» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Guadalajara inaugura instalações do Pentatlo

25/06/2011 23h41
CBPM

Cidade do Pan recebeu o Campeonato Norceca com atletas das três Américas. O Brasil foi representado por Danilo Fagundes e William Muinhos

Guadalajara deu o pontapé inicial para o Pentatlo Moderno nos Jogos Pan-Americanos deste ano. Neste fim de semana, a cidade mexicana foi palco do Campeonato Norceca da categoria. Como é um ‘evento-teste’ para o Pan, a competição oficial para países das Américas do Norte e Central contou também com atletas sul-americanos. O Brasil esteve representado por Danilo Fagundes e William Muinhos.

Nos três dias de disputas, o torneio reuniu 24 atletas no feminino e 31 no masculino. As provas de hipismo e o evento combinado de tiro e corrida aconteceram no Club Hípica, arena onde em outubro 40 pentatletas das Américas (24 homens e 16 mulheres) vão passar pelas cinco modalidades do Pentatlo Moderno. A esgrima aconteceu no ginásio Code II, que abrigará o judô, o taekwondo e as lutas. Já a natação foi realizada dentro da Unidade Esportiva Code Alcalde, que teve o ginásio Domo do Code construído para o basquete e o tênis de mesa.

Na disputa individual masculina do Norceca 2011, realizada neste sábado, 25 de junho, William Muinhos ficou em 15º com 5.280 pontos e Danilo Fagundes em 29º com 4.372. Os dois atletas foram revelados pelo PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de dois anos em Recife e no Rio de Janeiro para a formação de novos nomes na modalidade.

Na primeira prova do dia em Guadalajara, a esgrima, William venceu 11 duelos e perdeu 19, conquistando 720 pontos. Danilo ficou logo atrás com 10 vitórias e 20 derrotas (692). Na natação, Muinhos nadou os 200 metros livre em 2min14s20, levando 1.192 pontos, e Fagundes em 2min16s23 (1168).

O hipismo foi decisivo para Danilo. O atleta não conseguiu terminar a prova, sendo penalizado por algumas faltas, onde obteve 360 dos 1.200 pontos possíveis. Já William derrubou apenas dois obstáculos, conseguindo 1.160 pontos.

No evento combinado, Fagundes teve um bom desempenho. O carioca largou em penúltimo, mais de cinco minutos após o primeiro atleta a iniciar a prova e terminou as três séries de tiro e os três quilômetros de corrida no 15º melhor tempo. Fez 11min50s, o suficiente para ficar com 2.152 pontos. Muinhos completou a prova em 11min38s (2208).

Na classificação final, o México fez dobradinha no pódio com Abraham Camacho em primeiro (5.764 pontos) e Alvaro Sandoval em segundo (5.660). A medalha de bronze ficou com o norte-americano Robert Bremer (5.544).

No Pan do México, o Pentatlo Moderno brasileiro estará representado pelo seu principal nome, a pernambucana Yane Marques, e sua conterrânea Priscila Oliveira. As duas atletas fazem parte do centro de treinamento da CBPM em Recife, o Salesiano/Powerade-PE, e integram a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Já no masculino, os atletas Luis Magno (CDE-RJ) e Wagner Romão (CDE-RJ) são os que vão usar o uniforme verde e amarelo em outubro em Guadalajara.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro