» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Mundial Jovem A é encerrado com revezamentos

21/08/2011 19h52
CBPM

Ao lado de 22 duplas, brasileiros Amanda Turute e William Muinhos participam da disputa mista, encerrando participação na Turquia em 18º

Neste domingo, 21 de agosto, os pentatletas que estão participando desde quinta-feira do Campeonato Mundial Jovem A de Pentatlo Moderno, em Istambul, voltaram para o Complexo Esportivo Sinan Erdem para o último dia de disputas da competição, que reúne atletas de 17 e 18 anos. Nas arenas da Turquia, o dia foi de revezamentos: masculino e feminino (com três atletas cada) e misto (um homem e uma mulher), onde o Brasil foi representado.

Amanda Turute e William Muinhos, de 17 e 18 anos, competiram ao lado de outras 21 duplas, se despedindo do torneio em 18º, ao somar 3.840 pontos. Na disputa individual encerrada nesta sexta-feira, os atletas do Rio de Janeiro ficaram em 55º e 14º, respectivamente. A delegação brasileira na Eurásia contou ainda com o pernambucano Felipe Nascimento, 18 anos (63º).

Amanda, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há cerca de dois anos no Rio de Janeiro e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade. Desde o início de julho, Muinhos é o melhor do mundo Jovem A de acordo com ranking da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

Sem passar pela prova de hipismo, não exigida pela categoria, os brasileiros começaram a última disputa na Turquia na piscina. Nadaram os 200 metros livre em 2min09s55, o 14º melhor tempo da prova, somando 1.248 pontos.

Na esgrima, venceram 24 duelos com a espada, o 21º resultado dentre todos, conquistando mais 580 pontos. Na última prova, o combinado, Amanda e William completaram o percurso de três mil metros de corrida intercalados com os as três séries de cinco acertos de tiro em 16min57s38, o 18º tempo do evento (2.012).

No final do dia, o pódio foi encabeçado pelos bielorussos Marharyta Maseikava, 4º no individual, e Aliaksander Biruk (1º), com 4.720 pontos. Depois deles, vieram os franceses Marie Oteiza, 5º, e Nicolas Fayolle, 10º (4.672), seguidos dos norte-americanos Anna Olesinski, 13º, e Lucas Schrimsher, 30º (4.632).

No revezamento masculino, que teve 16 trios, a Coreia do Sul ficou com o ouro (Jinsoo Seong, Woongtae Jun e Minguk Lee), a Polônia a prata (Maciej Baranowski, Sebastian Stasiak e Piotr Lara) e a França o bronze (Andy Genard, Pierre Dejardin, Gauthier Romani).

No feminino, com 12 trios, a Rússia levou a melhor com Anastasia Bugrina, Angelina Marochkina e Ekaterina Makarova. As lituanas Ieva e Emilija Serapinaite e Karolina Guzauskaite ficaram com o segundo lugar e as alemãs Alexandra Bettinelli, Franziska Hanko e Debora Kaiser com o terceiro.

Daqui a três semanas, os brasileiros Felipe Nascimento e William Muinhos têm um novo desafio internacional pela frente. Vão participar do Campeonato Mundial Sênior, na Rússia, ao lado de Luis Magno, Priscila Oliveira, Wagner Romão e Yane Marques. Em novembro, estarão na Argentina para o Mundial Júnior.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro