» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Final masculina emocionante marca evento-teste

13/03/2016 02h28
CBPM


Disputa entre os homens na segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade foi definida nos últimos instantes da última prova; o sul-coreano Woongtae Jun levou a melhor

Uma disputa eletrizante marcou a final masculina do evento-teste do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos Rio 2016, neste domingo, 13. Diferentemente do que se viu na competição entre as mulheres, neste sábado,12, a chuva deu uma trégua e apesar de ameaçar cair, só ficou na promessa no penúltimo dia da segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade, que está sendo disputada desde quinta, 10, no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste da Cidade.

Bom para os 36 finalistas que puderam aproveitar o clima ameno para dar o máximo de si. E foi isso que foi visto no Centro Aquático e no Estádio de Deodoro. Principalmente na prova que definiu a disputa, o combinado de tiro a laser e corrida. Sem brasileiros na competição, o evento teve séries emocionantes e o pódio entre os homens só foi definido nos instantes finais.

Na largada do combinado, o egípcio Omar El Gesiry saiu na frente, apenas quatro segundos antes do então segundo colocado, o russo Maksim Kustov. O terceiro a começar o combinado, o chinês Jianli Guo saiu praticamente junto de Maksim, apenas um segundo depois. O segundo grupos de atletas largou pelo menos 10 segundos distante do primeiro. Mas nada que definisse a competição.

Depois da segunda série de tiro e corrida, um pelotão de pelo menos seis atletas se mantinha praticamente juntos. Além de Omar, Maksin e Jianli, ele também tinha o húngaro Adam Marosi, prata em Londres 2012, que largou em quarto, o sul-coreano Woongtae Jun, atual campeão do torneio Campeão dos Campeões e ouro na Final da Copa do Mundo de 2014, que saiu em sexto, e o guatemalteco Charles Fernandez, ouro nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, que largou em sétimo. Daí para o início da última volta, o que se viu foi um revezamento na liderança.

Mas a partir dos últimos 800 metros de percurso, os pentatletas aumentaram o ritmo na corrida e o pódio foi se definindo. Woongtae pulou para a liderança, sendo pressionado a todo o momento por Omar. Os primeiros lugares ficariam entre eles. A disputa foi tamanha que, no final, o sul-coreano cruzou a linha de chegada apenas um segundo a frente do egípcio. Marosi fechou o pódio oito segundos depois, com uma boa vantagem entre o quarto colocado, o guatemalteco Charles Fernandez.

"Estou tão feliz porque após o Campeão dos Campeões prometi que iria ser melhor neste ano. Agora, tenho bastante tempo até agosto para me preparar com bastante força na Coreia para os Jogos Olímpicos”, destacou o jovem campeão da Copa do Mundo, de apenas 20 anos.

Irradiante com a medalha de prata, o egípcio Omar El Gerizy não escondia a felicidade da conquista desde a linha de chegada do combinado à cerimônia de entrega das medalhas. O irmão, Amro El Gesiry, quase dois anos mais novo e que foi campeão na primeira etapa, há menos de um mês no Egito, também competiu, ficando em 21º aqui no Rio.

“É a primeira medalha de Copa do Mundo individual da minha vida e eu não consigo explicar o quanto estou feliz. Estou tão orgulhoso de mim mesmo e do meu irmão. Estamos nessa luta dura há 16 anos neste esporte e ele nos agracia agora. Isso só me dá mais sede de mais e mais. É um grande passo para uma medalha olímpica, mas não posso ficar muito animado porque ainda tenho que garantir a minha vaga e a temporada é muito longa”, destaca Omar.

Revezamento encerra o evento-teste

Quem também ficou satisfeito com a final masculina do evento-teste do Pentatlo Moderno para Rio 2016 foi o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o alemão Klaus Schormann. O dirigente gostou de ver a emocionante disputa entre os homens e destaca o hipismo dentre as cinco provas do programa.

“Foi realmente um padrão olímpico, com tudo em harmonia entre atletas e cavalos. Vimos competidores que estão se preparando para fazer uma equitação com suas reais capacidades. Diria que o evento masculino da Copa do Mundo foi muito bem sucedido e que acabou sendo melhor do que o ontem das mulheres por causa do clima. Foi um bom teste e vamos trabalhar os detalhes nos próximos meses para termos um grande show em agosto”, garante Klaus.

Antes do início das provas da final masculina deste domingo, as campeãs da disputa feminina, a italiana Claudia Cesarini (ouro), a alemã Lena Schoneborn (prata) e a russa Donata Rimsaite (bronze) receberam as medalhas da competição. A cerimônia de premiação delas não pode acontecer no final da prova delas por causa do temporal que caia sobre o Estádio de Deodoro.

E após quatro dias de intensas disputas, a Copa do Mundo e Pentatlo Moderno do Brasil chega ao fim nesta segunda, 14, com o revezamento misto. A disputa não faz parte do programa olímpico, mas é muito tradicional nas demais competições da modalidade.

Nela, um pentatleta homem e uma mulher se juntam e se revezam em todas as cinco provas do esporte. O evento vai contar com oito duplas e o Brasil estará representado por Danilo Fagundes e Stephany Saraiva.

TOP 6 DA FINAL MASCULINA DO EVENTO-TESTE

1. Woongtae Jun (Coreia do Sul): 1.472 pontos
2. Omar El Gesiry (Egito): 1471
3. Adam Marosi (Hungria): 1.463
4. Charles Hernandez (Guatemala): 1.456
5. Ismael Hernandez Uscanga (México): 1.451
6. Christian Zillekens (Alemanha): 1.448


PROGRAMAÇÃO DA COPA DO MUNDO DO BRASIL

Segunda-feira (14/03) – Revezamento misto

11h – Natação – Centro Aquático
12h15 – Esgrima Ranking Round – Arena da Juventude
14h30 – Esgrima Bonus Round – Estádio de Deodoro
16h – Hipismo – Estádio de Deodoro
18h30 – Combinado – Estádio de Deodoro
19h10 – Cerimônia de Premiação – Estádio de Deodoro

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro