» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Marcela Mello é vice-campeã do Pan de Tiro em Casa

Com apenas 15 anos, carioca conquistou a prata no torneio virtual que reuniu 16 competidoras

06/06/2020 18h38
CBPM

A brasileira Marcella Melo foi a vice-campeã do Campeonato Pan-Americano de Tiro em Casa. Com apenas 15 anos, ela conquistou a prata ao encarar a grande final do torneio virtual nesta sexta, 5, contra a mexicana Julia Ventura Romero. Em uma melhor de cinco, a adversária da carioca foi a mais rápida em três séries de cinco acertos no alvo. Marcela marcou um ponto.

Na final desta sexta, Julia começou abrindo dois pontos de vantagem em relação à brasileira, ao atirar em 9 e 7 segundos. Nas duas primeiras séries, Marcela atirou em 13 e 11 segundos.

O ponto da brasileira foi marcado na terceira rodada, quando ela cravou os 7 segundos e a mexicana 16. A vitória de Julia veio na série seguinte, quando ela foi bem rápida e atirou em apenas 6 segundos, enquanto a brasileira cravou os 11.

“A Final não foi como eu esperava, não em quesito de ganhar, mas de resultado pessoal. Tenho consciência de que poderia ter atirado um pouco melhor. Acabei ficando um pouco nervosa e errei um pouco, mas fiquei muito feliz com meu resultado”, Marcella destaca.

QUASE 70 PENTATLETAS

O Pan de Tiro em Casa foi realizado pela Federação Mexicana de Pentatlo Moderno. Além da disputa feminina, o torneio teve evento masculino e infantil, para pentatletas sub-13. No total, foram 66 participantes (21 sub-13, 16 na prova entre as mulheres e 29 entre os homens) de oito países (Brasil Bolívia, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru e Venezuela).

Na disputa tradicional do Pentatlo Moderno, o tiro a laser faz parte de um evento combinado com a corrida, ganhando o nome de laser-run. No Pan, houve apenas o tiro, com cada atleta tendo que completar três ou cinco séries de cinco acertos, atirando a uma distância de 10 metros do alvo. Após cada disparo, o atleta precisava abaixar o braço até a pistola e tocar em uma mesa de apoio, para em seguida erguê-lo novamente.

As provas começaram no último sábado, 30 de maio, com a classificação geral. A partir de então, várias eliminatórias foram sendo realizadas, até a grande final de ontem. Marcela eliminou quatro pentatletas até a disputa desta sexta.

“Foi uma competição muito boa, me diverti bastante e fico muito contente com meu resultado. Serviu para eu ver como realmente estou treinando”, a brasileira avalia.

MÉXICO LÍDER ABSOLUTO

Com 21 pentatletas competindo, o México foi o campeão dos três eventos e liderou com larga vantagem o quadro geral de medalhas. O país da América Central levou três ouros, uma prata e três bronzes.

O Equador, que teve 16 representantes, ficou em segundo com uma prata e três bronzes, seguido do Brasil com a prata da Marcela.

Além da carioca, o Brasil também teve outros quatro pentatletas no torneio, três no masculino e mais uma no feminino. Eles foram deixando a disputa ao longo das eliminatórias.

Marcela foi revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Apesar da pouca idade, ela já participou de diversas competições internacionais, na Argentina, Bulgária e Polônia.

A carioca conquistou o bronze na disputa principal do último Brasileiro, foi ouro no último Sul-Americano Sub-19 e prata Júnior no revezamento misto do Sula Sênior e Jr. do ano passado.

TRAJETÓRIA DA MARCELA

. Classificação geral (sábado): 16 competidoras
5º lugar com o melhor tempo de 8s em três tentativas (8s, 8s e 11s)

. Oitavas de final (segunda) – melhor de 3
Marcela (8s e 9s) 2 x 0 (12s e 14s) Marcela Cuaspud Hernández (Equador)

. Quartas de final (terça) – melhor de 3
Marcela (7s e 10s) 2 x 0 (15s e 12s) Azul Daniela Mondragón (México)

. Semifinal (quinta) – melhor de 5
Marcela (7s, 9s e 8s) 3 x 0 (14s, 13s e 17s) Damaris Garza (México)

. Final (sexta) – melhor de 5
Marcela (13s, 11s, 7s e 11s) 1 x 3 (9s, 7s, 16s e 6s) Julia Ventura Romero (México)

OUTROS BRASILEIROS NA DISPUTA

Masculino

. Victor Aguiar: Top 16
. William Muinhos: Top 16
. João Victor Acioly: Top 32

Feminino

. Ana Clara Bezerra: Top 16

TODOS OS CAMPEÕES

Feminino

OURO: Julia Ventura Romero (México)
PRATA: Marcela Mello (Brasil)
BRONZE: Damaris Garza (México) e Silvia Ventura Romero (México) *

Masculino

OURO: Juan Perez (México)
PRATA: Esau Florido (México)
BRONZE: Jorge Daniel Hernández (México) e Sebastián Juca (Equador) *

Infantil

OURO: Rebeca Hernandez (México)
PRATA: Bayardo Josue Naranjo Vega (Equador)
BRONZE: Maria Sol Naranjo Vega (Equador) e Bara Salazar (Equador) *

* Não houve disputa pelo terceiro lugar após as semifinais


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro