Notícias

25/07/2018 10:05Brasil tem dois representantes no Mundial Júnior


Torneio começou nesta terça, 31/7, na República Tcheca, e vai até segunda, 6/8; país entra em ação na quinta, 2

Começou nesta terça-feira, 31/7, o Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno de 2018. O torneio que reúne provas de natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida) está sendo disputado no Estádio Municipal Sletiště, em Kladno, na República Tcheca. Estão presentes mais de 150 pentatletas de cerca de 30 países, dentre eles os brasileiros Ieda Guimarães, 17, e Victor Aguiar, 21. O país vai entrar na competição a partir desta quinta, 2/8, na qualificação feminina.

Ieda chega à disputa do Mundial Júnior depois de um camp training na Europa. No início do mês, a carioca passou uma semana em Amposta, na Espanha, em um aperfeiçoamento de esgrima com o renomado Mestre D’Armas francês Daniel Levavasseur. A pentatleta está em Kladno desde sábado, 28/7.

“Vai ser bom competir na República Tcheca. O país tem uma ótima estrutura para competição. Vou aproveitar que os treinos foram intensos para melhorar minhas marcas e conseguir uma boa colocação”, Ieda projeta.

A pentatleta revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica, está tendo uma temporada intensa. Apenas no primeiro semestre, foram quatro competições internacionais em três países.

Em março, ela esteve na primeira etapa da Copa do Mundo, no Egito; em abril, no Mundial Jovem, em Portugal; em maio, no Troféu Internacional Jovem, também em Portugal; e em junho, foi a vez dos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, na Bolívia. No torneio continental, ela conquistou duas medalhas: o bronze na disputa individual e o ouro no revezamento misto, ao lado Victor Aguiar.

Tudo isso como parte do planejamento dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, que terão disputas do Pentatlo Moderno de 12 a 16 de outubro, na capital argentina. A brasileira se classificou para o importante torneio do Comitê Olímpico Internacional (COI) como a melhor sul-americana no último Pan-Americano da modalidade, em setembro passado, no México.

Mais um PentaJovem

Ieda vai participar do Mundial Júnior antes mesmo de integrar oficialmente a categoria do Pentatlo Moderno. É que o grupo de base da modalidade reúne competidores de 18 a 21 anos. Ela só completa a maioridade no próximo dia 30 de agosto.

Assim como Ieda, o representante masculino do Brasil no torneio da República Tcheca também foi revelado no PentaJovem. Victor Aguiar é colega de treinamento da carioca no CT da CBPM no Rio de Janeiro. Mesmo oficialmente da categoria Júnior ele, como ela, é o quarto colocado no ranking nacional da modalidade. Será o último ano do carioca na categoria, já que ele completa 22 anos em 2019.

Victor esteve presente em dois mundiais Júnior até agora (2015 no México e 2016 no Egito). Ele também chegou na República Tcheca no sábado com o instrutor de hipismo da CBPM no Rio, Erick Nascimento, que chefia nossa delegação no país europeu.

“Meus treinamentos desde os Jogos Sul-Americanos foram de intensidade para manter o ritmo e de muita correção técnica. Com isso, espero conseguir um pódio. Apesar de muitos acharem difícil, não será impossível. Vou para cima com tudo”, Victor mostra-se animado para a disputa que ele vai iniciar na sexta, 3/8, com a qualificação masculina.

Tanto Ieda quanto Victor recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Ele ainda faz parte do programa de alto rendimento da Marinha Brasileira, como Terceiro Sargento.

MUNDIAL JÚNIOR DA REPÚBLICA TCHECA

31 de julho (terça): Revezamento feminino
1º de agosto (quarta): Revezamento masculino
2 de agosto (quinta): Qualificação feminina
3 de agosto (sexta): Qualificação masculina
4 de agosto (sábado): Final feminina
5 de agosto (domingo): Final masculina
6 de agosto (segunda): Revezamento misto

 

« Voltar