» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Confira o calendário do Pentatlo Moderno para 2014

14/01/2014 17h58
CBPM

Temporada será marcada pela realização de duas edições do Brasileiro, Jogos Sul-Americanos e pelos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China

O ano de 2014 já começou e em algumas semanas o calendário de competições do Pentatlo Moderno também dará sua largada. A dois anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a temporada que começa no próximo mês será marcada por intensas disputas da modalidade. Além do tradicional circuito da Copa do Mundo e dos três mundiais da categoria, os pentatletas também vão participar da estreia da modalidade nos Jogos Sul-Americanos, em março, no Chile, e da segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China.

No Brasil, a novidade fica por conta da realização, pela primeira vez, de duas edições do Campeonato nacional. Uma em abril (o Brasileiro de Inverno), no Rio de Janeiro, e a outra em Outubro (o Brasileiro de Verão), em Pernambuco. A primeira edição, terá disputas apenas nas categorias Sênior, Júnior e Jovem A. Já em outubro, todas as categorias serão contempladas.

“Com a realização de dois campeonatos brasileiros teremos um grande incremento no calendário nacional de competições. Com a qualidade dos últimos torneios organizados, vimos que temos a condição de realizar mais um com o mesmo sucesso, possibilitanto um confronto ainda mais constante entre os pentatletas das diferentes regiões do país. E já agora em março, o Pentatlo Moderno fará uma importante estreia nos Jogos Sul-Americanos, competição de destaque do calendário regional, que vai permitir um bom contato entre os principais pentatletas do continente”, avalia Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Mas antes das disputas no Brasil e nos Jogos Sul-Americanos, os pentatletas de todo o mundo vão ser reunir pela primeira vez no ano na primeira etapa da Copa do Mundo, que acontecerá de 26 de fevereiro a 3 de março, em Acapulco, no México.

Um dos grandes representantes do continente na modalidade, o México já recebeu a edição do torneio em outras temporadas, a última delas em 2010, em Playa Del Carmen. Acapulco também já sediou a Copa do Mundo, a mais recente em 2006.

Depois do México, o circuito da Copa do Mundo de 2014 vai realizar sua segunda etapa no Cairo, no Egito, de 2 a 4 de abril. A terceira qualificação acontecerá em Chengdu (China), de 16 a 21 de abril. A quarta e última passará por Budapeste (Hungria), de 30 a 4 de maio, e a grande Final do torneio será em Sarasota, na Flórida (EUA), de 6 a 8 de junho.

“Em 2014, a Copa do Mundo repete o modelo seguido nos últimos anos de realizar sua primeira etapa em uma cidade do continente americano e depois seguir para países de tradição na modalidade na Ásia e na Europa. Chengdu e Budapeste são centros de excelência do Pentatlo Moderno em todo o mundo e são reconhecidas por realizar grandes disputas da modalidade todo ano. O Egito volta ao circuito internacional e o grande destaque é o retorno da Final da Copa do Mundo para uma cidade americana, o que não acontecia desde 2009, quando a grande disputa da competição aconteceu no Rio de Janeiro”, relembra Celso.

Polônia sediará dois mundiais

País de forte tradição no Pentatlo Moderno, a Polônia será responsável por sediar dois dos três mundiais da modalidade na temporada. Enquanto o Mundial Jovem acontecerá de 14 a 18 de maio, em Budapeste, na Hungria (que também sediará a quarta etapa da Copa do Mundo), os mundiais Júnior e Sênior acontecerão na Polônia – o primeiro deles de 20 a 26 de maio em Drzonkow e o segundo de 1º a 9 de setembro em Varsóvia.

Varsóvia já recebeu a edição de 2005 do Mundial Sênior assim como o Mundial Militar de Pentatlo Moderno de. Já Drzonkow está sempre presente no calendário da modalidade sediando torneios continentais e internacionais. Só para destacar os mais recentes, em 2013, a cidade recebeu o Campeonato Europeu, e em 2012, o Mundial Júnior.

“A Polônia é um país de grande tradição no Pentatlo Moderno, por isso não é surpresa que ela sedie dois dos grandes mundiais da modalidade em um só ano. As cidades polonesas já estão habituadas a grandes eventos do esporte”, destaca Celso.

Entre a realização dos mundiais Júnior e Sênior, acontecerá uma das principais competições do ano não só para o Pentatlo Moderno como também para os demais esportes olímpicos. De 22 a 26 de agosto, Nanquim, na China, vai realizar a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Destinada a atletas de 14 a 18 anos, a competição envolve eventos de todas as modalidades olímpicas em seus formatos adaptados para as categorias de base, já que a idade dos competidores é limitada. Dentre os mais de 3 mil atletas que são esperados na China, 48 deles serão do Pentatlo Moderno.

Parte das seletivas da modalidade já aconteceu ao longo de 2013 com o preenchimento de 18 vagas. Os demais pentatletas classificados para o torneio no país asiático serão conhecidos no Mundial Jovem da Hungria e no ranking mundial da categoria de 1º de junho.

“Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude atingimos a cota máxima por país, que é de dois pentatletas, um em cada gênero. Nossa expectativa para a próxima edição do torneio não é diferente. Tanto no masculino quanto no feminino, temos atletas bem posicionados no ranking mundial da categoria, o que nos anima”, conta Celso.

Pan-Americano acontecerá no México

Assim como a Hungria e a Polônia, o México também será responsável por realizar duas competições internacionais do Pentatlo Moderno em 2014. Além da primeira etapa da Copa do Mundo, o país do continente americano também sediará o Campeonato Pan-Americano da modalidade, de 17 a 20 de julho, na Cidade do México. O país que organizou a última edição dos Jogos Pan-Americanos, em 2011, em Guadalajara, já realizou o Pan da categoria, em 2006.

A temporada de 214 do Pentatlo Moderno também terá a tradicional Copa Kremlin, em Moscou, na Rússia, de 14 a 15 de junho, o Campeão dos Campeões, que volta a Doha, no Qatar, de 23 a 26 de outubro – depois do sucesso do torneio em 2013 no país asiático -, e o Sul-Americano, que acontecerá em outubro em local ainda a ser definido.

Calendário de 2014 do Pentatlo Moderno

COPA DO MUNDO
1ª Etapa (26 de fevereiro a 3 de março): Acapulco (México)
2ª Etapa (2 a 4 de abril): Cairo (Egito)
3ª Etapa (16 a 21 de abril): Chengdu (China)
4ª Etapa (30 de abril a 4 de maio): Budapeste (Hungria)
Final (6 a 8 de junho): Flórida (EUA)

MUNDIAIS
Jovem (14 a 18 de maio): Budapeste (Hungria)
Júnior (20 a 26 de maio): Drzonkow (Polônia)
Sênior (1º a 9 de setembro): Varsóvia (Polônia)

OUTRAS
Jogos Sul-Americanos (7 a 9 de março): Santiago (Chile)
Copa Kremlin (14 a 15 de junho): Moscou (Rússia)
Pan-Americano (17 a 20 de julho): Cidade do México (México)
Jogos Olímpicos da Juventude (22 a 26 de agosto): Nanquim (China)
Campeão dos Campeões (23 a 26 de outubro): Doha (Qatar)
Sul-Americano (outubro): a definir

VEJA TAMBÉM

Veja os destaques do Pentatlo brasileiro em 2013
Brasil ganha 5 medalhas em seletiva para Jogos Olímpicos da Juventude
Pentatlo altera regras da esgrima e de pontuação
CBPM completa 12 anos e celebra conquistas do PentaJovem

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro