Imprensa

Notícias

William Muinhos é o 4º no Open do Japão02/11/2018 14:46


Brasileiro ficou a apenas três pontos do pódio, no torneio que aconteceu em instalações que serão usadas em disputas da modalidade nos Jogos Olímpicos Tóquio 20
20

O Brasil ficou a apenas três pontos de um lugar no pódio do Campeonato Open do Japão de Pentatlo Moderno, que acabou nesta sexta-feira, 2. O carioca William Muinhos, 25, ficou em quarto lugar dentre os 29 pentatletas que participaram da disputa masculina, depois de conquistar 1.450 pontos. O terceiro colocado, o japonês Tomoya Miguchi, 32, fez 1.453. Os outros lugares do pódio também foram ocupados por atletas da casa, com o ouro indo para Hikaru Shimano, 30, que somou 1.479 pontos, e a prata para Tomoyuki Ono, 33, que teve 1.474.

Quase todas as disputas da competição aconteceram em arenas que serão usadas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. É o caso do Musashino Forest Sports Plaza (que na Olimpíada vai sediar a esgrima tradicional) e do Estádio de Tóquio (que terá a natação, esgrima bônus, hipismo e o laser-run). As provas entre os homens foram realizadas na quarta, 31 de outubro, e na quinta, 1º. No evento, além do brasileiro e de japoneses, claro, também havia atletas de Taiwan.

William começou a disputa pela esgrima, onde teve o melhor desempenho dentre todos os competidores. Na luta com a espada, o carioca venceu 21 duelos e perdeu apenas sete, garantindo 256 pontos. Na natação, o brasileiro nadou os 200 metros estilo livre em 2min09s, conquistando 292 pontos. No laser-run, que encerrou o primeiro dia de provas, ele terminou as quatro séries de 800 metros de corrida, intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em 11min40s52, somando 600 pontos.

Percurso zerado

O segundo dia do evento masculino do Open do Japão aconteceu na quinta e foi reservado ao hipismo. A prova de saltos com o cavalo foi isolada dentre as demais modalidades porque o local do evento ficava a duas horas da capital japonesa. Na disputa, William obteve a pontuação máxima, sem derrubar nenhum obstáculo e cometer nenhuma penalidade (300 pontos).

Morando na França desde o início do ano, o brasileiro vai focar agora na competição-alvo do ano: o Campeonato Pan-Americano, que vai começar no próximo dia 27 e vai até 2 de dezembro, em Lima, Peru. O torneio vai servir de evento-teste do Pentatlo Moderno para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

William foi revelado no Penta-Jovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para descobrir e formar novos nomes na modalidade olímpica. Ele recebe o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte e faz parte da Comissão de Desportos da Aeronáutica, como Terceiro Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

« Voltar

Twitter Facebook

Fale conosco

Apar Comunicação
aparcomunica@gmail.com
(21) 9698-9708 (Ana Paula Domingues)
(21) 9245-8696 (Raimundo Aquino)