Notícias

04/05/2018 10:44Brasileiros participam da Copa do Mundo da Hungria


Priscila Oliveira foi a 64ª e William Muinhos o 75º na disputa que reúne, no total, 164 competidores de 30 países em Kecskemét

O Brasil esteve presente nas qualificações da terceira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo disputada desde esta quinta-feira, 3, em Kecskemét, na Hungria. A competição está bastante disputada com 164 pentatletas de 30 países e iniciou as disputas pela qualificação feminina. Nela, Priscila Oliveira, 29, ficou em 64º depois de somar 896 pontos. Na semifinal entre os homens, nesta sexta, 4, William Muinhos foi o 75º com 1.023 pontos.

Tanto os brasileiros quanto os demais competidores da Copa da Hungria encararam as disputas desta quinta e sexta no Kecskeméti Bath (natação), no Pavilhão Desportivo István Messzi (esgrima) e no Centro Recreativo Zoltán Benkó (laser-run). O hipismo não esteve presente nas qualificações, já que só é disputado nas finais de eventos do Pentatlo Moderno.

Em sua prova, Priscila competiu ao lado de outras 75 competidoras de 23 países. A pernambucana começou nadando os 200 metros estilo livre da natação em 2min20s40, garantindo 270 pontos. Na esgrima, ela conquistou mais 270 pontos e no laser-run, terminou as quatro séries de cinco acertos de tiro a laser no alvo intercaladas com 800 metros de corrida em 14min12s97 (448).

A qualificação masculina contou com 88 nomes de 27 nações. William começou a disputa em 2min11s77 na natação. Na esgrima, o carioca assegurou 194 pontos e no laser-run cravou os 12min38s57 (542).

William foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica.

Final feminina

As duas finais da Copa do Mundo da Hungria serão realizadas neste fim de semana; a feminina no sábado, 5, e a dos homens no domingo, 5. Dentre os 72 classificados (36 para cada evento) há algumas surpresas, como a ausência da inglesa Samantha Murray, prata em Londres 2012. Na qualificação, a pentatleta ficou em 48º, com 943, fora da zona das 36 finalistas.

Por outro lado, a grande decisão entre as mulheres terá as duas últimas campeãs olímpicas, a australiana Chloe Esposito (Rio 2016) e a lituana Laura Asadaukaite (Londres 2012). Além delas, estarão presentes a atual campeã Mundial e bronze na última Final da Copa do Mundo, a russa Gylnaz Gubaydullina, que é a atual líder do ranking mundial; a atual vice-campeã Mundial e prata na Final da Copa de 2016, a húngara Szofia Folhazi; a campeã Mundial de 2016, a húngara Sarolta Kovacs; e a medalhista de bronze no último Mundial, a bielorrussa Anastasiya Prokopenko, vice-líder do ranking mundial.

Final masculina

Na grande decisão entre os homens, a surpresa é pela não-classificação do atual líder do ranking mundial e vice-campeão Mundial, o húngaro Robert Kasza, que não pontuou na prova de laser-run desta sexta. Outra ausência surpresa será a do italiano Riccardo De Luca, campeão da Final da Copa do Mundo de 2015. Ele foi o 43º na qualificação.

Já entre os finalistas estão os atuais campeão e vice-campeão olímpicos, o russo Aleksander Lesun e o ucraniano Pavlo Tymoshchenko, respectivamente; o atual campeão Mundial e bronze no Mundial de 2016, o sul-coreano Jung Jingwa, que é o quarto colocado no ranking mundial; o medalhista de bronze no último Mundial, o lituano Justinas Kinderis; o campeão e o vice-campeão da Final da Copa de 2016, o inglês James Cooke e o alemão Patrick Dogue, respectivamente ; o campeão da Final da Copa de 2014, o sul-coreano Jun Woongtae, terceiro no ranking mundial; e o medalhista de bronze na Final da Copa de 2015, o cazaqui Pavel Ilyashenko.

Depois das finais feminina e masculina, a Copa da Hungria vai encerrar suas disputas com o revezamento misto, na segunda, 6. Os brasileiros não vão participar do evento.

Tanto Priscila quanto William recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Ele também faz parte da Comissão de Desportos da Aeronáutica, como Terceiro Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

« Voltar