» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Danilo Fagundes faz história e fica em 12º na Copa do Mundo da Turquia

Carioca se tornou o responsável pela melhor colocação do Brasil em uma disputa masculina do torneio; após resultado inédito, ele voltou à ação no revezamento, juntamente com Isabela Abreu

12/06/2022 19h26
Odenir Fonseca

Danilo Fagundes, 34, seguiu fazendo história na final da quarta etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que aconteceu em Ancara, na Turquia. O carioca já havia conseguido uma marca inédita para o Brasil ao avançar à grande disputa o torneio em 17º, garantindo o país no Top 18 da competição.

Na finalíssima do evento, que aconteceu neste sábado, 11, Danilo melhorou ainda mais seu desempenho, terminando a competição em 12º, com 1.447 pontos. Até então, nenhum pentatleta brasileiro havia alcançado esta posição na disputa masculina de uma final de Copa do Mundo de Pentatlo Moderno.

Com a incrível marca, na Turquia, Danilo terminou à frente do medalhista de bronze de Tóquio 2020, o sul-coreano, Woongtae Jun, 26, que foi o 14º, com 1.210 pontos. Até então, a melhor colocação do brasileiro na Copa do Mundo era o 30º lugar, conquistado na segunda etapa do torneio neste ano, em maio, em Budapeste, Hungria.

A final em Ancara começou nesta sexta-feira, 10, com o ranqueamento da esgrima, e seguiu neste sábado com a natação, a esgrima bônus, o hipismo e o laser-run. As provas foram disputadas no Ginásio Esportivo M. Sait Zarifoğlu (ranqueamento da esgrima) e no Clube Equestre de Ancara (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run).

Juntando os resultados das duas provas da esgrima, Danilo conquistou 210 pontos, após vencer 16 duelos com a espada. Na natação, em piscina de 25 metros, ele nadou os 200 metros estilo livre em 2min11s66, que foram convertidos em 287 pontos. No hipismo, o brasileiro foi um dos sete pentatletas que zeraram o percurso, não derrubando nenhum obstáculo, levanto a pontuação máxima, 300 pontos.

No laser-run, Danilo terminou as cinco séries de 600 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo em 10min50s21. Foi o 10º melhor desempenho dentre todos os 18 competidores, que lhe garantiu 650 pontos.

O grande vencedor da Copa do Mundo da Turquia foi o atual campeão olímpico, o inglês Joseph Choong, 27, que somou 1.503 pontos. O segundo lugar ficou com o medalhista de prata da primeira etapa do torneio, em março, no Egito, o húngaro Csaba Bohm, que chegou aos 1.502 pontos. Já o bronze foi para o atual campeão Júnior, o italiano Giorgio Malan, 22.


Revezamento

Neste domingo, 12, Danilo voltou às arenas de Ancara para o revezamento misto. Ele disputou a prova com a paranaense Isabela Abreu, 27, que ficou em 34º na disputa feminina do torneio.
No evento que encerrou a competição na Turquia, Danilo e Isabela ficaram em 11º dentre as 16 duplas presentes, depois de somarem 987 pontos.

Os brasileiros conquistaram 189 pontos na esgrima, nadaram os 200 metros estilo livre da natação em 2min04s32 e completaram o laser-run em 13min24s23, assegurando 496 pontos.

Os dois não chegaram a pontuar no hipismo, após o cavalo refugar três vezes em um obstáculo, quando Isabela passava pela prova.

Os campeões do revezamento foram os sul-coreanos Seungmin Seong, 19, e Jihun Lee, 26, que somaram 1.367 pontos. A prata foi para os alemães Marvin Faly Dogue, 26, e Janine Kohlmann, 31, que chegaram aos 1.359 pontos, e o bronze para os egípcios Mohanad Shaban, 21, e Amira Kandil, 19, com 1.351 pontos.

Danilo foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Já Isabela treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC) e faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE). Os dois ainda recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro