» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

EUA abrem temporada de 2013 do Pentatlo Moderno

08/02/2013 07h00
CBPM


País sedia a primeira etapa da Copa do Mundo, a partir do dia 20; Brasil, China, Hungria, Rússia, Taiwan e o Chile também estão na rota dos principais torneios da modalidade neste ano

A temporada de competições do Pentatlo Moderno em 2013 vai começar. A partir do próximo dia 20, os Estados Unidos vão dar a largada para os torneios internacionais da modalidade neste ano. Na ocasião, o país sediará, até o dia 24, em Palm Springs, no estado do Colorado, a primeira etapa da Copa do Mundo e vai marcar o início do ciclo Olímpico para os Jogos Rio 2016. Será o terceiro ano consecutivo que o país da América do Norte será o responsável por dar o pontapé inicial nas disputas mundiais do esporte.

Até o fim do ano, Brasil, China, Hungria, Rússia, Taiwan e Chile vão receber as principais competições da modalidade neste ano. Os quatro primeiros dentro do circuito da Copa do Mundo, sendo o Brasil responsável pela segunda etapa (de 20 a 24 de março), a China pela terceira (17 a 21 de abril), a Hungria pela quarta (8 a 12 de maio) e a Rússia pela Final do torneio (31 de maio e 1 e 2 de junho).

Para o coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro, Fábio Corrêa, as nações escolhidas para sediar as etapas e a Final da Copa do Mundo se destacam por terem “forte tradição no Pentatlo Moderno”. Ele comemora a presença do Brasil pelo segundo ano consecutivo no circuito da competição. “O Brasil está se consolidando aos poucos pela formação de jovens talentos”, justifica Fábio, responsável pelo PentaJovem-RJ, projeto criado há quatro anos pela CBPM para a descoberta de novos nomes da modalidade.

Com a etapa de 2013, o Brasil já terá participado do circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno quatro vezes. Além da qualificação de 2012, a cidade já sediou a final da competição em 2009 e a segunda etapa de 2004, sempre no Rio de Janeiro.

O presidente da Federação Paulista de Pentatlo Moderno (FPPM), Evandro Rodrigues, também celebra a permanência do Brasil na rota da Copa do Mundo, principalmente nos anos que antecedem a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Após a edição de 2012 e desde a Final da Copa do Mundo em 2009, a CBPM, o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro têm demonstrado grande interesse em receber e organizar competições deste nível. Para nós é uma grande alegria, aumentando, assim, cada vez mais a nossa responsabilidade”, destaca.

Mundiais espalhados pelo mundo

Depois do circuito da Copa do Mundo, o calendário de 2013 do Pentatlo Moderno se dedica aos mundiais da modalidade. Serão três, realizados em um intervalo de um mês. O primeiro deles é o Campeonato Mundial Júnior, que volta à Budapeste, na Hungria, depois de três anos. Ele será realizado de 25 a 30 de julho no país europeu.

A categoria júnior (para atletas de 19 a 21 anos) é uma das mais promissoras do Pentatlo Moderno internacional. O Brasil pode comemorar os resultados nela, pois atualmente tem um de seus atletas no top 20 do seu ranking mundial: William Muinhos, que ocupa a 18ª posição.

No Mundial Júnior de 2011, na Argentina, o carioca de 19 anos conseguiu um feito histórico para o Brasil. No país vizinho, se tornou o primeiro pentatleta brasileiro a avançar até uma final masculina de um mundial da modalidade.

“É claro que todos esperam atletas em uma final, mas nós técnicos mensuramos outros quesitos como uma melhora na postura no hipismo, um jogo de esgrima mais equilibrado com outros países melhores que a gente, ou seja, uma melhora do atleta como um todo”, ressalta Fábio Corrêa. “No ano passado ficamos muito perto de uma final. Em 2011, quando William foi à final, tivemos apenas ele com reais chances. Já neste ano, vamos com muita força para quem sabe ter mais de um atleta na final, o que seria um feito histórico para o Pentatlo Moderno brasileiro”, acrescenta.

Pouco mais de uma semana depois do fim do Mundial Júnior da Hungria, entra em cena o Mundial Jovem A. A competição levará novamente pentatletas à China neste ano depois da terceira etapa da Copa do Mundo. Mas se em abril, o país sediará a competição em Chengdu, na província de Sichuan, de 8 a 10 de agosto, a modalidade ganhará espaço em Wuhan, cidade da província de Hubei.

A categoria jovem A (para atletas de 17 e 18 anos) é a principal categoria de base do Pentatlo Moderno mundial. Nela, os pentatletas disputam quatro dos cinco esportes da modalidade (esgrima, natação e o evento combinado de tiro e corrida).

“Antes de 2008, o Brasil não possuía pentatletas nessas categorias, mas com os projetos do PentaJovem queremos sempre, desde cedo, suprir todas as categorias menores do Pentatlo Moderno. Na China, espero que nossos jovens pentatletas passem por uma etapa de sucesso”, espera Evandro Rodrigues.

Do Mundial Jovem A na China, os holofotes do Pentatlo Moderno mundial vão para uma região bem próxima dali, em Taiwan. O país da Ásia Oriental vai realizar o Campeonato Mundial Sênior. De 15 a 21 de agosto, a cidade de Kaohsiung, ao sul da ilha, vai receber os principais nomes da modalidade.

A escolha do país com pouca tradição no Pentatlo Moderno para sediar uma das principais competições da modalidade é vista com bons olhos. “Eles devem estar começando um trabalho de formação e, com isso, podem ter colocado a competição lá para fomentar essa prática. Isso é bom, pois quanto mais países tiverem Pentatlo Melhor para o futuro do esporte, melhor”, comemora Fábio.

O ano de competições internacionais só chega ao fim para os brasileiros com o Sul-Americano, que neste ano será realizado de 13 a 17 de novembro, em Santiago, no Chile. O país não tem forte tradição na modalidade, mas contou com um representante nos Jogos Olímpicos de Londres.

“Os pentatletas que lá estão são de nível técnico muito elevado. Eles fazem um trabalho quase que personal, mas possuem poucas peças de reposição. Isso pode dar problema no futuro”, observa Fábio.

SAIBA MAIS

CBPM prepara homenagem para Samantha Harvey
Ministério do Esporte confirma apoio à Copa do Rio
William Muinhos figura no Top 20 do ranking júnior
Pentatlo Moderno muda regras do evento combinado

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro