Notícias

28/06/2018 21:57Brasil terá 3 pentatletas no Open da Alemanha


Competição começa neste sábado, 30, e seremos representados por Felipe Nascimento, Priscila Oliveira e William Muinhos

O Brasil estará presente no Campeonato Alemão Open de Pentatlo Moderno, que será realizado neste fim de semana, em Berlim. Na capital da Alemanha, estaremos representados por Felipe Nascimento, 24, Priscila Oliveira, 29, e William Muinhos, também com 24 anos. Além do trio de peso brasileiro, o torneio vai contar com grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial, já que será disputado em um país de tradição na modalidade. Só para citar um exemplo, a campeã olímpica de Pequim 2008 é a alemã Lena Schöneborn.

Nosso time já está na Alemanha para o torneio. William Muinhos, aliás, foi direto da Copa da Ásia Central e Open do Quirguistão, realizado em Bisqueque, nesta quarta e quinta. Na competição da capital quirguiz, o brasileiro foi o quinto, depois de somar 1.357 pontos, dentre 26 atletas de cinco países. O carioca ficou a apenas quatro pontos da medalha de bronze, conquistada pelo sul-coreano Jonghyeon Lee (1361). O ouro e a prata do torneio foram para os donos da casa Radion Khripchenko (1.403) e Vasilii Lukianov (1.399), respectivamente.

“A prova no Quirguistão teve o tiro, a esgrima e o hipismo de positivo. A natação foi bem difícil por causa da temperatura da água. Nunca nadei em uma piscina tão gelada. Já a corrida foi complicada porque foi em areia fofa e isso deixa as passadas bem pesadas”, William avalia seu desempenho.

Nova vida em Paris

O brasileiro, revelado no PentaJovem-RJ, projeto que Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica, tem tido uma temporada bem intensa. A começar pela mudança para Paris! Ele foi morar na capital francesa em meados de fevereiro para aperfeiçoar seu treinamento, fazendo parte da equipe do renomado técnico de esgrima Daniel Levavasseur.

Paralelamente à rotina da nova moradia, William participou das três primeiras etapas da Copa do Mundo (Egito em março, Estados Unidos em abril e Hungria e maio) e, mais recentemente, da primeira edição da Copa Parque Olímpico de Tetratlo Moderno, no coração dos Jogos Rio 2016, onde foi o vice-campeão.

“O Open da Alemanha vai ser minha última competição nesse primeiro semestre. Quero aproveitá-la para avaliar como foram esses primeiros meses de treinamento fora do Brasil”, o líder do ranking nacional há um ano planeja. “Certamente vai ser uma competição forte. Acredito que será num nível de Copa do Mundo. Por isso, quero ficar entre os 15 primeiros. Seria bom”.

Se William lidera o ranking nacional do Pentatlo Moderno entre os homens, na lista feminina quem está no topo é Priscila Oliveira. No caso dela há nove meses, desde setembro do ano passado. A pernambucana também destaca o alto nível do Open da Alemanha.

“Participar de uma competição forte é sempre bom. E como surgiu essa oportunidade, o farei meu melhor”, Priscila espera. “Minhas expectativas são as melhores. Quero fazer uma boa prova e me aproximar dos meus melhores resultados”.

Medalhista olímpica presente

O torneio na Europa vai receber mais de 70 competidores de cerca de 15 países. Das Américas, além dos brasileiros, vão estar presentes a canadense Kelly Fitzsimmons e o mexicano Jorge Inzunza. Além deles, vão competir a medalhista de prata em Londres 2012, a britânica Samantha Murray; o campeão da Final da Copa do Mundo de 2017, o francês Valentin Prades; e o medalhista de bronze do Mundial de 2009, o ucraniano Dmytro Kirpulyanskyy

Felipe Nascimento, também revelado no PentaJovem, já imaginava que o Open da Alemanha seria dureza. Ele diz que o torneio é conhecido por receber atletas de vários países, se tornando, assim, de alto nível.

“Será importante para eu pegar ritmo de competição, assim como buscar pontos para os rankings mundial e nacional. Espero fazer um ótimo torneio como um todo, principalmente começando com uma boa esgrima. Treinei forte e estou preparado para fazer o melhor que posso nessa prova. Estou focado nisso, o resultado é consequência”, garante.

Os três brasileiros que estarão em Berlim para o Open da Alemanha recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Felipe e William também fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB) como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

PROGRAMAÇÃO DO OPEN DA ALEMANHA

Sábado (30 de junho): Disputa feminina
Domingo (1º de julho): Disputa masculina

 

« Voltar