» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Mundial Sênior de Taiwan terá 148 pentatletas

20/08/2013 15h29
CBPM


Principal torneio da modalidade em 2013 vai reunir grandes nomes em Taiwan; Brasil terá seis representantes, dentre eles a medalhista de bronze em Londres 2012, Yane Marques

Depois de o Pentatlo Moderno dedicar o início da temporada de 2013 e do novo ciclo olímpico da modalidade à Copa do Mundo, o esporte realiza agora o principal torneio do ano para a categoria: o Campeonato Mundial Sênior. Neste ano, a cidade de Kaohsiung, no Taiwan, será a responsável por sediar a competição. A partir desta quarta-feira, 21, 148 pentatletas de 28 países vão se enfrentar durante os sete dias de disputas.

O Brasil estará representado por um time de peso, com Priscila Oliveira, Simone Lima e a medalhista de bronze nos Jogos de Londres, Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos, no masculino. Acostumados a competirem em diversas partes do mundo, já que o Pentatlo Moderno tem representação nos cinco continentes, a delegação brasileira comemora o fato de Taiwan sediar o Mundial Sênior deste ano.

“Apesar de ser uma viagem muito longa, acredito que seja uma ótima oportunidade de competir em um país que tem muitos atletas que praticam a modalidade. Apesar de não estarem entre os mais fortes, é uma grande oportunidade de divulgação e incentivo ao esporte no país”, diz Priscila.

Taiwan não tem um histórico de grande representatividade internacional na modalidade. Mas mesmo assim, o país já sediou importantes competições mundiais, como o Mundial Júnior de 2009 e as edições do Campeonato Asiático de 2003, 2006 e 2012, todas na cidade de Kaohsiung. Agora, o país terá a chance de receber os principais nomes do Pentatlo Moderno, dentre eles campeões olímpicos, medalhistas da Copa do Mundo e de mundiais e outros grandes destaques da modalidade.

A disputa que abre a competição amanhã será a qualificação feminina com 69 competidoras de 25 países em busca de uma das 36 vagas da final entre elas, na sexta, 23. Elas serão divididas em dois grupos. Priscila e Yane ficaram no grupo A e Simone no B. O evento vai contar com todo o pódio feminino do Mundial Sênior do ano passado, realizado em Roma, na Itália: as inglesas Mhairi Spence (ouro) e Samantha Murray (bronze), prata em Londres, e a chinesa Qian Chen (prata), campeã Mundial em 2009.

Mhairi Spence, atual 11ª no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), ainda tem outras grandes conquistas na modalidade. Neste ano, foi bronze na 4ª etapa da Copa do Mundo (Hungria) e no ano passado, além do título no Mundial, foi prata na 1ª etapa da Copa (EUA).

"O Campeonato Mundial tem um grande significado para mim porque ele me deu a minha primeira medalha de ouro individual. Mas não acho que isso coloca mais pressão sobre mim desta vez. Sempre vou para as competições com o desejo de fazer o melhor que posso e querendo chegar ao pódio”, diz Mhairi, de olho nos primeiros lugares do Mundial de Taiwan.

Sete medalhistas olímpicos

Além da inglesa Samantha Murray, atual número 6 do mundo, e da brasileira Yane Marques (5ª no ranking), prata e bronze em Londres 2012, respectivamente, a campeã dos Jogos da Inglaterra, a lituana Laura Asadauskaite, também vai competir no Mundial de Taiwan.

Neste ano, Asadauskaite, que lidera o ranking mundial, já foi vice-campeã da 2ª etapa da Copa do Mundo e da Copa Kremlin (Rússia). Além dessas medalhas, ela tem outras três em mundiais: a prata em 2009 e os bronzes em 2007 e 2011; e mais duas em finais de Copa do Mundo: ouro em 2012 e prata em 2011.

O time de medalhistas olímpicas na disputa feminina do Mundial de Taiwan ainda tem a vice-campeã de Atenas 2004, a letã Elena Rublevska; e a campeã e a medalhista de bronze de Pequim 2008, a alemã Lena Schoneborn e a ucraniana Victoria Tereshuk, respectivamente. Tereshuk, atual número 2 do mundo, já conquistou neste ano a Final da Copa do Mundo.

Na disputa feminina em Taiwan, ainda se destacam a atual medalhista de bronze da Final da Copa do Mundo, a ucraniana Ganna Buriak (3ª no ranking mundial), que neste ano ainda conquistou duas etapas da Copa (3ª e 4ª) e o vice-campeonato Europeu; a atual vice-campeã da Final da Copa, a russa Ekaterina Khuraskina (7); a norte-americana Margaux Isaksen (4), campeã da 2ª etapa da Copa do Mundo e 4ª nos Jogos de Londres; e a húngara Zsofia Foldhazi (8), bronze na 2ª etapa da Copa e atual campeã Europeia e Mundial Júnior.

No lado masculino, do pódio do último Mundial Sênior, estarão o campeão e o medalhista de bronze: o russo Aleksander Lesun (prata nos mundiais de 2010 e 2011) e o sul-coreano Jinhwa Jung, respectivamente. Além deles, o medalhista de bronze de Londres, o húngaro Adam Marosi, atual número 1 do mundo também vai competir.

A fase de Marosi é excepcional, já que somente na atual temporada, conquistou um ouro e duas pratas nas etapas da Copa do Mundo, foi bronze na Final da Copa e conquistou o Campeonato Europeu. O húngaro também tem em seu currículo o Campeonato Mundial de 2009 e o bronze no Mundial de 2011.

A disputa masculina também vai contar com o atual campeão da Final da Copa do Mundo, o francês Valentin Prades (atual número 2 do mundo), bronze na 2ª etapa da Copa deste ano; com o lituano Justinas Kinderis (3), prata na última Final da Copa e bronze no Mundial de 2010; com o russo Ilia Frolov (4), campeão Mundial em 2008, vice-campeão em 2007, ouro na Final da Copa do Mundo de 2012 e prata na Final da Copa em 2010; com o inglês James Cooke (7), ouro na 4ª etapa da Copa do Mundo deste ano; e com o francês Jean-Maxence Berrou (8), bronze na 4ª etapa da Copa.

Calendário do Mundial de Taiwan:

21/08 (Quarta) – Qualificação Feminina
22/08 (Quinta) – Qualificação Masculina
23/08 (Sexta) – Final Feminina
24/08 (Sábado) – Final Masculina
25/08 (Domingo) – Revezamento Misto
26/08 (Segunda) – Revezamento Feminino
27/08 (Terça) – Revezamento Masculino

Brasileiros no Mundial de Taiwan:

Feminino:
Priscila Oliveira
Simone Lima
Yane Marques

Masculino:
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
William Muinhos

VEJA TAMBÉM

Brasil terá 6 representantes no Mundial de Taiwan
Após bronze em Londres 2012, Yane mira Rio 2016
Simone Lima se divide entre Pentatlo Moderno e Naval

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro