» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Danilo Fagundes melhora marcas na Copa da Hungria

10/05/2013 10h46
CBPM


Na qualificação masculina desta sexta, 10, brasileiro esteve bem próximo de uma das 36 vagas da final de domingo, 12; ele foi o 42º na classificação geral com 4.412 pontos

O sonho de participar de uma final de Copa do Mundo de Pentatlo Moderno foi adiado, mas outras conquistas viraram realidade para o pentatleta Danilo Fagundes nesta sexta-feira, 10. O único representante do Brasil na etapa húngara da competição, que realizou sua qualificação masculina hoje, adiou sua inédita presença em uma decisão masculina do torneio, mas viu suas marcas pessoais serem melhoradas na Hungria. O feito aconteceu em Budapeste, na capital do país que sedia esta que é a quarta e última etapa da competição neste ano.

O número 1 do ranking brasileiro terminou a qualificação em 13º do grupo A com 4.412 pontos. Ele competiu diretamente contra 25 pentatletas de 18 países. No total, eram 80 competidores de 27 nações, divididos em três baterias. Todos eles passaram pelas quatro provas do dia (esgrima, natação e o evento combinado de tiro e corrida) no Centro Esportivo MOM (esgrima e natação) e no Parque Equestre Pasaréti (combinado), distantes um do outro cerca de 4 km. O hipismo não esteve no programa, pois só é disputado nas finais e nos revezamentos dos torneios de Pentatlo Moderno.

Apesar de não se garantir na final masculina de domingo, 12, Danilo viu suas marcas pessoais serem batidas na qualificação desta sexta. Ele teve um de seus melhores desempenhos nesta que é a sua terceira participação na Copa do Mundo neste ano. Na primeira qualificação, em fevereiro, nos Estados Unidos, ficou em 45º, na segunda, em março, no Brasil, foi o 40º.

O brasileiro começou a qualificação da Copa da Hungria em 11º de sua bateria após vencer 11 duelos na esgrima e conquistar 840 pontos. Foi para o 17º lugar depois de fazer a 19ª marca nos 200 metros estilo livre da natação (2min08s05) e somar 1.267 pontos. No evento combinado, subiu para 13º após fazer o 13º tempo (12min03s69) nas quatro séries de cinco acertos de tiro intercaladas com 800 metros de corrida. Conquistou 2.308 pontos na última prova do dia.

“Estou muito orgulhoso de estar aqui e representar o Brasil. Acredito que essa final de Copa do Mundo esteja perto. Meus técnicos têm feito um trabalho muito bom e juntos vamos crescendo. A palavra é trabalho duro. Só fiquei chateado no fim do combinado quando vi que não pude correr o que consigo e percebi que a final estava distante”, conta o pentatleta, direto de Budapeste.

Danilo foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de quatro anos no Rio de Janeiro, em Recife e em São Paulo para a formação de novos nomes na modalidade. Por causa de sua crescente evolução na modalidade, recebe o Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Com o resultado de Danilo, o Brasil se despede da Copa da Hungria, já que não tem representante entre as mulheres para a disputa individual feminina, que terá a final neste sábado, 11, e para o revezamento misto, que vai encerrar o torneio, no domingo, 12.

O país aguarda, agora, o término da etapa húngara do torneio para confirmar Priscila Oliveira e Yane Marques na Final da competição, que acontecerá nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho, em Níjni Novgorod, na Rússia. Sem contar com a etapa húngara, Priscila está em oitavo e Yane em nono no ranking que vai definir as 36 finalistas que estarão na grande decisão no país asiático.

Hungria, Rússia e França dominam

Na disputa desta sexta, o húngaro Adam Marosi, bronze em Londres 2012, ouro na etapa do Brasil da Copa do Mundo deste ano e prata na qualificação norte-americana, liderou a disputa do grupo A com 4.544 pontos. O irlandês Arthur Lanigan-o Keeffe, bronze no último Mundial Júnior, foi o primeiro da segunda bateria (4.580). Já o estreante Roman Diachkov, da Rússia, surpreendeu a todos encabeçando a classificação da qualificação C ao lado do lituano e veterano Justinas Kinderis, bronze no Mundial de 2010 (4.520).

Por outro lado, algumas ausências serão sentidas na final de domingo. Grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial que disputaram a qualificação de hoje não garantiram presença na grande decisão masculina. É o caso do italiano Pierpaolo Petroni, Campeão dos Campeões de 2011, e do egípcio Yasser Hefny, bicampeão Jovem A (2005 e 2007).

