» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Evento Sênior do Brasileiro contará com tricampeã

26/09/2013 04h00
CBPM


Priscila Oliveira vai atrás do tetra no dia 5 de outubro, no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio; entre os homens, o destaque é o líder do ranking http://www.childsplayadventureland.co.uk/test.php?page=cartier-copies.htmlnacional Danilo Fagundes

O Rio de Janeiro se prepara para receber a principal competição nacional de Pentatlo Moderno do país: o Campeonato Brasileiro. Neste ano, o torneio será realizado no dia 5 de outubro, no Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste da capital fluminense. Será um dia todo dedicado às disputas das três categorias do esporte: Jovem, Júnior e Sênior. São 14 eventos e 42 medalhas em jogo.

Atrás desse grande número de medalhas, estarão cerca de 100 pentatletas de mais de cinco estados. A competição vai reunir nomes de peso do Pentatlo Moderno nacional, principalmente nas disputas da categoria Sênior, a principal da modalidade. Um desses nomes é o da pernambucana Priscila Oliveira, que conquistou o tricampeonato Brasileiro no ano passado.

Aos 25 anos, Priscila, aliás, está acostumada a colecionar títulos. Número 2 do ranking nacional e 19ª melhor do mundo segundo a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), a pentatleta ainda tem um bicampeonato Sul-Americano (2000 e 2011), um ouro por equipes nos Jogos Mundiais Militares (Rio 2011) e um vice-campeonato Pan-Americano, conquistado no início de julho na República Dominicana.

Vice-campeonato esse que coroou a intensa temporada que a pernambucana está tendo em 2013. Até o momento, Priscila participou de três etapas da Copa do Mundo (EUA, Brasil e China), conseguindo se classificar para a Final do torneio, em junho na Rússia, esteve na Copa Kremlin (Rússia), no Pan da República Dominicana e no Mundial Sênior, no último mês, em Taiwan.

No torneio do país asiático, principal competição internacional do Pentatlo Moderno em 2013, infelizmente ela não avançou à Final. No entanto, com o 43º lugar melhorou seu desempenho em relação ao 53º do Mundial de 2012. Deixando as competições que já passaram para trás, a pentatleta mira o tetracampeonato daqui a pouco mais de uma semana.

“Apesar de ter melhorado minha posição no Mundial, não gostei do meu desempenho em algumas provas. Mas no esporte é assim: temos dias e dias. No Brasileiro do ano passado, competi em um dia abençoado em todas as provas e me sai muito bem. Estava bem preparada para a disputa, por isso o tri foi ótimo. Nesse ano, já gostei de a competição ser em Deodoro, onde já fizemos diversos torneios com muitos resultados bons. Estou treinando bem e minha expectativa é desempenhar cada prova da melhor forma. Darei meu máximo sempre e estou na luta para brilhar no pódio”, destaca Priscila.

2x pentatleta atrás de seu espaço

Com chances de ameaçar o tetracampeonato de Priscila, está a colega de treinamento da pernambucana Larissa Lellys. A paraibana de 31 anosreplica watches ukreplica watches radicada em Pernambuco esteve na cola da tricampeã no último Brasileiro. Mas Priscila levou a melhor conquistando o ouro, enquanto Larissa ficou com a prata, assim como em 2011 – o bronze no último Brasileiro foi para Yane Marques.

Larissa quer aproveitar a experiência adquirida nas duas etapas da Copa do Mundo de que participou neste ano (Brasil e China) para ter um bom desempenho nashttp://replicawatchessale-uk.com/ arenas de Deodoro. Como uma boa integrante da ‘trinca de ouro’ do Pentatlo Moderno brasileiro, que forma com Priscila e Yane, Larissa, que é a número 3 do ranking nacional, também coleciona títulos. Tem um campeonato Sul-Americano (2008), um campeonato Norceca, Américas do Norte e Central (2007), e quatro vices sul-americanos (2006, 2009, 2010 e 2011).

Em comum também com as colegas pernambucanas, além de ser formada no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, recebe apoio das forças armadas fazendo parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). Yane, Priscila e Larissa ainda contam com o investimento do Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

"Há tempos, vemos o ranking feminino do Pentatlo Moderno brasileiro encabeçado por Yane, seguida da Priscila e da Larissa. Esse trio é responsável por muitas conquistas Brasil afora. No Brasileiro, além de lutar por uma vaga no pódio, elas certamente servem de referência para os mais jovens", assinala Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.

Correndo por fora para tentar um lugarzinho no disputado pódio Sênior do Brasileiro de 2013 está Simone Lima. Treinando em Deodoro, nas mesmas arenas onde vão acontecer as disputas do Brasileiro deste ano, a carioca de 31 anos tem uma história peculiar no esporte.

No Pentatlo Moderno desde o início de 2012, Simone também é, desde 2009, atleta do Pentatlo Naval, quando ingressou na Marinha. Durante as duas últimas temporadas, ela se revezou entre as duas modalidades, treinando 10 esportes totalmente distintos: natação, esgrima, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida pelo Pentatlo Moderno e Pista de Obstáculos, Natação de Salvamento, Natação Utilitária, Habilidades Navais e Cross Country Anfíbio pelo Pentatlo Naval.

Em julho passado, Simone fez história na modalidade que simula o ambiente da Marinha. No Mundial de Pentatlo Naval, realizado no Rio, ela se tornou a primeira brasileira campeã mundial do esporte. A carioca também surpreendeu ao quebrar três recordes mundiais na disputa: o de maior pontuação total e os tempos da Natação de Salvamento e da Natação Utilitária.

Por causa do excelente desempenho no esporte, Simone foi convidada pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno para participar do Mundial Sênior da categoria, que aconteceu em agosto em Taiwan. Foi a estreia da brasileira em competições internacionais da modalidade, feita na principal prova do ano para a categoria.

O resultado não foi dos mais animadores, já que a carioca não conseguiu fazer a prova de hipismo, mas os desempenhos nas outras provas ficaram “dentro do esperado”. Para a pentatleta, pelo menos o objetivo de ganhar experiência e sentir o nível da competição foi alcançado.

“Os treinos para o Brasileiro estão indo bem, principalmente porque estou começando a me adaptar ao esporte. Vou para competição esperando sempre o melhor, pois sempre faço o meu melhor nas disputas. O resultado vem em consequência de um bom trabalho”, defende Simone, que vai para seu segundo Brasileiro.

No masculino, nº 1 do breitling replicacheap replica watchesfake watchesbreitling replica Online Outlet, Cheap Replica Watches UK Store, Swiss Replica Watches Sale, Free UK Shipping!!país quer recuperar título

Enquanto a pernambucana Priscila Oliveira é destaque da disputa Sênior do Brasileiro de Pentatlo Moderno deste ano entre as mulheres, no masculino, os holofotes caem sobre o carioca Danilo Fagundes. Líder do ranking nacional desde que conquistou o Brasileiro de 2011, o pentatleta de 25 anos não deixou o topo da relação nem mesmo quando viu o bicampeonato ser adiado pela colega de treinamento William Muinhos em 2012. Além da liderança no Brasil, o carioca é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial da UIPM.

Tudo isso porque a atual temporada de Danilo está sendo bem intensa. Ele esteve em três etapas da Copa do Mundo (EUA, Brasil e Hungria), no Pan-Americano da República Dominicana, onde conquistou o vice-campeonato, e ainda participou do Mundial Sênior de Taiwan. Nesses eventos internacionais, o carioca foi esperança de fazer com que o Brasil voltasse a estar presente na Final de uma etapa de Copa do Mundo, coisa que não acontece na disputa masculina há um certo tempo para o país.

Mas foi quase! Na etapa brasileira do torneio, por exemplo, ele foi o 40º dentre 72 competidores, quando apenas 36 seguiram para a grande disputa. Mas ele sabe que a finalíssima de uma Copa do Mundo ou de um Mundial não está longe. Com esse histórico recente, Danilo chega ao Brasileiro disposto a conseguir um lugar no pódio.

“No Mundial de Taiwan eu gostaria muito de ido para a Final, mas tive um mal estar que me atrapalhou bastante. Para o Brasileiro, meus treinos estão bem direcionados e vou com tudo, já que espero sempre ganhar. Mas caso perca, saberei lidar bem com a derrota. Teremos bons competidores”, destaca Danilo, que vai para seu quinto Brasileiro e conquistou medalhas em todos que participou: em 2009 foi ouro Júnior, em 2010 bronze Sênior, em 2011 ouro Sênior e no ano passado prata Sênior.

De Pernambuco, Daniel Velasques também está mirando o pódio da disputa Sênior do Brasileiro de Deodoro. Medalhista de bronze da disputa no ano passado, juntamente com o carioca Gabriel Sasaqui (deu empate), o pernambucano de 23 anos vai para o seu terceiro Brasileiro. Além do bronze de 2012 tem um vice-campeonato Júnior e um bronze Sênior na edição de 2011.

Satisfeito com a competição sendo realizada para Deodoro, o pentatleta conta como está a preparação para a disputa na capital fluminense.

“Os treinos estão ótimos, entrando na fase de preparação final. Espero atingir os objetivos traçados por mim, junto com a comissão técnica, finalizando todo um trabalho planejado com o maior sucesso possível”, torce Velasques.

De volta às arenas do Pentatlo

De São Paulo, Enrico Ortolani é nome mais cotado para subir no pódio da disputa Sênior do Brasileiro deste ano. O paulistano de 30 anos tem uma trajetória de vida de superação que vai além das cinco provas do Pentatlo Moderno. Enrico teve que se desdobrar para conseguir os locais para treinar as cinco modalidades do esporte na capital paulista, que ainda não conta com um CT da modalidade. Além disso, tudo é alternado com a função de fiscal agropecuário, que exerce desde 2007 no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

No Pan-Americano deste ano, o paulistano teve a oportunidade de participar de sua primeira competição fora do Brasil. E a estreia aconteceu com pé direito. Enrico foi o 6º dentre os 45 participantes. Apesar de ir para o seu quinto Brasileiro, ainda não conquistou nenhum título na competição. Será que essa realidade será mudada no Rio?

“Meus treinos estão indo conforme o planejado. A periodização feita pela minha equipe técnica incluiu o Brasileiro como a competição principal do ano. Então, espero estar fisicamente muito bem para a prova e quero ter o melhor resultado da vida tanto em posição quanto em índices e pontuações”, almeja Enrico.

Quem também está de olho em uma das 42 medalhas disputadas no Brasileiro é Luis Magno. Há dois anos, o gaúcho de 26 anos radicado no Rio era um dos principais nomes do Pentatlo Moderno no Brasil. Depois de representar o país nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011 no México, teve que interromper os treinamentos para se dedicar a um curso nas forças armadas. Primeiro Tenente do Exército Brasileiro, Magno é mais um pentatleta que integra o Programa de Alto Rendimento da Comissão de Desportos do Exército (CDE)

Com o retorno ao Pentatlo Moderno neste ano, o pentatleta teve a oportunidade de participar do Pan-Americano da República Dominicana. Mas o 23º lugar no país da América Central não foi animador.

“Realmente esperava um resultado bem melhor, mas como estou voltando esse ano aos treinos, a competição serviu para verificar meu nível e corrigir os possíveis erros. A única prova realmente boa foi a natação, todas as outras ficaram um pouco abaixo do esperado, mas serviu para nos alertar o que precisamos trabalhar para melhorar”, avalia Magno.

Antes de dar um tempo na modalidade, o pentatleta conquistou títulos importantes para o país, como o campeonato Sul-Americano de 2011 e o vice-campeonato por equipes e o bronze no revezamento misto dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011. No Pan de Guadalajara, foi o 11º.

Seu histórico no Brasileiro é antigo. Competiu pela primeira vez em 2008 quando tinha 21 anos e, pela idade, participou da categoria Júnior (para atletas de 19 a 21 anos). A estreia aconteceu em grande estilo já que conquistou ali o vice-campeonato Brasileiro Júnior.

Um ano depois, já com 22 e oficialmente pentatleta Sênior, subiu novamente no pódio do torneio para se tornar vice-campeão Brasileiro. Em 2010, 2011 e 2012 não medalhou. Será que o jejum de três anos vai ser quebrado agora?

“Minha preparação está em fase de polimento. Realmente tive uma evolução muito grande esse ano e estou bem próximo da minha melhor forma que atingi em 2011. O foco tem sido principalmente o combinado e bell ross replicaa equitação. Meu objetivo na competição é melhorar meus índices e quem sabe buscar uma medalha”, cogita Magno.

VEJA TAMBÉM

Disputa Júnior do Brasileiro terá grandes pentatletas
Jovens falam da expectativa para o Brasileiro de 2013
Yane Marques conquista prata no Mundial de Taiwan

Simone Lima se divide entre o Pentatlo Moderno e o Naval

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro