» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Definidos pentatletas que vão a Cochabamba 2018

08/05/2018 15h33
CBPM


Modalidade será representada por Ieda Guimarães e Victor Aguiar nos Jogos Sul-Americanos, que começam no próximo dia 26

O Brasil definiu seus dois representantes para as disputas do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018. Ieda Guimarães, 17, e Victor Aguiar, 20, serão os pentatletas do país que estarão na competição da Bolívia, que vai de 26 de maio a 8 de junho. As provas da modalidade olímpica que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida) serão disputadas de 6 a 8 de junho.

Tanto Ieda quanto Victor foram revelados no PentaJovem-RJ, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes no esporte. Ela é oficialmente da categoria Jovem A, para atletas com até 18 anos, e ele, da Júnior (de 19 a 21). Mas nem por isso não deixam de ter experiência em eventos seniores do Pentatlo, como será em Cochabamba.

Victor, por exemplo, está na modalidade há quase oito anos. Nesse período, além de várias competições nacionais, o carioca já esteve em eventos internacionais na Hungria, Egito, México, Chile e Argentina. O pentatleta também competiu na Bolívia, no final do ano passado, no evento-teste dos Jogos de Cochabamba.

“É a minha competição alvo do ano. Por isso, com certeza será um torneio de muita importância. Vai ser minha primeira participação em um grande evento, onde poderei representar meus treinadores, meu clube, meu país e os grandes atletas que nos defenderam nos anos anteriores”, Victor se entusiasma.

Ano cheio

Enquanto Victor já visitou mais de cinco países em seus quase oito anos de Pentatlo Moderno, Ieda tem menos carimbos em seu passaporte em iguais oito anos na modalidade. Mas na atual temporada, a carioca já está correndo atrás.

Em fevereiro, ela fez sua estreia no circuito da Copa do Mundo, no Egito. Até então, ela só tinha participado de uma competição fora do país. Foi na qualificação americana para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, em setembro passado, no México; ocasião em que se garantiu no torneio da Argentina, em outubro.

No mês passado, Ieda voltou a cruzar o oceano, mas desta vez para o Campeonato Mundial Jovem, em Portugal. Neste fim de semana, ela voltou ao país europeu para o Troféu Internacional Jovem.

A ida da carioca para a Bolívia será, como nos torneios disputados até então, um treinamento intenso para os Jogos Olímpicos da Juventude.

“Participar dos Jogos Sul-Americanos será muito bom, pois competirei com vários atletas muito experientes e isso ajudará muito na minha preparação para os Jogos Olímpicos”, Ieda comemora. “Os treinos estão sendo intensos. Tudo para eu chegar na competição com as minhas melhores marcas”, conta.

Brasil atual campeão

A disputa do Pentatlo Moderno em Cochabamba 2018 reunirá mais de 10 países. As provas acontecerão no Centro Aquático G.A.M.C. (natação), no Pabellón Feicobol (esgrima) e no Country Club Cochabamba (hipismo e laser-run). Além dos eventos individuais (tanto masculino quanto feminino), a modalidade no torneio também terá o revezamento misto, totalizando nove medalhas em jogo.

O Pentatlo entrou no programa dos Jogos Sul-Americanos na edição passada do torneio, em Santiago 2014. E logo na estreia, o Brasil levou todas as medalhas de ouro da modalidade na competição. Na ocasião, Felipe Nascimento e Yane Marques foram os campeões, Danilo Fagundes o vice-campeão e Priscila Oliveira a terceira colocada, na disputa individual; no revezamento misto, o país foi ouro com Felipe e Priscila, totalizando cinco conquistas ao todo (três ouros, uma prata e um bronze).

Em Cochabamba 2018, Ieda e Victor serão dois dos cerca de 300 atletas brasileiros na competição. O chefe de equipe do Pentatlo Moderno será Fábio Corrêa, coordenador-técnico da CBPM no Rio. Além dele, Erick Nascimento, treinador de hipismo do CT da Confederação na capital fluminense, também vai acompanhar nossa equipe na Bolívia.

A competição terá aproximadamente 4.350 atletas em disputas de 49 modalidades e 376 provas em 43 instalações esportivas. Vários dos eventos vão distribuir vagas para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019, dentre eles, o Pentatlo Moderno. Além da modalidade que reúne cinco provas, em Cochabamba, o Brasil terá representantes em outros 30 esportes.

Tanto Ieda quanto Victor recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Ele ainda faz parte do programa de alto rendimento da Marinha Brasileira, como Terceiro Sargento.

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro