» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Felipe Nascimento conquista vaga para Rio 2016

07/06/2016 23h59
CBPM


Líder do ranking nacional, pernambucano de 22 anos ocupará vaga que o Brasil tem direito por sediar a competição; com Yane Marques, país terá dois nordestinos nos Jogos

O Pentatlo Moderno terá mais um representante brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além da medalhista olímpica bronze em Londres 2012 Yane Marques, o país também terá Felipe Nascimento competindo com as cores verde e amarelo na capital fluminense daqui a dois meses. O pernambucano de 22 anos conquistou a vaga que o Brasil tem direito por sediar as Olimpíadas.

A classificação de Felipe nos Jogos veio na última semana quando ele foi confirmado líder do ranking nacional em 1º de junho, critério estabelecido pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) para a definição da vaga. O pernambucano vem se mantendo no topo do ranking nacional há pelo menos dois anos, desde que conquistou a medalha de ouro na primeira participação do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago 2014.

“Em 2014 passei por um momento bem difícil da minha vida, mas a partir dele só amadureci e me fortaleci na minha carreira esportiva”, Felipe relembra a perda do pai. “Fui mantendo uma evolução constante nos treinos e competições, comecei a ter resultados mais expressivos e tudo foi acontecendo naturalmente. Sempre pensava em fazer o melhor de mim em cada competição, aos poucos fui ganhando posições no ranking nacional e quando me dei conta já liderava o ranking brasileiro”, ele completa.

Revelado no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém no Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco para a descoberta a formação de novos talentos na modalidade, Felipe tem mantido resultados expressivos no atual ciclo olímpico. Ainda na categoria Júnior, até os 21 anos de idade, o pentatleta já mostrava que competia de igual com atletas mais experientes.

De 2013 pra cá, além do ouro em Santiago 2014, Felipe foi campeão Brasileiro em 2014 (tanto no torneio de inverno quanto no de verão), vice-campeão Sul-Americano em 2013, bronze no Norceca de 2014, vice no último Brasileiro de Inverno e bronze no último Brasileiro de verão.

“Essa vaga veio de muita força de vontade, paciência e dedicação, mas ninguém consegue nada sozinho. Várias pessoas me ajudaram nesse processo e tenho que agradecê-las: a Confederação Brasileira por ter me apoiado desde o começo, assim como toda a equipe técnica de treinadores do projeto PentaJovem de Recife, em especial ao meu coordenador técnico Michael Cunningham; a Força Aérea Brasileira por ter acreditado no meu potencial; e a todos os familiares, amigos e noiva que sempre me apoiaram nessa minha vida de atleta. Todos eles foram fundamentais para essa conquista da vaga olímpica”, ele agradece.

Treinos e mais treinos

Na atual temporada, Felipe esteve presente em oito competições internacionais, roubando a cena no Aberto da Espanha, onde conquistou a medalha de bronze, em fevereiro. No Pan/Sul-Americano, realizado em março, na Argentina, Felipe foi bronze Sul-Americano, além de ter conquistado outras duas medalhas em eventos por equipes (bronze no Pan e ouro no Sula).

Agora que o pernambucano tem a vaga garantida para os Jogos, os próximos 60 dias serão de intensa preparação. Para chegar às Olimpíadas em sua melhor forma, ele vai se dividir entre Pernambuco e o Rio de Janeiro nos treinamentos.

“Continuarei meus treinos em Recife com toda minha equipe técnica e também farei alguns camp trainnings no Rio. Daqui até os Jogos será só treino, dedicação e disciplina para eu fazer uma boa apresentação nas Olimpíadas”, o pentatleta conta.

A revelação de que Felipe Nascimento vai representar o Brasil em Rio 2016 veio em um momento em que a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) está definindo os últimos nomes da modalidade para os Jogos. Depois de sete seletivas, a entidade divulgou a última relação de classificados via o ranking mundial de 1º de junho.

Nela, viu-se que Alemanha, China, Coreia do Sul, Egito, Hungria, Inglaterra, Lituânia e Rússia classificaram mais de dois pentatletas na disputa feminina e/ou na masculina. Como a regra da qualificação determina que cada país só poderá ter, no máximo, dois pentatletas por gênero nas Olimpíadas, esses países vão ter que decidir quem vai ficar com as vagas. Uma nova relação de classificados será divulgada no próximo 16 de junho.

O Pentatlo Moderno nos Jogos do Rio terá 72 competidores, 36 em cada gênero, e contará apenas com disputas individuais. As provas da modalidade vão acontecer nos dias 18, 19 e 20 de agosto na Arena da Juventude (esgrima tradicional), Centro Aquático (natação) e Estádio de Deodoro (esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida), todas no Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste da cidade.

Felipe Nascimento recebe a Bolsa Atleta do Ministério do Esporte e a Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. Ele também faz parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro