» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Ieda Guimarães participa da estreia do Estádio de Pentatlo Moderno nas Olimpíadas

Em Tóquio, as cinco provas do esporte aconteceram pela primeira vez nos Jogos em uma única arena

06/08/2021 19h51
Odenir Fonseca

Ieda no tiro a laser (Miriam Jeske/COB)

Os Jogos Olímpicos de Tóquio entraram para a história do Pentatlo Moderno. Pela primeira vez em uma Olimpíada, as cinco provas do esporte (natação, esgrima, hipismo e laser-run) foram realizadas em uma única arena, chamada de Estádio de Pentatlo Moderno. A brasileira Ieda Guimarães, 20, esteve presente nesse momento único para a modalidade criada pelo francês Pierre de Coubertin, que também fundou os Jogos Olímpicos da Era Moderna.

As primeiras disputas no Estádio de Pentatlo Moderno, que foi montado no Estádio de Tóquio (que também teve partidas de futebol e sediou o rugby), aconteceram nesta sexta-feira, 6, com as últimas provas do evento feminino. Ieda ficou em 36º, depois de ter problemas no hipismo e no laser-run. Sem pontuar nas duas modalidades, ela somou 430 pontos.

A grande campeã olímpica foi a britânica Kate Franch, 30, que conquistou 1.385 pontos. Em maio, French foi ouro na Final da Copa do Mundo, disputada na Hungria. Ela também tem em sua trajetória várias outras medalhas em etapas da Copa, além do bronze no Mundial de 2019. Nos Jogos do Rio, em 2016, a britânica ficou em 5º lugar.

A prata foi conquistada por uma veterana na modalidade, a lituana Laura Asadauskaite, 37, que somou 1.370 pontos. Na última disputa do dia, o laser-run, Asadauskaite largou em 13º, cruzando a linha de chegada em segundo.

A lituana foi campeã olímpica em Londres 2012, quebrando agora uma sina da modalidade de não haver atletas já medalhas nos Jogos em novos pódios olímpicos. Em Rio 2016, ela foi a 30ª, quando não conseguiu pontuar no hipismo.

Já o bronze ficou com a húngara Sarolta Kovacs, 30, que chegou aos 1.368 pontos. Até então, Kovacs era a 46ª do ranking mundial, tendo sido campeã Mundial em 2016 e prata na Final da Copa do Mundo de 2018. Nos Jogos do Rio, ela foi a 16ª.

Ieda ponto a ponto

Em Tóquio, a brasileira Ieda Guimarães foi a quarta mais jovem dentre as 36 pentatletas olímpicas. Em sua primeira Olimpíada, Ieda só foi mais velha do que a egípcia Amira Kandil, que tem 18 anos, a chinesa Mingyu Zhang (19) e a húngara Michelle Gulyas, que também tem 20, mas é dois meses mais nova.

Assim como os demais competidores, a carioca começou a disputa nos Jogos ontem, 5, pelo ranqueamento da esgrima, que aconteceu na Musashino Forest Sport Plaza, que também sediou o badminton em Tóquio. No duelo com a espada, quando todos os competidores se enfrentam, totalizando 35 lutas para cada um, Ieda teve 14 vitórias e 21 derrotas, que lhe garantiram 184 pontos.

Na natação, disputada hoje, já no Estádio de Pentatlo Moderno, Ieda nadou os 200 metros estilo livre em 2mi32s16, na piscina curta (25 metros). O resultado deu 246 pontos para a brasileira.

Na esgrima bônus, a brasileira perdeu o único duelo que teve, com a mexicana Mariana Arceo, 27, que conseguiu três vitórias na prova. A rodada bônus da esgrima é o segundo evento da luta com a espada do Pentatlo Moderno, quando as pentatletas têm a oportunidade de somar pontos à classificação geral.

No hipismo, Ieda teve problemas com a égua Caleansiena Yh. Durante o percurso, a brasileira caiu duas vezes, sendo eliminada da prova, fazendo com que ela não pontuasse na equitação.

A carioca também não pontuou na última prova, o laser-run, que reúne quatro séries de cinco acertos de tiro a laser, intercaladas com 800 metros de corrida.

A vez dos homens

Depois da disputa feminina, o Pentatlo Moderno em Tóquio terá os últimos eventos entre os homens neste sábado, 7. Até então, com apenas o ranqueamento da esgrima finalizado, o britânico Joseph Choong, 26, e russo Alexandre Lifanov, 25, lideram a corrida olímpica com 250 pontos cada. O bielorrusso Ilya Palazkov, 26, e o lituano Jutinas Kinderis, 34, vêm logo depois com 244 pontos.

O evento masculino do esporte no Japão também conta com o medalhista de prata em Londres 2012, o húngaro Adam Marosi, que até então está em 10º, com 220 pontos. Mas tudo pode acontecer amanhã, já que há ainda muitos pontos em jogos e imprevistos podem acontecer, como na disputa entre as mulheres.

A representante do Brasil do Pentatlo Moderno de Tóquio foi revelada pelo PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.

Ieda também faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos da Marinha (CDM), e ainda recebe o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. No Japão, ela esteve acompanhada do seu técnico de hipismo, Erick Nascimento.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro