» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Laser-run virtual tem mais de 800 inscritos

Cinquenta e dois países estão participando do torneio; Brasil tem 12 representantes

04/05/2020 21h00
CBPM

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) recebeu incríveis 801 inscrições para a primeira edição do laser-run virtual da entidade. São 52 países participantes, dentre eles o Brasil, que tem 12 nomes no torneio online. A ideia do #LaserHomeRun é manter os pentatletas ativos e unidos durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

As qualificações do torneio acontecem nesta segunda e terça-feira, 4 e 5, e a final na quinta, 7. São sete categorias (sub-11, sub-15, sub-19, Júnior, Sênior, Master 40+ e Master 60+). O Brasil está presente em quatro delas com Marilyn Silva, Master 40+; Danilo Fagundes, Luciana Guimarães e William Muinhos, na Sênior; João Victor Acioly, na Sub-19; e Ana Clara Bezerra, Ana Clara Ferreira, Francisco dos Santos, Isabela Zucchi, Kaio Ribeiro, Maria Eduarda Costa e Rômulo Bandeira, na Sub-15.

“No momento em que todas as atividades da UIPM foram suspensas, as mídias sociais estão desempenhando um papel importante ao permitir que as pessoas se encontrem online, comparem suas atividades de treinamento em casa e se divirtam. Esperamos que o #LaserHomeRun seja uma boa extensão disso”, destaca o ex-pentatleta lituano Andrejus Zadneprovskis, membro do Conselho Executivo de Mídia da UIPM, prata em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008.

Medalhistas olímpicos

Dentre os 801 inscritos, o atleta mais novo tem seis anos e o mais velho 83, o dinamarquês Erik Pock. Há três medalhistas olímpicos: o russo Anatoli Starostin (ouro individual e por equipes em Moscou 1980 e prata por equipes em Barcelona 1992); a francesa Elodie Clouvel (prata em Rio 2016); e a bielorrussa Anastasiya Prokopenko (bronze em Pequim 2008).

Além deles, participam do torneio o egípcio Ahmed Elgendy (ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018); e o inglês Joseph Choong, atual vice-campeão Mundial, ouro na última Final de Copa do Mundo e líder do ranking mundial.

Do total de pentatletas participantes, 52% são homens e 48% mulheres. A Inglaterra é a que tem mais inscritos, com 93 atletas do sexo feminino e 83 do masculino, totalizando 176 nomes.

Adaptações

Ao lado da natação, esgrima e hipismo, o laser-run é uma das provas do Pentatlo Moderno. O evento é o último realizado nas disputas da modalidade olímpica e reúne a corrida e o tiro a laser. Trata-se de um circuito em que o pentatleta alterna séries de acertos de tiro no alvo, intercaladas com corrida. O laser-run, aliás, conta com um Campeonato Mundial desde 2015, além de uma série de eventos ao longo de cada ano.

No formato virtual, a corrida do laser-run foi substituída por polichinelo, agachamento de salto (jumping squat) ou levantamento de joelhos (high knees), dependendo da categoria. A diferença no tiro será a distância entre o alvo e o atleta, que será bem abaixo do máximo tradicional de 10 metros.

Calendário do #LaserHomeRun

. Segunda (4 de maio): Qualificações Master 50+, Master 40+, Júnior, Sênior e Sub-19

. Terça (5 de maio): Qualificações Sub-15 e Sub-11

. Quinta (7 de maio): Finais

Brasileiros na disputa

MASTER 40+
Marilyn Silva

SÊNIOR
Danilo Fagundes
Luciana Guimarães
William Muinhos

SUB-19
João Victor Acioly

SUB-15
Ana Clara Bezerra
Ana Clara Ferreira
Francisco dos Santos
Isabela Zucchi
Kaio Ribeiro
Maria Eduarda Costa
Rômulo Bandeira

Categorias

. Sub-11: 3 séries de 20 polichinelos + tiro a laser a 3m (com as duas mãos)

. Sub-15: 4 séries de 20 polichinelos + tiro a laser a 5m

. Sub-19: 4 séries de 20 agachamento de saltos + tiro a laser a 5m

. Júnior e Sênior: 4 séries de 20 agachamento de saltos + tiro a laser a 5m

. Master 40+: 4 séries de 20 levantamento de joelhos + tiro a laser a 5m

. Master 60+: 3 séries de 20 levantamento de joelhos + tiro a laser a 5m


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro