» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

COB lança curso de assédio e abuso no esporte

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está recebendo inscrições para o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE)

19/03/2020 10h01
CBPM

O objetivo é difundir o tema, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e Abuso Sexual, criada pelo entidade em 2018.

Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o curso pretende mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo, de que forma é possível reconhecer seus sinais e como as organizações podem enfrentar essas práticas, além de explicar ações de prevenção, denúncia, enfrentamento e acolhimento às vítimas.

“Além de ser reconhecido por sua importante contribuição à saúde e bem-estar, o esporte também desenvolve valores para a vida: respeito às regras do jogo, trabalho em equipe, disciplina, ganhar ou perder. Por isso, a implementação de princípios gerais de segurança no esporte deve ser uma meta de todos, de forma a garantir a integridade do atleta ou de qualquer envolvido com o esporte. A criação deste curso é uma das nossas principais ações voltadas à prevenção do assédio e abuso, que contribuirá para a promoção de um ambiente seguro, acolhedor e respeitador para todos”, defende o presidente do COB, Paulo Wanderley.

O curso, que vai capacitar só em 2020 cerca de 7.500 profissionais do esporte, tem seu conteúdo organizado em quatro temas principais:

. O que é assédio e abuso? – definições e categorias

. Reconhecendo os sinais – como identificar casos de assédio e abuso

. Conhecendo o seu papel – reconhecer, denunciar e prevenir

. O que as organizações esportivas podem fazer – como atuar na prevenção do assédio e abuso no esporte

Toda a delegação que participará dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 terá até o mês de junho para concluir o curso.

“O lançamento deste curso a distância, de inscrição muito simples, totalmente gratuito, terá um impacto não só no Movimento Olímpico, mas também naquele clube que está um pouquinho mais distante, ou na escola que oferece determinada modalidade. Sei que ainda temos muito para desenvolver e avançar, mas é sempre importante demonstrar que não estamos parados. Estamos trabalhando e não aceitamos mais um ambiente na área esportiva que não seja saudável”, revela o diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.

+ FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O CURSO

VIDEOAULAS

Inspirado no curso Safeguarding Athletes from Harassment and Abuse, do Comitê Olímpico Internacional (COI); na Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do COB; e no trabalho da Organização das Nações Unidas – ONU Mulheres, além do seu Programa Uma Vitória Leva à Outra, o PEAAE é oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD), a partir de videoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio.

A proposta do PEAAE é apresentar informações, conceitos e ferramentas para que atletas, treinadores ou membros de uma organização esportiva possam identificar e enfrentar práticas de assédio e abuso.

O PEAAE é oferecido em duas versões: adulta, para atletas, treinadores, membros de uma organização esportiva e todos os agentes envolvidos no esporte olímpico; e jovem, para atletas de 12 a 17 anos. As inscrições da versão adulta já estão abertas e em breve, também estarão abertas as vagas para os jovens atletas.

“Considero essa ação muito significativa, especialmente vindo da instituição que tem foco no esporte de alto rendimento. Então ver que o COB tem esse olhar de humanização para esse problema, que sabemos que é endêmico, muito velado e silenciado, é um passo muito importante. Por isso, o que estamos fazendo aqui é plantar uma semente de transformação. A curto prazo vai haver um aumento no número de denúncias. Que bom que as federações e as confederações estão tendo esses canais de ouvidoria que têm que ser capacitados para fazer essa escuta, colher essas informações e fazer o devido encaminhamento”, destaca a atleta olímpica Joanna Maranhão.

PROGRAMAÇÃO

• Carga horária: 30 horas

• Modalidades atendidas: todas

• Nível: básico

• Formato: a Distância

• Curso obrigatório para todas as pessoas que se relacionam com o COB, integrantes do Time Brasil em competições nacionais e internacionais, funcionários e membros dos poderes do COB, prestadores de serviço e voluntários

• Informativo

• Inscreva-se! clique aqui


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro