Imprensa

Notícias

UIPM celebra 70 anos durante congresso no Chipre11/11/2018 17:22


Evento contou com representantes de 80 federações, dentre elas a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) comemorou os 70 anos de fundação da entidade em congresso realizado neste fim de semana, em Limassol, no Chipre. O evento contou com 80 representantes de federações de todo o mundo, dentre eles o presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Helio Meirelles. O encontro discutiu as diretrizes da modalidade para os próximos anos. Como o congresso passou a ser bianual, foi o último antes dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

"Estamos felizes por estarmos aqui no Chipre, onde o Congresso da UIPM acontece pela segunda vez. É uma verdadeira honra para nós ter alguns representantes muito especiais aqui para se juntarem a nós na celebração dos 70 anos da UIPM”, o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann destacou. “Temos um relacionamento próximo com a Federação de Pentatlo Moderno de Chipre e somos gratos a eles e ao Comitê Olímpico de Chipre por sediar este congresso em Limassol".

O evento contou com a presença do presidente da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (Anoc), o kuwaitiano Ahmed Al-Fahad Al-Ahmed Al-Sabah. O gerente de esportes de Verão do COI, Bram Schellekens, fez uma apresentação sobre os preparativos para Tóquio 2020.

“Ficamos muito satisfeitos em ter uma apresentação detalhada de Bram Schellekens, onde ele destacou as prioridades e a visão da Agenda Olímpica 2020 relacionada ao nosso movimento esportivo, continuando a estreita cooperação entre seu departamento e nossa equipe”, o presidente da UIPM comemorou.

Novos membros

O congresso deste ano deu às boas vindas a quatro países que se filiaram à UIPM: Jamaica, Malawi, Paraguai e Uganda. Agora já são mais de 110 nações pelos cinco continentes.

“Tivemos uma boa atmosfera com discussões profundas em um espírito de grande harmonia. O Congresso da UIPM é uma plataforma de informação, especialmente para os nossos novos membros”, Klaus aponta.

Como de praxe, o encontro também definiu as principais competições dos próximos calendários. Dentre elas, está a Final da Copa do Mundo de 2020, que acontecerá em Seul, na Coreia do Sul. Além disso, ficou acertado que a próxima edição do Congresso da UIPM acontecerá na China no ano dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Prêmios

Outro momento aguardado do congresso foi a premiação dos destaques da temporada. Dentre eles, está o melhor pentatleta sênior do ano, prêmio que ficou com o sul-coreano Jun Woongtae, que apenas aos 23 anos é o atual líder do ranking mundial, conquistando a Final da Copa do Mundo de 2014 e se tornando o vice-campeão da última. A melhor no feminino é a experiente bielorrussa Anastasiya Prokopenko, 33, que lidera o ranking entre as mulheres e é a atual campeã Mundial.

O melhor pentatleta Júnior é o egípcio Ahmed Elgendy, 18, que conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. A melhor entre as mulheres na categoria é a italiana Elena Micheli, 19, atual campeã Mundial Júnior e atual campeã do Mundial Universitário.

Campeões do Prêmio Anual da UIPM em 2018

Melhor Competição: Campeonato Mundial, Cidade do México (México)

Melhor Divulgação de Competição: Campeonato Mundial, Cidade do México (México); e Final da Copa do Mundo, Astana (Cazaquistão)

Melhor Novo Organizador: Jogos Asiáticos, Jacarta (Indonésia); e Mundial Júnior, Caldas da Rainha (Portugal)

Melhor contribuição para o esporte: Horacio de La Vega (México)

Prêmio Fair Play: Omar Hossam (Egito)

Treinador do Ano: Eunjong Choi (Coreia do Sul)

Melhor Equipe: França

Melhor Pentatleta Júnior Masculino: Ahmed Elgendy (Egito)

Melhor Pentatleta Júnior Feminino: Elena Micheli (Itália)

Melhor Pentatleta Sênior Masculino: Jun Woongtae (Coreia do Sul)

Melhor Pentatleta Sênior Feminino: Anastasiya Prokopenko (Bielorrússia)

Medalha de Honra: Endre Bondi Kovats (Espanha)

Medalha Pierre de Coubertin: Gen Charalambos Lotta (Chipre)

 

« Voltar

Twitter Facebook

Fale conosco

Apar Comunicação
aparcomunica@gmail.com
(21) 9698-9708 (Ana Paula Domingues)
(21) 9245-8696 (Raimundo Aquino)