» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Mundial de Pentatlo Moderno 2011 tem nova sede

31/03/2011 15h18
CBPM

Moscou vai substituir Cairo na competição de setembro

Os pentatletas de todo o mundo vão ter que rasurar suas agendas. É que a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) acabou de divulgar que o Campeonato Mundial Sênior da categoria não acontecerá mais no Cairo, como estava agendado. Por conta das recentes instabilidades políticas no Egito, o torneio foi transferido para Moscou, na Rússia, e também ganhou nova data, passando a ser realizado de 1º a 7 de setembro próximo.

“O Mundial volta à capital russa depois de sete anos, já que a última edição aconteceu por lá em 2004. Neste ano, a competição acontece entre dois importantes eventos para nossos pentatletas: os Jogos Mundiais Militares, em julho no Rio de Janeiro, e o Pan de Guadalajara, em outubro no México”, conta Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Na edição de 2010, em Chengdu, a pentatleta pernambucana Yane Marques chegou à final, conquistando a sexta colocação dentre as 36 atletas que participaram das provas de Esgrima, Natação, Hipismo e o evento combinado de Tiro e Corrida na cidade chinesa. Em Moscou, os três atletas que subirem ao pódio já garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.

Além da nova cidade sede e a nova data, o Mundial deste ano ainda garante outras novidades. Na prova de tiro, no combinado, já foi confirmado o uso de pistolas a laser no lugar do tradicional armamento de chumbinho. Desde que foi aprovado no ano passado, em congresso da União Internacional, a tecnologia vem sendo usada em competições oficiais internacionais.

A novidade já pôde ser sentida por pentatletas de todo o mundo nos últimos Jogos Olímpicos da Juventude, realizado em agosto passado em Cingapura, e na primeira Etapa da Copa do Mundo deste ano, que aconteceu em fevereiro em Palm Springs (Estados Unidos). Já que não é preciso carregar a arma a cada disparo, com o novo apetrecho, os atletas têm conseguido diminuir suas séries de tiro de 17 para 10 segundos.

"A utilização da pistola a laser vem demonstrando ao público que a prova, além de ter alcançado um nível de excelência em termos de tecnologia, tornou-se mais dinâmica, pois o pentatleta não será mais "punido" pelos segundos que perdia carregando a arma. O desempenho dele na exibição de tiro passa a ser integralmente técnico, oferecendo maiores oportunidades de sucesso aos melhores atiradores", acrescenta Helio.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro