» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Em marco histórico, Danilo Fagundes vai à final da Copa do Mundo da Turquia

É a primeira vez que um brasileiro fica entre os 18 primeiros pentatletas de uma disputa masculina do torneio

10/06/2022 16h48
Odenir Fonseca

O pentatleta brasileiro Danilo Fagundes, 34, se superou e avançou à final da quarta etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo disputada desde terça-feira, 7, em Ancara, na Turquia. O carioca somou 1.167 pontos na semifinal do torneio, disputada nesta sexta, 10, ficando em 17º lugar, o que lhe garantiu uma vaga entre os 18 finalistas, que representam apenas 10 países.

Essa é a primeira vez que Danilo vai a uma final de Copa do Mundo. A melhor colocação dele no torneio até então tinha sido o 30º lugar na segunda etapa deste ano, realizada em maio, em Budapeste, na Hungria. Nunca um brasileiro havia ficado no Top 18 do evento masculino da competição.

Danilo disputou uma vaga na grande decisão da Copa do Mundo da Turquia com outros 35 pentatletas de 17 países. Os competidores foram divididos em dois grupos, com 18 nomes, cada, e o brasileiro ficou no primeiro.

Desde terça, as provas no país do leste europeu estão sendo realizadas no Ginásio Esportivo M. Sait Zarifoğlu (ranqueamento da esgrima) e no Clube Equestre de Ancara (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run). Assim como nos outros eventos do Pentatlo Moderno, o hipismo só estará presente nas finais.

As semifinais na Turquia começaram nesta quinta-feira, 9, com o ranqueamento da esgrima. Elas seguiram nesta sexta com a natação, a esgrima bônus e o laser-run.

Juntando os dois eventos da esgrima, Danilo somou 212 pontos após 16 vitórias na luta com a espada. Na natação, em piscina de 25 metros, o brasileiro nadou os 200 metros estilo livre em 2min09s27, que foram convertidos em 291 pontos.

No laser-run, o carioca completou as cinco séries de 600 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de no tiro a laser no alvo em 10min36s80, que lhes garantiram 664 pontos. Foi o terceiro melhor tempo dentre todos os 18 pentatletas do grupo A.

Ainda nesta sexta-feira, Danilo já entrou em ação na final da Copa do Mundo da Turquia, disputando o ranqueamento da esgrima, assegurando 210 pontos na prova. Neste sábado, 11, ele retorna às arenas de Ancara para a natação, a esgrima bônus, o hipismo e o laser-run.

 


Semifinais femininas

Além de Danilo, o Brasil também está representado por Isabela Abreu, 27, no torneio realizado no país europeu. A paranaense chegou até as semifinais depois de ficar em 34º dentre as 58 pentatletas dos 22 países inscritos na disputa feminina.

Nas semifinais,que tiveram suas principais provas realizadas nesta quinta, Isabela melhorou seu desempenho, terminado em 28º, com 1.012 pontos.

Na nova disputa, a brasileira conquistou 204 pontos na esgrima, cravou 2min21s99 na natação, convertidos em 267 pontos, e terminou o laser-run em 12min39s, que lhes deram 541 pontos.

Esta é a segunda vez que Isabela ficou entre os 36 semifinalistas da Copa do Mundo. A primeira ocasião foi na terceira etapa, realizada em maio, em Albena, Bulgária.

Novo formato

A Copa do Mundo da Turquia é a quarta competição realizada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) com o novo formato da modalidade. Até então, as disputas do esporte reuniam uma qualificação e uma final com 36 pentatletas. Agora, os eventos têm qualificação, semifinais com 36 nomes e finais com 18.

Além disso, as cinco provas das finais são realizadas em apenas 1h30, diferentemente das antigas cerca de quatro horas. Nos Jogos Olímpicos, o novo formato do Pentatlo Moderno vai estrear em Paris 2024.

Danilo foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Já Isabela treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC).

Os dois fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE). Eles ainda recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

PROGRAMAÇÃO DA COPA DO MUNDO DA TURQUIA

Sábado (11 de junho): Natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run das finais feminina e masculina

Domingo (12 de junho): Revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro