Notícias

08/04/2018 09:59Ieda Guimarães participa do Mundial Jovem


Torneio começou neste domingo, 8, em Portugal, e reuniu quase 100 competidoras na qualificação feminina

A estreia do Campeonato Mundial Jovem de Pentatlo Moderno, neste domingo 8, em Caldas da Rainha, em Portugal, reuniu 98 pentatletas de 34 países. Na ocasião, aconteceu a qualificação feminina para definir as 36 finalistas do torneio. Dentre as competidoras presentes, estava a brasileira Ieda Guimarães, 17, que ficou em 76º depois de somar 890 pontos.

Ieda foi revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. A carioca vai representar o país nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, que serão disputados de 6 a 18 de outubro, na capital argentina.

Em Portugal, a brasileira fez sua estreia em mundiais da modalidade olímpica. Por lá, ela e as demais competidoras encararam as provas na Piscina Municipal (natação), no CAR Caldas (esgrima) e no Complexo Municipal (laser-run). Como o torneio é para atletas de até 19 anos, segundo as regras da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) não há o hipismo.

Ponto a ponto

Na primeira prova deste domingo, Ieda nadou os 200 metros estilo livre em 2min27s96, o que lhe assegurou 255 pontos. Na esgrima, a carioca venceu 17 duelos dos 32 confrontos de seu grupo e somou 215. No laser-run, ela terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercalados com cinco acertos no alvo em 14min40s40, o que lhe garantiu 420 pontos.

Nesta segunda, 9, o Mundial Jovem de Portugal realiza a qualificação masculina. O evento terá 95 pentatletas de 33 países. Além das medalhas em jogo, o torneio também vai distribuir 18 vagas para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 - nove para homens e outras nove para mulheres. A brasileira assegurou a vaga dela sendo a melhor sul-americana na qualificação da do continente para a competição, em agosto passado, no México.

Ieda estará de volta a Portugal, no início do próximo mês para mais uma competição. É que de 4 a 6 de maio, ela vai participar, em Leiria, do Troféu Internacional Jovem de Pentatlo Moderno.

MUNDIAL JOVEM DE PORTUGAL

Domingo (8 de abril): Qualificação feminina
Segunda (9 de abril): Qualificação masculina
Terça (10 de abril): Final feminina
Quarta (11 de abril): Final masculina
Quinta (12 de abril): Revezamento feminino
Sexta (13 de abril): Revezamento masculino
Sábado (14 de abril): Revezamento misto

 

« Voltar