» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Final da Copa do Mundo reúne estrelas em Londres

10/07/2011 10h45
CBPM

Na capital inglesa, pentatletas competiram nas instalações que serão usadas na modalidade durante os Jogos Olímpicos de 2012

Neste fim de semana, a Inglaterra foi palco de uma das principais competições do Pentatlo Moderno mundial: a final da Copa do Mundo. Na capital inglesa, 71 nomes de peso e de 19 países (36 homens e 35 mulheres) se enfrentaram nas instalações que serão usadas na modalidade durante as Olimpíadas de 2012. O Brasil foi representado pelo seu principal nome na categoria, Yane Marques. Em uma disputa de altíssimo nível, a pernambucana ficou em 16º com 5.012 pontos na prova feminina, realizada neste domingo, 10 de julho.

Assim como os demais competidores, a atleta do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno em Recife, o Salesiano-Powerade/PE, e da Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ) passou pela esgrima e a natação no centro esportivo Crystal Palace, que será a base de treinamento da delegação brasileira em 2012. O hipismo e o evento combinado de tiro e corrida foram realizados no Greenwich Park, parque real que receberá a modalidade nos Jogos de Londres.

Yane, que acabou de assumir a quarta colocação no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), chegou à grande final após passar pelas quatro etapas do torneio (Estados Unidos, Itália, Hungria e China) e ficar no quarto lugar geral.

Na primeira prova do dia, a esgrima, a atleta venceu 17 duelos, o 12º melhor desempenho, somando 832 pontos. Na natação, fez o 5º tempo, nadando os 200 metros livre em 2min14s30, conquistando mais 1.192 pontos. Alcançou a mesma posição no hipismo, onde derrubou apenas um obstáculo (1.180).

A atleta foi para o evento combinado na sexta colocação. Na prova, fez as três séries de cinco acertos de tiro, alternadas com os três quilômetros de corrida, no 25º tempo, em 13min46s15 (1.808 pontos). Com a pontuação total de 5.012, terminou em 16º na classificação geral.

O pódio foi encabeçado pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), a alemã Lena Schoneborn (5.308 pontos), que conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo. A prata ficou com a lituana Laura Asadauskaite (5.284) e o bronze com a francesa Elodie Clouvel (5.252).

Na disputa masculina, que aconteceu neste sábado, o ouro foi conquistado pelo húngaro Robert Kasza, campeão também em 2008. Já os segundo e terceiro lugares foram do russo Aleksander Lesun e do inglês Nicolas Woodbridge, respectivamente.

Os dois campeões, a alemã Lena Schoneborn e o húngaro Robert Kasza, garantiram vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro