Notícias

28/03/2016 05:43Brasil terá 7 representantes na Copa da Itália


Torneio começa nesta quarta, 30, em Roma, e valerá preciosos pontos para o ranking mundial que definirá as últimas vagas da modalidade para Rio 2016

Depois de dar uma paradinha no Brasil e realizar a segunda etapa no início do mês, que serviu como evento-teste para Rio 2016, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno chega à Itália para sua terceira qualificação. A partir desta quarta-feira, 30, cerca de 190 pentatletas de mais de 35 países vão competir em Roma atrás de um lugar no pódio do torneio. Até domingo, 3 de abril, esses competidores também estarão de olho nos valiosos pontos para o ranking mundial que vai definir as últimas vagas do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos.

Na Itália, o Brasil estará representado por sete pentatletas: Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento e William Muinhos no masculino; e Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques no feminino. Todos os competidores vão passar pelas cinco provas do torneioo no Parco Foro Italico (esgrima tradicional e natação) e no Tor di Quinto (esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida).

Dentre os sete competidores da delegação do Brasil, está o líder do ranking nacional, Felipe Nascimento. O pernambucano de 22 anos de idade também é o melhor brasileiro colocado no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), na 59ª colocação, e sonha com a vaga olímpica.

“Não gostei muito do meu desempenho da etapa brasileira da Copa do Mundo. Fiz uma esgrima muito ruim e só gostei da natação. Nadei muito bem”, ele relembra seu desempenho no Rio de Janeiro. “Meu objetivo, agora, é ir para a Final para poder somar pontos para o ranking olímpico. Espero fazer uma boa competição, encaixando um bom resultado na esgrima”, torce o pentatleta, que competiu na etapa italiana da Copa do Mundo no ano passado, a terceira do circuito também.

De olho em Rio 2016

Quem também já competiu nas instalações do Parco Foro Italico e do Tor di Quinto é William Muinhos. O carioca de 22 anos é o terceiro do ranking nacional e o 79ª do mundial. O jovem pentatleta também não gostou de seu resultado na etapa brasileira da Copa do Mundo, mas segue na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos.

“Acho as instalações italianas ótimas. No ano passado, competi muito bem e achei tudo incrível. Agora, espero fazer uma prova parecida com o meu desempenho nos treinos e, claro, avançar à Final”, deseja ele, que entra em ação na qualificação masculina, na quinta, 31.

Dentre os sete brasileiros que vão participar da Copa do Mundo da Itália, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Eles também fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ela, Larissa, Priscila e Felipe também recebem a Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. O trio feminino ainda está no Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e integra o Time Brasil cartier replica, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

BRASILEIROS NA COPA DO MUNDO DA ITÁLIA

FEMININO
Larissa Lellys
Priscila Oliveira
Yane Marques

MASCULINO
Danilo Fagundes
Enrico Ortolani
Felipe Nascimento
William Muinhos

PROGRAMAÇÃO DA COPA DA ITÁLIA

Quarta (30 de março): Qualificação feminina
Quinta (31 de março): Qualificação masculina
Sexta (1º de abril): Final feminina
Sábado (2 de abril): Final masculina
Domingo (3 de abril): Revezamento misto

 

« Voltar