Imprensa

Notícias

Danilo Fagundes e Stephany Saraiva vão ao Mundial05/09/2018 10:39


Competição começa no México, a partir desta sexta, 7, e vai celebrar também a primeira comemoração anual do Dia do Pentatlo Moderno

O Brasil estará presente no Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno, que começará nesta sexta-feira, 7, na Cidade do México, no país da América do Norte. O país estará representado por Danilo Fagundes, 30, e Stephany Saraiva, 23. O torneio, que vai até o próximo dia 13, também vai marcar a celebração do primeiro Dia do Pentatlo Moderno, que será comemorado no domingo, 9, seguindo calendário da federação que rege à modalidade, a UIPM.

Os dois brasileiros vão competir no México uma semana depois de participarem do Open de Pentatlo Moderno de Santos, que aconteceu no último fim de semana. Danilo, inclusive, foi o tricampeão do torneio, que chegou à sua terceira edição, recebendo, pela primeira vez, pentatletas estrangeiros.

“Tive desempenhos homogêneos nas provas”, o pentatleta resume sua participação na competição do litoral paulista, contando que embarca para o México no domingo, 9. “O Mundial é uma prova importante, já que lá estarão os melhores do mundo”.

As provas no México vão acontecer no Campo de Marte, área militar da capital mexicana, distribuindo 21 medalhas. A disputa de estreia do torneio será o revezamento feminino, seguido do revezamento masculino no sábado, 8, do revezamento misto no domingo e dos eventos individuais a partir de segunda, 10, com as mulheres.

“O México não tem um bom histórico de organização de competição com alto nível de qualidade e o desafio da altitude será interessante”, avalia Danilo, sobre a capital mexicana estar a mais de 2 mil metros acima do nível do mar. “Os treinos foram bem intensos e técnicos e espero representar da melhor maneira possível o meu país e sair de lá com uma vitória”.

Revelados no PentaJovem

Assim como Danilo, Stephany também participou do Open de Santos. Lá, ela conquistou o bronze, repetindo os desempenhos de 2016 e 2017. Também como o colega de delegação no México - e de treinamento no Rio de Janeiro -, a pentatleta foi revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).

Stephany viaja para o México um dia antes do início do torneio, nesta quinta-feira, 6. Ela também vê o Mundial Sênior como um importante torneio do calendário.

“Por ser um Mundial por si só sempre será uma competição muito importante”, conta, fazendo a mesma ressalva da altitude, apontada pelo colega Danilo. “Não tive nenhuma mudança radical nos treinos para a competição e espero que tudo ocorra bem”.

Além de serem formados no PentaJovem, Danilo e Stephany também recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Ela ainda faz parte da Comissão de Desportos da Marinha, como Terceiro Sargento.

Dia do Pentatlo Moderno

A edição deste ano do Mundial Sênior será diferenciada, já que vai acontecer durante as comemorações da primeira edição do Dia do Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin. A homenagem ao nome da data é para o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e criador da modalidade, o francês Barão de Coubertin.

A celebração foi aprovada unanimemente durante o Congresso anual da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) do ano passado.

"Normalmente, os Jogos Olímpicos - a cada quatro anos - nos proporcionam nossa melhor oportunidade de mostrar nosso maravilhoso esporte e nos conectar com o resto do mundo. Agora, podemos usar o Dia do Pentatlo Moderno para conseguir isso todos os anos”, o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann, destacou na ocasião da aprovação da data.

MUNDIAL DO MÉXICO

Sexta (7 de setembro): Revezamento feminino
Sábado (8 de setembro): Revezamento masculino
Domingo (9 de setembro): Revezamento misto
Segunda (10 de setembro): Qualificação feminina
Terça (11 de setembro): Qualificação masculina e esgrima tradicional da final feminina
Quarta (12 de setembro): Final feminina e esgrima tradicional da final masculina
Quinta (13 de setembro): Final masculina

 

« Voltar

Twitter Facebook

Fale conosco

Apar Comunicação
aparcomunica@gmail.com
(21) 9698-9708 (Ana Paula Domingues)
(21) 9245-8696 (Raimundo Aquino)