» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Danilo Fagundes fica a 1 ponto da final do Mundial do Egito

Brasileiro encarou disputa que reuniu 81 pentatletas de 32 países; carioca William Muinhos também esteve no evento

12/06/2021 12h44
Odenir Fonseca

Danilo fez o oitavo tempo do laser-run dentre todos os competidores

O Brasil ficou por um triz de se classificar para a final masculina do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, que está sendo disputado desde terça-feira, 15, no Cairo, Egito. Na qualificação desta sexta-feira, 11, que reuniu 81 pentatletas de 32 países, Danilo Fagundes, 33, ficou a um ponto da final.

O carioca somou 1.074 pontos. O último finalista, o polonês Sebastian Stasiak, 26, teve 1.075 pontos. O Brasil também foi representado por William Muinhos, 27, que ficou em 76º, depois de conquistar 972 pontos.

Os pentatletas que participaram da qualificação desta sexta foram divididos em três grupos. William ficou no A e Danilo no C. As provas do mundial estão sendo disputadas no Estádio Internacional do Cairo.

Na esgrima, Danilo teve 10 vitórias, que foram convertidas em 186 pontos. Já William venceu oito duelos com a espada, que lhe renderam 170 pontos.

Na natação, Danilo nadou em 2min10s62, que foram transformados em 289 pontos. William terminou os 200 metros no estilo livre em 2mins12s40.

No laser-run, Danilo voou e cravou 11min41s80, o 10º melhor tempo dentre todos os 81 competidores, que lhe valeram 599 pontos. Já William terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo em 13min04s50, que lhe renderam 516 pontos.

O hipismo não foi disputado, já que a prova de saltos com o cavalo só está presente nas finais do Pentatlo Moderno.

Rumo a Tóquio

O Mundial do Egito vale seis vagas (três em cada gênero) para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nas finais que acontecem neste sábado, 12 (feminina), e domingo, 13 (masculina), os três melhores de cada disputa podem carimbar o passaporte para o Japão.

Caso estes já estejam classificados para as Olimpíadas, as vagas serão destinadas ao ranking, que vai definir, na terça-feira 15, os últimos pentatletas que irão a Tóquio. A disputa no Cairo também valeu pontos para o ranking.

Transmissão

As provas deste fim de semana e de segunda, 14, do Mundial do Egito vão ser transmitidas pelo Canal Olímpico do Brasil. Será a primeira vez que o canal fará a exibição ao vivo de uma competição do Pentatlo Moderno.

A transmissão terá a participação da medalhista olímpica de bronze de Londres 2012 Yane Marques como comentarista.

Tanto Danilo quanto William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a revelação e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Os dois recebem o Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania, e fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas; Danilo pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) e William pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

PROGRAMAÇÃO DO MUNDIAL DO EGITO

Sábado (12 de junho): Final feminina
Domingo (13 de junho): Final masculina
Segunda-feira (14 de junho): Revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro