» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Em Rio 2016, esgrima bônus estreia em Olimpíada

25/07/2016 10h05
CBPM


Prova foi testada em competições ao longo de 2014 e entrou para o programa oficial da modalidade desde o ano passado

Em Rio 2016, o Pentatlo Moderno vai estrear em uma Olimpíada um evento recém-implementado na modalidade: a esgrima bônus. Trata-se de uma nova rodada da prova de luta com a espada, onde, após a classificação da esgrima tradicional, os competidores voltam ao duelo, com o último colocado enfrentando o penúltimo e assim sucessivamente até o primeiro até então. Cada vitória conquistada dá um ponto extra ao ganhador de cada combate.

O formato da esgrima bônus foi testado em algumas competições ao longo de 2014, sendo a primeira delas a Final da Copa do Mundo daquele ano, nos Estados Unidos. A prova entrou oficialmente para o programa da modalidade a partir de 2015. De lá pra cá, ela tem despertado interesse do público do esporte que ainda reúne natação, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida.

“A Federação Internacional tem um projeto ambicioso de realizar as cinco modalidades em um só estádio para facilitar a presença do público e a transmissão da TV. Por outro lado, não deseja abrir mão da disputa tradicional da esgrima onde todos jogam contra todos”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), que acrescenta. “O formato definido contempla, então, a esgrima tradicional na véspera das provas e na Final o público presente observa uma prova de esgrima complementar e muito mais rápida”.

No evento teste do Pentatlo Moderno para Rio 2016, que aconteceu em março, o novo formato já foi visto. A esgrima tradicional aconteceu um dia antes, na Arena da Juventude, e a bônus no dia seguinte no Estádio de Deodoro, que também sedia o hipismo e o combinado.

“A vantagem para o público é que ele consegue ver quase todas as provas do Pentatlo Moderno em um único local e em um período de tempo bem menor do que antes: em cerca de quatro a cinco horas de competição. Já os atletas ganham em descanso entre a esgrima tradicional e a bônus”, acrescenta Helio.

Em Tóquio 2020, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) quer colocar em prática seu projeto de Estádio de Pentatlo Moderno, reunindo todas as cinco provas em um único local. A presença da esgrima bônus facilita essa intenção.

“Com isso, prevê uma redução no custo da instalação da modalidade e a piscina temporária seria de 25 metros e não de 50 como é geralmente”, Helio explica.

RAIO-X DO PENTATLO MODERNO EM RIO 2016

AGENDA

18 de agosto (quinta): Esgrima tradicional feminina e masculina
19 de agosto (sexta): Final feminina (natação, esgrima bônus, hipismo e combinado)
20 de agosto (sábado): Final masculina (natação, esgrima bônus, hipismo e combinado)

ARENAS
Todas em Deodoro, na Zona Oeste da cidade

Arena da Juventude: Esgrima tradicional
Centro Aquático: Natação
Estádio de Deodoro: Esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida

ATLETAS
72 de 28 países

Brasileiros
Felipe Nascimento
Yane Marques

Medalhistas olímpicos
Lena Schoneborn, Alemanha (ouro em Pequim 2008)
Laura Asadauskaite, Lituânia (ouro em Londres 2012)
Samantha Murray, Inglaterra (prata em Londres 2012)
Yane Marques, Brasil (bronze em Londres 2012)
David Svoboda (ouro em Londres 2012)
Cao Zhrongrong, China (prata em Londres 2012)
Adam Marosi, Hungria (bronze em Londres 2012)

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro