» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Dobradinha russa na final masculina da Copa do Rio

18/03/2012 01h30
CBPM


País ficou com o ouro e a prata no encerramento competição na capital fluminense neste domingo. Ao todo, cidade recebeu 181 pentatletas de 38 países

A Segunda Etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, no Rio de Janeiro, chegou ao fim neste domingo, 18. No último dia de provas da competição, 36 atletas de 19 países participaram da final masculina no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), no Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. A Rússia levou dois de seus atletas aos lugares mais alto do pódio.

O atual vice-campeão mundial e primeiro lugar do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Aleksander Lesun, ficou com o ouro ao somar 5.928 pontos. A prata foi para Serguei Karyakin (5.876), atual vice-campeão europeu e oitavo melhor do mundo. O italiano Riccardo De Luca garantiu o bronze (5.868).

Na primeira etapa da Copa do Mundo, há exatamente uma semana, nos Estados Unidos, Lesun já havia subido no pódio para receber a medalha de bronze. Karyakin foi o 28º e De Luca o 13º por lá.

A definição do pódio da disputa deste domingo pegou muita gente de surpresa. O título de campeão para Lesun foi o único resultado esperado tendo em vista o desempenho dele ao longo do dia. No início da última prova, o evento combinado de tiro e corrida, ele já era o primeiro e tinha na sua cola o egípcio Omar El Geziry, o chinês Zhongrong Cao e o bicampeão olímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008), o também russo Andrei Moissev.

Lesun completou as três séries de cinco acertos de tiro intercaladas com os três mil metros de corrida no 17º melhor tempo, 10min33s50. Seus adversários tiveram um desempenho pior. El Geziry correu e atirou em 33º (11min21s80), Zhongrong em 14º (10min30s70) – não sendo o suficiente para se manter entre os primeiros – e Moissev em 28º (11min02s40). Eles terminaram a competição em 23º, quarto e 19º lugares, respectivamente.

Por outro lado, o vice-campeão, Serguei Karyakin, que começou o combinado em 10º lugar, conseguiu subir ao pódio ao terminar a última prova no terceiro melhor tempo (10min05s50). Riccardo De Luca era o 17º, fez o segundo melhor desempenho na disputa intercalada (9min54s40), garantindo o bronze.

O Brasil não teve representantes na final deste domingo. Nossa melhor representante no torneio foi Yane Marques, que assegurou o quinto lugar entre as mulheres neste sábado. Ao todo, a Copa do Mundo do Rio recebeu 181 pentatletas de 38 países.

Esta foi a terceira vez que o Brasil entrou no circuito da competição. Em 2004, a capital fluminense também sediou a segunda etapa do torneio naquele ano e em 2009 foi palco da grande final.

Agora, a Copa do Mundo segue para Budapeste, na Hungria, onde realiza a terceira etapa, de 12 a 15 de abril. Menos de uma semana depois, desembarca em Rustov, na Rússia, para a quarta qualificação, de 19 a 22 de abril. A grande final acontece nos dias 26 e 27 de maio, em Chengdu, na China.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro