» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Mundial Sênior distribuirá 6 vagas para Rio 2016

23/06/2015 05h52
CBPM

Competição começa na próxima segunda, 29, na Alemanha, e terá a participação de cinco brasileiros

A corrida do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos Rio 2016 continuará a partir da próxima segunda, 29, em Berlim, na Alemanha. Na ocasião, terá início o Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno deste ano. A competição irá distribuir seis vagas ao todo para as Olimpíadas do ano que vem, na Cidade Maravilhosa. Serão contemplados os três primeiros colocados tanto do evento individual feminino quanto do masculino do torneio. O Brasil estará nesta disputa com cinco nomes: Enrico Ortolani e Felipe Nascimento, no masculino; e Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino.

Com as vagas distribuídas no Mundial da Alemanha, o Pentatlo Moderno já terá definido 20 dos 72 nomes da modalidade em Rio 2016. Os 12 primeiros classificados foram conhecidos no Campeonato Asiático e da Oceania, no início do mês, na China, e os outros dois na Final da Copa do Mundo, há duas semanas, na Bielorrússia. As 10 vagas (cinco em cada gênero) destinadas aos países das Américas serão distribuídas nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, na próxima semana, no Canadá.

No Mundial Sênior da Alemanha, todos os competidores vão passar pelas cinco provas do Pentatlo Moderno (esgrima, natação, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida) no Parque Olímpico de Berlim. As disputas começam pelo revezamento masculino na segunda e o revezamento feminino na terça, 30. O Brasil só participará dos eventos individuais, a partir de quarta, 1º de julho (qualificação masculina).

Dos cinco pentatletas de nossa delegação, o trio feminino vai para a Alemanha direto da França, onde passa por um camp training de olho na disputa em Berlim. Na capital do país europeu, Yane Marques, prata no Mundial de 2013, vai enfrentar sua quarta competição na temporada, já que participou de três das quatro etapas da Copa do Mundo e da Final do torneio na Bielorrússia. A medalhista de bronze em Londres 2012 e as outras duas pentatletas do time feminino brasileiro chegarão na cidade alemã na segunda.

“Certamente iremos encontrar um nível altíssimo na competição, porque já começou a corrida para a classificação olímpica e ninguém quer perder a chance de garantir a sua vaga”, resume Yane, que comemora o bom momento de sua preparação. “Estou em uma fase muito boa de treinos, principalmente pela oportunidade de passar pela França antes de seguir para a Alemanha”, ela completa.

É big é big!

Já o time masculino brasileiro na Alemanha chega ao país europeu no domingo, 28. O pernambucano Felipe Nascimento, de apenas 21 anos, vem de uma maratona de cinco disputas internacionais apenas neste ano. O número 1 do ranking nacional esteve presente em todas as quatro etapas da Copa do Mundo mais a Copa Pan-Americana, realizada em meados de maio, nos Estados Unidos.

“Meus treinos para o Mundial Sênior continuam seguindo o planejamento normal. Não projetei nada específico para a competição. Apesar de nunca ter competido na Alemanha, espero muito da organização, o que é de costume das disputas realizadas na Europa”, conta Felipe, que também acredita se deparar com um nível elevado nas disputas. “Principalmente por ser um Mundial no ano anterior às Olimpíadas e valendo vaga olímpica”, ele acrescenta.

Já o paulistano Enrico Ortolani, que completa 32 anos no dia que entrará em ação no Mundial, na quarta, 1º, durante a qualificação masculina, já passou por um camp training de esgrima no país europeu. O pentatleta destaca o clima favorável do verão alemão, que terá temperaturas nem muito quentes, nem muito frias.

“Essa competição vai valer três vagas olímpicas por gênero, além de muitos pontos para o ranking. Os melhores do mundo vão estar lá. Será meu primeiro Mundial na modalidade, então estou muito feliz em participar da competição. Vou buscar superação nela”, Enrico destaca.

Dentre os brasileiros que vão competir no Mundial da Alemanha, Felipe foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Ele também faz parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos os cinco pentatletas recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ela, Larissa, Priscila e Felipe também recebem a Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. O trio feminino ainda está no Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos rolex replica watches do Exército (CDE) e integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

MUNDIAL SÊNIOR DA ALEMANHA

29 de junho (segunda) – Revezamento masculino
30 de junho (terça) – Revezamento feminino
1º de julho (quarta) – Qualificação masculina
2 de julho (quinta) – Qualificação feminina
3 de julho (sexta) – Final Masculina
4 de julho (sábado) – Final Feminina
5 de julho (domingo) – Revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro