Imprensa

Notícias

Ieda Guimarães faz camp training na Espanha11/07/2018 10:59


De olho nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, brasileira passou uma semana em treinamento com o renomado técnico francês de esgrima Daniel Levavasseur

A pentatleta Ieda Guimarães, 17, segue firme e forte em sua preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, que terão disputas do Pentatlo Moderno de 12 a 16 de outubro, na capital argentina. Com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na última semana, a brasileira fez um camp training de sete dias em Amposta, na Espanha. O foco no treinamento foi a esgrima e teve um treinador de peso: o renomado Mestre D’Armas francês Daniel Levavasseur.

Além de Ieda, o camp contou com 34 atletas, de países como Austrália, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, França, Inglaterra, do próprio Brasil e, claro, da Espanha. Além da carioca, de pentatletas, também estiveram presentes os franceses Elodie Clouvel, de 29 anos, medalhista de prata em Rio 2016, e Valentin Belaud, 25, campeão Mundial de 2016; e a inglesa Francesca Summers, 22, campeã Mundial Júnior de 2015 e vice-campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014.

“Os treinos foram ótimos e de muito aprendizado. Apesar de cansativo, sei que voltei de lá com uma bagagem boa e espero conseguir aplicar tudo o que aprendi”, Ieda celebra. “O foco do treino foi a esgrima, mas como não podia ficar sem treinar os outros esportes, meu técnico me passava os treinos das outras modalidades”, conta.

Rotina intensa

A rotina de Ieda na Espanha foi realmente muito intensa. Ela praticamente ficou os sete dias do camp dentro do Centro de Tecnificacion Deportiva, localizado no balneário espanhol, onde treinava e estava hospedada. A pentatleta viajou ao país europeu com o instrutor de esgrima do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro, o Mestre D’Armas Guilherme Giffone.

Lá, a carioca mantinha uma rotina de mais de 10 horas de treinamentos, com intervalos para o almoço e a janta. Ela começava às 8h com a corrida; às 10h tinha lições individuais e assaltos livres de esgrima; e às 11h30 nadava, até uma pausa para a primeira refeição, por volta de 13h30.

Os treinamentos eram retomados às 15h com mais esgrima, desta vez com exercícios de fundamentos e assaltos dirigidos; e às 17h30 Ieda fazia relaxamento com hidromassagem, até a segunda refeição, por volta das 19h45. E depois? Sono!

“Ela teve a oportunidade de treinar com atletas de altíssimo nível, vivenciando um ritmo de jogo e treino muito mais intenso e recebendo lições individuais diárias e longas. Além de receber lições do mestre Daniel Levavasseur”, destaca Giffoni.

Saldo positivo

Com apenas 17 anos, Ieda é a atual quarta colocada no ranking nacional de Pentatlo Moderno. A pentatleta foi revelada no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica.

A brasileira está tendo uma temporada intensa. Ela esteve presente na primeira etapa da Copa do Mundo, em março, no Egito; no Mundial Jovem, em abril, em Portugal; no Troféu Internacional Jovem, também em Portugal, só que em maio; e nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, em junho, na Bolívia.

No torneio continental, ela conquistou duas medalhas: o bronze na disputa individual e o ouro no revezamento misto, ao lado do colega de treinamento Victor Aguiar, 20.

“Nós fomos muito bem recebidos na Espanha. O mestre Daniel nos deu toda a atenção possível e a experiência foi muito positiva em todos os aspectos: técnico, físico e emocional. As instalações são excelentes e garantiram o bom desempenho do programa”, Giffoni comemora.

Ieda garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude da Argentina por ter sido a melhor pentatleta sul-americana no Campeonato Pan-Americano, disputado em setembro passado, no México.

Será a segunda vez que o Brasil terá representantes no torneio do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na primeira edição da competição, Cingapura 2010, o país foi representado por William Muinhos, hoje com 24 anos e atual líder do ranking nacional masculino, e Mariana Laporte, que faz parte da equipe de treinadores do CT da CBPM no Rio.

Marinana e William também foram revelados no PentaJovem. Ela ainda é presidente da Comissão de Atletas do Pentatlo Moderno.

 

« Voltar

Twitter Facebook

Fale conosco

Apar Comunicação
aparcomunica@gmail.com
(21) 9698-9708 (Ana Paula Domingues)
(21) 9245-8696 (Raimundo Aquino)