de medição que usam também sensores além do localizador, com isso a equipe conta com Daniella Brito e também junta-se o aluno de EF Rubens Silva, que acompanharam esta aula. Estes dados bem utilizados mapeiam e dão condições para que os profissionais intervenham na aplicação dos treinamentos que envolvem diversos profissionais das atuais 6 disciplinas do pentatlo.

A maioria dos atletas usam os equipamentos da empresa Polar e também cita a Garmin como bons produtos do setor, com grande variação de preços, os modelos podem variar entre 1.500 a 6.000 reais (abaixo mostraremos 2 modelos). Os dados básicos fornecidos para uma importante avaliação são os de frequência cardíaca e percentual de esforço mapeando o atleta que fornece fotos dos resultados gráficos do próprio aplicativo, coletando banco de dados identificando se o treinamento respeitou a zona de treinamento prescrita. Em seus próprios treinos de corrida, ele monitora o comportamento físico baseado na frequência cardíaca e consegue identificar quando está cansado por exemplo. Alguns dados dos atletas são coletados em formulários que o atleta preenche como hidratação e sono por exemplo e envia para a Dani Brito que alimenta as suas planilhas com essas informações.

 

 

Fotos/Colaboração: Fábio Corrêa / PolarBr / GarminBr


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro