Notícias

17/07/2018 09:40Pentatlo realiza seletiva de atletas no Vasco


Confederação organizou evento para nadadores do clube dentro do programa de formação acelerada de pentatletas

A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) realizou uma seletiva de atletas em um dos principais clubes do país. No último dia 14, nove nadadores do Vasco da Gama encararam uma disputa no estádio São Januário, dentro do programa de formação acelerada de pentatletas da CBPM. O projeto é coordenado pelo ex-nadador medalhista olímpico de bronze nos Jogos Olímpicos Moscou 1980 e 11 vezes medalhista dos Jogos Pan-Americanos Djan Madruga.

Todos os atletas que participaram da seletiva têm bons índices técnicos em seus estilos na natação. No evento, eles correram 3.200 metros em volta do gramado da sede do Gigante da Colina. A distância é a mesma encarada por pentatletas na prova de laser-run do esporte olímpico, que une natação, esgrima, hipismo, tiro a laser e corrida.

“O objetivo da CBPM com essa seletiva era encontrar nadadores especialistas em 200 metros livres (a prova da natação do Pentatlo Moderno) que consigam correr bem, para daí fazerem a sua iniciação nos outros três esportes da modalidade: a esgrima, o tiro e o hipismo”, destaca Djan.

Na seletiva realizada, a Confederação também disponibilizou três alvos e três pistolas para que os atletas e frequentadores do clube tivessem contato com o tiro a laser do Pentatlo Moderno.

Pentatlo no Vasco

A seletiva foi a primeira etapa da parceria entre o presidente da CBPM, Helio Meirelles, que esteve presente no evento, e o presidente de esportes aquáticos do Vasco, Thiago Sant'anna. A ideia é desenvolver o Pentatlo Moderno nas instalações do clube carioca.

O próximo passo da parceria é realizar um Triatlo Moderno (natação, tiro a laser e corrida) em São Januário. A proposta é que o evento aconteça a partir de setembro, dentro das comemorações de 120 anos do clube.

“Estamos confiantes nessa reaproximação com o Vasco, com base na importantíssima retomada das atividades esportivas no parque aquático do clube, que é de nível internacional. No passado, realizamos uma clínica de esgrima nas dependências de São Januário, quando trouxemos o renomado técnico francês Daniel Levavasseur. Nesta nova etapa da parceria, vamos potencializar os pontos positivos do Vasco e da CBPM. E a partir daí, esperamos que novos pentatletas competitivos sejam formados”, projeta Helio.

RESULTADOS DA SELETIVA

Corrida
Distância: 3,2 mil metros
Piso: grama

1° Davi Ribeiro – 13min53s68
2° Maurício Paez – 14min44s39
3° Alexandre Santos – 14min55s00
4° Rodrigo Costa – 15min41s61
5° Thomaz Sá – 15min42s57
6° Gabriel Machado – 16min11s59
7° Filipe Pinheiro – 19min02s11
8° Gabriela Alves – 19min43s13
9° Bernardo Pinheiro – 21min13s

 

« Voltar