Na grande decisão masculina, a Coreia do Sul é o país que terá mais representantes (serão quatro ao todo). Logo depois, vêm Rússia, Ucrânia, Hungria, França e República Tcheca, com três finalistas cada. Destes, se destacam os sul-coreanos Woojin Hwang, vice-campeão da Final da Copa do Mundo do ano passado, e Jinhwa Jung, bronze no último Mundial, o russo Ilia Frolov, ouro na última Final da Copa e campeão Mundial de 2008, e os ucranianos Dmytro Kirpulyanskyy, bronze no Mundial de 2009, e Pavlo Tymoshchenko, ouro na última etapa, na China.

Eles ainda vão ter a companhia dos franceses Valentin Prades, bronze na etapa carioca, Christopher Patte, bronze na quarta etapa do ano passado, e Jean Maxence Berrou, ouro nas segunda e quinta qualificações de 2008, do letão Deniss Cerkovskis, prata na qualificação carioca, do italiano Riccardo De Luca, bronze na etapa carioca do ano passado, e do húngaro Peter Tibolya, prata na qualificação húngara de 2012.

Já a qualificação feminina, disputada ontem, reuniu 68 pentatletas de 22 países e foi marcada pela volta da campeã olímpica de Pequim 2008, a alemã Lena Schoneborn, ao circuito internacional de competições do Pentatlo Moderno. A pentatleta não participou das três etapas da Copa do Mundo deste ano (EUA, Brasil e China) e, depois do Campeonato Alemão, em outubro passado, só competiu no Aberto de Budapeste, realizado há um mês, quando conquistou a medalha de prata.

A volta da alemã ao circuito mundial foi em grande estilo, já que ela venceu o grupo A da qualificação desta quinta, com 3.932 pontos. Na segunda bateria, o primeiro lugar ficou com a atual campeã Mundial, a inglesa Mhairi Spence, depois de 4.032 pontos somados.

"Estou me sentindo bem. É apenas a minha segunda competição desde os Jogos Olímpicos de Londres, por isso estou lentamente voltando ao meu nível”, conta Mhairi.

A grande surpresa da disputa entre as mulheres foi a não-classificação da vice-campeã olímpica de Londres 2012, a inglesa Samantha Murray. A pentatleta fez o melhor tempo da natação (2min08s55), mas não teve um bom desempenho na esgrima e chegou nas últimas posições do evento combinado. Os 3.592 pontos somados e o 23º lugar do grupo A fizeram com que ela ficasse de fora das 36 finalistas.

Entre as pentatletas que vão brigar pelos primeiros lugares do pódio feminino neste sábado, 11, a Rússia é o país com mais representantes (quatro pentatletas). Depois, vêm França, Polônia e o país anfitrião do torneio. Destes, além das primeiras colocadas na qualificação, se destacam a francesa Elodie Clouvel, bronze na Final da Copa de 2011, a russa Ekaterina Khuraskina, prata na segunda etapa da Copa em 2012, e as húngaras Leila Gyenesei, bronze na Final da Copa de 2009, e Zsofia Foldhazi, bronze na qualificação brasileira deste ano.

Elas ainda terão a companhia da letã Elena Rublevska, prata em Atenas 2004, da ucraniana Victoria Tereshuk, bronze em Pequim 2008 e ouro na etapa norte-americana, e da norte-americana Margaux Isaksen, atual campeã Mundial Júnior e ouro na qualificação carioca.

O desempenho do brasileiro na qualificação masculina:

Pontuação Total: 4.412 pontos
Colocação Geral: 42º (80 pentatletas)
No Grupo A: 13º (26 pentatletas)
Esgrima: 11ª colocação (13 vitórias = 840 pontos)
Natação: 19º tempo (2min08s05 = 1.264)
Combinado: 13º tempo (12min03s69 = 2.308)

Circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2013:

1ª Etapa: Palm Springs (EUA) – 20 a 24 de fevereiro
2ª Etapa: Rio de Janeiro (Brasil) – 20 a 24 de março
3ª Etapa: Chengdu (China) – 17 a 21 de abril
4ª Etapa: Budapeste (Hungria) – 9 a 13 de maio
Final: Níjni Novgorod (Rússia) – 31 de maio e 1º e 2 de junho


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro