» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Danilo Fagundes é o Brasil na Copa da Hungria

01/05/2013 10h17
CBPM


Competição será a quarta e última etapa do torneio e começa no dia 9, na capital Budapeste; brasileiro viaja um dia antes, 8

O circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2013 entra na reta final com a última etapa do torneio na Hungria. O país europeu sedia a derradeira qualificação da competição a partir do dia 9, na capital Budapeste. Até o dia 13, cerca de 140 pentatletas de mais de 25 países vão se enfrentar nas cinco provas da modalidade: esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida. O Brasil estará representado por Danilo Fagundes, número 1 do ranking nacional masculino.

O carioca de 25 anos é um dos talentos revelados pelo PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há quatro anos no Rio de Janeiro, em Recife e em São Paulo para a formação de novos nomes na modalidade. Por causa de sua crescente evolução na modalidade recebe o Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Na atual temporada da Copa do Mundo, o pentatleta esteve presente na primeira etapa, em fevereiro, nos Estados Unidos, e na segunda, em março, no Brasil. “É muito importante estar em provas com um nível técnico tão elevado como a Copa do Mundo. Só assim podemos nos comparar aos tops do mundo e adquirir experiência”, defende Danilo, que apesar de não ter avançado às finais das etapas das quais participou, demonstrou evolução nas duas. Nos Estados Unidos ficou em 45º e no Brasil em 40º, a poucas posições de se garantir na final.

Danilo e os demais pentatletas que vão participar da Copa do Mundo da Hungria vão competir no Centro Esportivo MOM e no Parque Equestre Pasaréti, distantes um do outro cerca de 4 km. O primeiro vai abrigar as provas de esgrima e natação e o segundo de hipismo e o evento combinado de tiro e corrida.

Com forte tradição no Pentatlo Moderno, a Hungria sempre está presente no calendário internacional de competições da modalidade. Com exceção de 2008, há mais de 10 anos aparece pelo menos uma vez no ano no circuito da Copa do Mundo. No ano passado, ainda sediou o Mundial Jovem A, em 2010 o Mundial Júnior e em 2008 o Mundial Sênior.

Ouro no Panamá embala

Para manter o ritmo intenso em seu centro de treinamento, no Rio, Danilo Fagundes viaja para Budapeste na quarta-feira, 8, um dia antes do início da Copa da Hungria. Ele vai chegar à capital húngara embalado pela medalha de ouro conquistada no Campeonato Panamenho, no início de abril. O carioca e seu conterrâneo William Muinhos desbancaram os atletas locais, se tornando o campeão e o vice-campeão do torneio, respectivamente.

“A comissão técnica da Confederação inscreveu a gente no torneio para que pegássemos experiência com atletas locais e de outros países do continente que estariam presentes. Competi bem, apesar de não ter feito um trabalho específico para a prova. Não fui preocupado com resultado porque estava vindo de uma ‘semana de choque’, mas é sempre bom ganhar”, destaca Danilo.

Na Hungria, além da experiência com os principais nomes da modalidade, o carioca está de olho na tão próxima e, para ele inédita, vaga na final, que para os homens vai acontecer no domingo, 13. Seu desempenho em Budapeste ainda vai lhe render pontos para o ranking da Copa do Mundo que vai revelar os 36 nomes – tanto no masculino quanto no feminino – que vão disputar a grande Final do torneio nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho, em Níjni Novgorod, na Rússia. Ele atualmente é o 75º colocado e não deixa de sonhar com a possibilidade de estar lá.

“Numa prova como essa, o atleta entra em contato com os maiores expoentes da modalidade, mede forças com eles, adquire experiência e avalia seu trabalho. O Danilo está indo para vencer, superar seus limites e tem chances reais de ir para a final e, quem sabe, conquistar uma medalha. Ele vem cumprindo com muita determinação o planejamento feito pelo nosso coordenador, o professor Fábio Corrêa”, conta Carlos Guilherme Giffoni, Mestre D’Armas da Confederação no Rio, que vai acompanhar o carioca na competição na Europa.

Enquanto isso, outras duas brasileiras praticamente estão garantidas na grande Final da Copa do Mundo. Priscila Oliveira e Yane Marques estão entre as 10 primeiras do ranking da competição só aguardando a etapa húngara para confirmarem suas vagas na decisão do torneio na Rússia. Priscila é a oitava colocada e Yane a nona.

Calendário da Copa do Mundo da Hungria

9 de maio (quinta) – Qualificação Feminina
10 de maio (sexta) – Qualificação Masculina
11 de maio (sábado) – Final Feminina
12 de maio (domingo) Final Masculina
13 de maio (segunda) – Revezamento misto

Circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2013

1ª Etapa: Palm Springs (EUA) – 20 a 24 de fevereiro
2ª Etapa: Rio de Janeiro (Brasil) – 20 a 24 de março
3ª Etapa: Chengdu (China) – 17 a 21 de abril
4ª Etapa: Budapeste (Hungria) – 9 a 13 de maio
Final: Níjni Novgorod (Rússia) – 31 de maio e 1º e 2 de junho


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro